O que há em uma carta? Correspondências entre Poetas Concretos Brasileiros e Britânicos

Autores

  • Viviane Carvalho da Anunciação University of Cambridge

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20395

Palavras-chave:

Poesia concreta. Noigandres. Edwin Morgan. Ian Hamilton Finlay. Cartas. Times Literary Suplement.

Resumo

O artigo examina a recepção da Poesia Concreta brasileira no Reino Unido. Por meio da análise dos poemas do grupo Noigandres no The Times Literary Supplement de 1964, demonstramos como o caráter político e social do movimento é apropriado e reinterpretado por autores como Edwin Morgan e Ian Hamilton Finaly. Ademais, exploramos também como as correspondências particulares entre os escritores corroboraram para uma visão mais complexa da obra dos seus principais representantes no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUILAR, G. M.. Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista. São Paulo: Edusp, 2005.

BANN, Stephen. Midway: Letters from Ian Hamilton Finlay to Stephen Bann 1964-69. London: Wilmington Square Books, 2014. (Kindle)

_____. The Belloit Poetry Journal. Volume 17, Number 1, Fall 1966.

_____. (et. al). Form 1 e 4. Gritton: Cambridge, 1966-1969.

BENJAMIN, Walter. Illuminations. London: Pimlico, 1968.

CAMPOS, Augusto. Carta a Ian Hamilton Finlay, 14 de Junho de 1962.

CAMPOS, Augusto; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo. Teoria da Poesia Concreta: Textos Críticos e Manifestos 1950 ”“ 1960. São Paulo: Brasiliense, 1987. (2ª. Ed.)

DERRIDA, Jacques. O cartão-postal. De Sócrates a Freud e além. Trad. Ana Valéria Lessa e Simone Perelson. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007

FINLAY, Ian Hamilton. Rapel ”“ 10 Fauve and Suprematist Poems. Scotland: Wild Hawthorn Press, 1963.

____________________. (Org. Finlay, Alec). Selections. California: University of California Press, 2012.

_____. P.O.T.H. 6 e 21. Scotland: Wild Hawthorn Press, 1963 e 1967.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens, 1992.

LEFEVERE, Andre. “Beyond Interpretation or the Business of (Re) Writing”. Comparative Literature Studies, Vol. 24, No. 1, 1987, pp. 17-39.

MORGAN, Edwin. The Midnight Letterbox Selected Correspondence 1950 - 2010. Edited by James McGonigal and John Coyle. Scotland: Carcanet Press, 2015.

SANTIAGO, Silviano. Suas cartas, nossas cartas. In: Ora (direis) puxar Conversa! Ensaio literários. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

SMITH, Stewart. The Poet’s Blueprint: The Pastoral and Avant-Garde in Ian Hamilton Finlay’s Poor. Old. Tired. Horse. Revista Canaria de Estudios Ingleses, 62; April 2011, pp. 55-70.

THOMAS, Greg. Concrete Poetry in England and Scotland 1962-75: Ian Hamilton Finlay, Edwin Morgan, Dom Sylvester Houédard and Bob Cobbing. PhD Thesis: University of Edinburgh, 2013.

XISTO, Pedro. Carta a Stephen Bann. 4 February 1967.

Downloads

Publicado

2016-11-07

Como Citar

Anunciação, V. C. da. (2016). O que há em uma carta? Correspondências entre Poetas Concretos Brasileiros e Britânicos. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(2), 112–127. https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20395

Edição

Seção

Dossiê - Estratégias de circulação: artistas, obras e imagens entre trânsitos e