O Livro dos Regimentos dos Oficiais Mecânicos e os estudos arquitetônicos da Biblioteca Nacional de Portugal

uma interpretação

Autores

  • Angela Brandão Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20344

Palavras-chave:

Livro dos Regimentos. Ofícios mecânicos. Tratados de Arquitetura. Ordens Clássicas. Desenhos. Biblioteca Nacional de Portugal.

Resumo

Livro dos Regimentos dos Oficiais Mecânicos, manuscrito do século XVI, onde se compilaram leis consuetudinárias (que regiam os trabalhos artesanais em Portugal, desde à Idade Média), faz referência a desenhos-modelo para a realização dos exames dos ofícios. No entanto, ao observarmos o original conservado no Arquivo da Câmara de Lisboa, não localizamos quaisquer desenhos, o que nos levou a deduzir que seriam papéis avulsos. A coleção de desenhos com motivos arquitetônicos conservada na Biblioteca Nacional de Portugal não traz resposta definitiva para o problema, mas indica um caminho de reafirmação, no século XVIII, da exemplaridade das ordens clássicas. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Jeaneth Xavier de. A pintura de Manoel da Costa Ataíde no contexto da época moderna. In CAMPOS, Adalgisa Arantes. Org. Manoel da Costa Ataíde: aspectos históricos, estilísticos, iconográficos e técnicos. Belo Horizonte: C/Arte, 2005. P. 50.

BAROZZIO DA VIGNOLA, Giacomo. Regla De Las Cinco Ordenes De Arquitectura. Madrid: Colegio de Aparejadores, 1997.

BOSCHI, Caio C. O Barroco mineiro: artes e trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BRANDÃO, Angela. Tratados de Arquitetura e o Livro dos Regimentos: uma sutil referência In: Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte Territórios da História da Arte. Uberlândia: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014. v.1. p.429 ”“ 436.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. Introdução ao Barroco Mineiro. Belo Horizonte: Crisálida, 2006.

CARVALHO, Ayres de. Catálogo da Colecção de Desenhos. Lisboa: Biblioteca Nacional de Lisboa, 1977.

CORREIA, Vergílio. Prefácio. Livro dos Regimentos dos officiaes mecanicos da mui nobre e sëpre leal cidade de Lixboa ”“1572. Publicado e prefaciado pelo Dr. Vergílio Correia. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1926.

DA COSTA, Félix. Antiguidade da Arte da Pintura, sua nobreza, Divino e Humano que a exercitou e honras que os Monarcas fizeram a seus Artífices, 1685-1688

DA COSTA, Félix. The Antiguity of Painting by Felix da Costa. Introduction and notes by George Kubler. New Haven and London. Yale University Press, 1967.

DELAGARDETTE, C.M. Regles des Cinques Ordres de l’Architecture de Vignole. Paris: Chereau, 1786.

DOMENECH, F.; BRANDAO, A.; YANG, K. K. B. O açúcar nas festas barrocas: a arte efêmera nos séculos XVII e XVIII. In: Encontro de História da Arte - Unicamp, 2014, Campinas. Estudos transdiciplinares e métodos de análise, 2014. (A)

DOMENECH, F. ; YANG, K. K. B. Arte efêmera nos séculos XVII e XVIII: a estética da alimentação. In: XXII Congresso de Iniciação Científica - PIBIC, 2014, São Paulo. Arte efêmera nos séculos XVII e XVIII: a estética da alimentação, 2014. (B)

J.C.M.A. Regras das Sinco Ordens da Architectura segundo os princípios de Vignhola com um ensaio sobre as mesmas ordens feito sobre o sentimento dos mais célebres Architectos escriptas en Francez por ***e expostas em Portuguez por J.C.M.A. (...) enriquecida com 88 estampas abertas em cobre. Coimbra: Real Imprensa da Universidade, 1787.

Livro dos Regimentos dos officiaes mecanicos da mui nobre e sëpre leal cidade de Lixboa ”“1572. Publicado e prefaciado pelo Dr. Vergílio Correia. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1926

MAGNINO, Julius Schlosser. La Letteratura Ariística. Milano: Paperback Classici, 2000.

MOREIRA, R. e RODRIGUES, A.D. coord. Tratados de Arte em Portugal. Lisboa: Scribe, 2011.

MOREIRA, Rafael. O mundo dos Tratados. Apresentação in MOREIRA, R. e RODRIGUES, A.D. coord. Tratados de Arte em Portugal. Lisboa: Scribe, 2011, pp. 7-19.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Rococó Religioso no Brasil: e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.

SERLIO, Sebastiano. SEBASTIANO SERLIO ON ARCHITECTURE BOOKS I-V OF 'TUTTE L'OPERE D'ARCHITETTURA ET PROS. Yale University Press, 2005

TOLEDO, Benedito Lima de. A Influência dos Tratadistas, a Obra de Serlio e Vignola e os Regimentos de Orfícios. Esplendor do Barroco Luso-Brasileiro. Cotia ”“ SP, Ateliê Editorial, 2012.

TOLEDO, Benedito Lima de. Do Século XVI ao início do Século XIX: maneirismo, barroco e rococó. (A obra de Serlio e Vignola e os Regimentos de Ofícios). In ZANINI, W. História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. Vol. 1, pp. 167-175.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Brandão, A. (2018). O Livro dos Regimentos dos Oficiais Mecânicos e os estudos arquitetônicos da Biblioteca Nacional de Portugal: uma interpretação. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(2), 8–21. https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20344

Edição

Seção

Dossiê - Estratégias de circulação: artistas, obras e imagens entre trânsitos e