A influência do material e da técnica na arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14534Resumo
Esta pesquisa aborda algumas questões da influência matérica e técnica sobre a produção de uma artista. Em uma primeira etapa, relaciona a influência que Harold Bloom estuda, na literatura, da apropriação poética, o que o autor considera o ciclo vital do artista. E, em um segundo momento, faz um paralelo com a pintura, estudando o papel de Velázquez como um grande gerador de influência sobre outros artistas que o procederam. Por último, aplica essas questões na produção da arte contemporânea.
Downloads
Referências
BLOOM, Harold. The anxiety of influence: a theory of poetry. 2. ed. New York: Oxford University Press, 1997.
BLATT, Ethel S.; BLATT, Sidney. Continuity and Change in Art: The Development of Modes of Representation. Hillsdale: Laurence ErlbaumAssociates, 1984.
CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
EASTLAKE, Sir Charles Lock. Methods and materials of painting of the great schools and masters. 2 vol. New York: Dover Publications, 1960.
JANUSZCZAK, Waldemar. Técnicas de los grandes pintores. Espanha: H.Blume Ediciones, 1981.
LAURIE, A.P. The painter’s methods and materials. New York: Dover Publications,1967.
LICHT, Fred. Goya: the origins of the modern temper in art. New York: Harper & Row Publishers, 1983.
MORA, P.; MORA, L.; PHILIPPOT, P. Conservation of wall paintings. London: Butterworths, 1984.
MORASSI, Antonio. G.B. Tiepolo. Milano: Phaidon-Sansoni, 1943.
ROSENFIELD, L. L.A pintura a óleo e a questão Van Eyck.Porto Alegre: Porto Arte (UFRGS), v. 2, p. 39-44, 1990.
ZILOTY, Alexandre. La découverte de Jean Van Eyck et l’évolution du procédé de la peinture à l’huile du Moyen Âge à nos jours. Paris: Librairie Floury, 1947.