Considerações sobre a arte da performance. Resposta a Avelina Lesper, Ursula Ochoa e Carlos Monroy

Autores

  • Maria Beatriz de Medeiros - Universidade de Brasília Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v13i2.14500

Resumo

O presente texto busca responder, conversar, con-versar com os seguintes textos e autores: Contra el performance de Avelina Lesper (eferapublica.org, 22/08/2013); El gesto real vs la teatralización en la performance (idem, 04/07/2014) e  La incessante repetitón del gesto (los 10 gestos y elementos formales más utilizados em el arte de acción (idem, 08/09/2014) de Ursula Ochoa e Sobre La mala leche: de lo light al re-formance (idem,13/10/2014) de Carlos Monroy. No primeiro, lê-se: “a performance se disfarça com argumentos para ocultar seu vazio”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGRA, Lucio. Porque a performance deve resistir à s definições (na indefinição do contemporâneo 2.0). In Revista VIS, 2011. Brasília: Programa de Pós-graduação em Arte, volume 10, número 1, p. 11 a 17, janeiro/julho 2011. Disponível em http://webartes.dominiotemporario.com/performancecorpopolitica/textes%20pdf/revista_do_programa_de_p%C3%B3s- gradua%C3%A7%C3%A3o_em_arte_da_unb_v10_n1_janeiro_junho_2011_bras%C3%ADlia_issn%E2%80%931518-5494.pdf. Acesso em jan. 2015.

ALBUQUERQUE, Natasha e MEDEIROS, M.B. Composição Urbana: surpreensão e fuleragem. Disponível em http://grafiasdebiamedeiros.blogspot.com.br/2014/05/composicao-urbana-surpreensao-e.html

BRITES, M. e MEDEIROS, M.B. Escrita poética como escrita para a arte e possibilidades do registro em performance. In Anais do 23º Encontro Nacional da ANPAP. Belo Horizonte: ANPAP, 2014, p. 3386 a 3398. Disponível em http://www.anpap.org.br/anais/2014/ANAIS/simposios/simposio10/Mariana%20Brites;%20Maria%20Beatriz%20de%20Medeiros.pdf. Acesso em jan. 2015.

BUCI-GLUCKSMANN, Christine. Des objets aux flux. Entrevista com Christine Buci-Glucksmann por Emanuele Quinz. In M. Aktypi, S. Lotz, E. Quinz (dir.), Interfaces, anomalie n° 3, Paris, anomos / Orléans Editions Hyx,2001. Disponíven em https://www.academia.edu/4237979/Des_objets_aux_flux._Entretien_avec_Christine_Buci-Glucksmann. Acesso em janeiro 2015.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Qu’est ce que la philosophie? Paris: Minuit, 1991.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix Mil Platôs- Capitalismo e Esquizofrenia, vol.1. Rio de Janeiro: Editora 34,1995.

DELEUZE, Gilles. Cours de Vincennes: Leibniz, 15 de abril de 1980. Disponível em http://www.webdeleuze.com/php/texte.php?cle=48&groupe=Leibniz&langue=1. Acesso em jan. 2015.

FERREIRA, Larissa e MEDEIROS, Maria Beatriz de. PERFORMANCE: UMA AULA. Anais do 22º Encontro nacional da ANPAP. Belém: ANPAP, 2013. P. 1624 a 1634. Disponível em http://www.anpap.org.br/anais/2013/ANAIS/comites/pa/Maria%20Beatriz%20de%20Medeiros%20e%20Larissa%20Ferreira.pdf. Acesso em jan. 2015.

LESPER, Avelina. Contra el performance. Disponível em http://esferapublica.org/nfblog/contra-el-performance/. Acesso em jan. 2015.

LESPER, Avelina. Video Performagia. Publicado em 6 de outubro de 2012.Disponível em http://www.avelinalesper.com/2012/10/video-performagia.html. Acesso em jan. 2015.

LESPER, Avelina. Performagia 6. Catálogo de performance. Publicado em 12 de setembro de 2011. Disponível em http://www.avelinalesper.com/2011/09/performagia-6-catalogo-de-performance.html. Acesso em jan. 2015.

LYOTARD, Jean-François. La condition postmoderne. Paris: Minuit, 1979. MEDEIROS. M.B. Bordas rarefeitas da linguagem artística performance, suas possibilidades em meios tecnológicos. Disponível em http://www.corpos.org/papers/bordas.html. Acesso em jan. 2015.

MEDEIROS, Maria Beatriz. Arte, performance e rua. Revista Arte Filosofia, Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, número 12, p. 73 a 84, julho de 2012.. Disponível em http://www.raf.ifac.ufop.br/pdf/artefilosofia_12/%287%29Medeiros.pdf. Acesso em jan. 2015.

MEDEIROS, Maria Beatriz. Performance artística e espaços de fogo cruzado. In Espaço e performance. Medeiros, M.B. e Monteiro, M.F.M. (org.). Brasília: Programa de Pós-graduação em Arte, 2007. Disponível em webartes.dominiotemporario.com/performancecorpopolitica/textosespacoperformance/maria%20beatriz%20de%20medeiros.pdf

MEDEIROS, Maria Beatriz Performance, charivari e política. In Revista Brasileira de Estudos da presença. Volume 4, número 1, p. 46 a 59, janeiro/abril 2014. Disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/41695. Acesso em jan. 2015.

MONROY, Carlos. Sobre la mala leche: de lo light al re-formance. Disponível em http://esferapublica.org/nfblog/sobre-la-mala-leche-de-lo-light-al-re-formance/

OCHOA, Ursula. La incesante repetición del gesto los 10 gestos y elementos formales mas utilizados en el arte de acción. Disponível em http://esferapublica.org/nfblog/la-incesante-repeticion-del-gesto-los-10-gestos-y-elementos-formales-mas-utilizados-en-el-arte-de-accion/. E em http://bitacoradetextos.blogspot.com.br/2014/07/tensiones-complejas.html. Acesso em jan. 2015.

OCHOA, Ursula. El gesto real vs la teatralización en la performance. Disponível em http://bitacoradetextos.blogspot.com.br. . Acesso em jan. 2015.

ORLAN . O manto de Arlequim. In Performance, presente, futuro. LABRA, Daniela (org.). Rio de Janeiro: Contra Capa/Automática, 2008. P. 43 a 51.

SERRES, Michel. Le tiers instruit. Paris: Gallimard, 1992.

Downloads

Publicado

2015-09-13

Como Citar

Medeiros - Universidade de Brasília, M. B. de. (2015). Considerações sobre a arte da performance. Resposta a Avelina Lesper, Ursula Ochoa e Carlos Monroy. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 13(2). https://doi.org/10.26512/vis.v13i2.14500

Edição

Seção

Dossiê - História, Textos, Artes