Performance e disrupção: arte-ativismo hacker

Autores

  • Daniel de Souza Neves Hora - Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14522

Resumo

O tema desta reflexão é a correlação entre performance artística e arte-ativismo hacker. Adotaremos a produção informacional como axioma para concepções ampliadas de corpo e linguagem, performance maquínica e espaço. A partir de Jon Mckenzie, consideraremos três orientações de interesse: a eficiência buscada pela performance corporativa, a efetividade almejada pela performance tecnológica e a eficácia requerida à performance artístico-cultural. Em seguida, comentamos alguns embates entre as corporificações e codificações artísticas, técnicas, políticas e econômicas. Por fim, revisaremos questões relativas às condições de resistência configuradas pela espacialidade e temporalidade telemática, em que coabitam e se entrelaçam diversas modalidades de performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAZZICHELLI, Tatiana. Networked Disruption: Rethinking Oppositions in Art, Hacktivism and Business [catalogue of theexhibition curated by Tatiana Bazzichelli].Ljubljana: Aksioma − Institute for Contemporary Art, 2015. Disponível em: <http://aksioma.org/networked.disruption>. Acesso em: 5 abr. 2016.

BAZZICHELLI, Tatiana. Networked Disruption: Rethinking Oppositions in Art, Hacktivism and the Business of Social Networking.Aarhus: Aarhus University, 2013.

BERNHARD, Hans; LIZVLX; LUDOVICO, Alessandro. UBERMORGEN.COM: Media Hacking Vs. Conceptual Art.Basel: Christoph Merian Verlag, 2009.

COLEMAN, Gabriella. Hacker. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J. (Org.). The Johns Hopkins Guide to Digital Media.Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2014a. p. 245”“248.

COLEMAN, Gabriella. Hacker, hoaxer, whistleblower, spy: the many faces of Anonymous.London: Verso, 2014b.

CRITICAL ART ENSEMBLE. Digital Resistance: Explorations in Tactical Media. New York: Autonomedia, 2001.

CRITICAL ART ENSEMBLE. Disturbances. London: Four Corners Books, 2012.

CRITICAL ART ENSEMBLE. The Electronic Disturbance. New York: Autonomedia, 1994.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: Filosofia Prática.São Paulo: Escuta, 2002.

DENNING, Dorothy E. Activism, Hacktivism, and Cyberterrorism: The Internet as a Tool for Influencing Foreign Policy. In: ARQUILLA, John; RONFELDT, David (Org.). Networks and Netwars: The Future of Terror, Crime, and Militancy. Santa Monica: RAND, 2001. p. 239”“288.

DERRIDA, Jacques (1967). Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 1973.

ELECTRONIC DISTURBANCE THEATER; B.A.N.G LAB. Sistemas_Geo_Poéticos (gps): Fragmentos, Fractales, Formas y Funciones contra la Invisibilidad. ERRATA#, Bogotá, n. 3, p. 22”“39, dez. 2010. Disponível em: <http://issuu.com/revistaerrata/docs/errata_3_cultura_digital_creaci_n>. Acesso em: 5 abr. 2016.

FLUSSER, Vilém. OMundo Codificado: por uma Filosofia do Design e da Comunicação.São Paulo: CosacNaify, 2007.

FLUSSER, Vilém (1983). Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia.Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FOUCAULT, Michel (1971). A Ordem do Discurso: Aula Inaugural no Collège de France, Pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 1996.

GONÇALVES, Fernando do Nascimento. Art, activisme et le transpolitique: étude sur des utilisations artistiques des technologies de la communication en France et au Brésil. Sociétés, Paris, v. 2, n. 104, p. 115”“130, 2009. Disponível em: <http://www.cairn.info/resume.php?ID_ARTICLE=SOC_104_0115>. Acesso em: 5 abr. 2016.

HANSEN, Mark B.N. Bodies in Code: Interfaces with Digital Media. New York: Routledge, 2006.

HOLMES, Brian. Hieroglyphs of the future: art & politics in a networked era. Paris; Zagreb: Visual Culture NGO What, How and for Whom, 2002.

MANOVICH, Lev. Software Takes Command: Extending the Language of New Media.New York: Bloomsbury, 2013.

MCKENZIE, Jon. Hacktivism and Machinic Performance. Performance Paradigm,Sidney, v. 1, n. March, p. 22”“30, 2005. Disponível em: <http://www.performanceparadigm.net/wp-content/uploads/2007/06/mckenzie.pdf>. Acesso em: 5 abr. 2016.

MCKENZIE, Jon. Perform or else: from discipline to performance. London: Routledge, 2001.

MESQUITA, André Luiz. Arte-ativismo: Interferência, coletivismo e transversalidade. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE 22006 CAMPINAS (Org.). Anais...[S.l.]: Unicamp, 2006. p. 1”“10. Disponível em: <http://www.ifch.unicamp.br/pos/hs/anais/2006/posgrad/(5).pdf>. Acesso em: 5 abr. 2016.

MESQUITA, André Luiz. Insurgências poéticas: arte ativista e ação coletiva.São Paulo: Fapesp; Annablume, 2011.

OBRIST, Hans-Ulrich. In Conversation with Julian Assange. Part I. e-flux journal,New York, n. 25, 2011a. Disponível em: <http://www.e-flux.com/journal/in-conversation-with-julian-assange-part-i/>. Acesso em: 18 nov. 2014.

OBRIST, Hans-Ulrich. In Conversation with Julian Assange. Part II. e-flux journal,New York, n. 26, 2011b. Disponível em: <http://www.e-flux.com/journal/in-conversation-with-julian-assange-part-ii/>. Acesso em: 18 nov. 2014.

RALEY, Rita. Tactical Media. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009.

RAUNIG, Gerald. Art and Revolution: Transversal Activism in the Long Twentieth Century.Cambridge: Semiotext(e), 2007.

RENZI, Alessandra. On the Currency of Somatic Architectures of Exchange: An Interview with New Media Artist Ricardo Dominguez. Scapegoat, Toronto, n. 4 (Currency), p. 321”“334, 2013. Disponível em: <http://www.scapegoatjournal.org/>.

ROUSE, Margaret; WIGMORE, Ivy. [Corresponding entries].Whatis.com. Disponível em: <http://whatis.techtarget.com/>. Acesso em: 18 nov. 2014.

SERRACINO-INGLOTT, Philip. Is It OK to Be an Anonymous? Ethics & Global Politics,Stockholm, v. 6, n. 4, 2013. Disponível em: <http://www.ethicsandglobalpolitics.net/index.php/egp/article/view/22527>.

TRIBE, Mark; JANA, Reena. New Media Art.Los Angeles: Taschen, 2006

Downloads

Publicado

2016-06-02

Como Citar

Hora - Universidade de Brasília, D. de S. N. (2016). Performance e disrupção: arte-ativismo hacker. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(1). https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14522

Edição

Seção

Dossiê - Composição/Decomposição (na performance e na arte de rua) e/ou arte com