A vanguarda passou por BH: o mito da irradiação ou ressonância

Autores

  • Rodrigo Vivas - Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v13i1.14486

Resumo

O presente trabalho se dedica à investigação das artes visuais em Belo Horizonte na década de 1960, colocando em perspectiva as relações existentes entre o cenário artístico da cidade e a atuação da vanguarda na mesma época. A análise é feita através das obras artísticas produzidas no período, consideradas primeiramente em sua especificidade e não em sua vinculação a quadros teóricos que tendem a estabelecer como polos de equivalência, regiões como Rio de Janeiro e/ou São Paulo, ou ainda, a reduções históricas fundamentadas pelo contexto militar brasileiro dos anos 60. É também, proposta metodológica deste texto, a instituição de um processo de verificação de fontes calcadas apenas no discurso de personagens da época, e a revisão da aplicação de termos como “centro” e “periferia” no que se refere à análise e compreensão de obras artísticas.

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Documento disponibilizado na Exposição Neovanguarda em 2007-8 no Museu de Arte da Pampulha de Belo Horizonte.

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Publicado

2015-05-16

Como Citar

Vivas - Universidade Federal de Minas Gerais, R. (2015). A vanguarda passou por BH: o mito da irradiação ou ressonância. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 13(1). https://doi.org/10.26512/vis.v13i1.14486

Edição

Seção

Dossiê - História da Crítica de Arte no Brasil