Comportamento Matemático: Relações Ordinais e Inferência Transitiva em Pré-escolares

Autores

  • Mylena Pinto Ribeiro Universidade Federal do Pará
  • Grauben de Assis Universidade Federal do Pará
  • Sônia Regina Enumo Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Um repertório matemático elementar pode ser diretamente ensinado a pré-escolares em risco de dificuldades de aprendizagem. Nesta pesquisa, examinou-se o controle do comportamento por relações ordinais em 14 crianças (idade média: 5 anos e 1 mês) com baixo rendimento escolar numa escola municipal de Vitória. Inicialmente, os estudantes foram avaliados de modo individualizado, em seguida aplicou-se um procedimento de ensino informatizado para ensinar desempenhos ordinais e avaliou-se a ocorrência de desempenhos gerativos. Todas as crianças alcançaram o critério de ensino, estabelecendo-se o controle do comportamento por relações ordinais. Na avaliação da transferência de funções de estímulo 14 crianças ordenaram novas seqüências de estímulos com o procedimento informatizado e oito crianças com o procedimento não informatizado. Conclui-se que habilidades básicas para o aprendizado da matemática podem ser diretamente ensinadas, apesar das falhas no repertório inicial da criança

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Publicado

2012-12-11

Como Citar

Ribeiro, M. P., Assis, G. de, & Enumo, S. R. (2012). Comportamento Matemático: Relações Ordinais e Inferência Transitiva em Pré-escolares. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 23(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18189