Versão Abreviada do WISC-III:

Correlação entre QI Estimado e QI Total em Crianças Brasileiras

Autores

  • Claudia Berlim de Mello Universidade Federal de São Paulo
  • Nayara Argollo Universidade Federal de São Paulo
  • Beatriz P. M. Shayer Universidade Federal de São Paulo
  • Neander Abreu Universidade Federal da Bahia
  • Kátya Godinho Faculdade Ruy Barbosa
  • Paula Durán Universidade Federal de São Paulo
  • Fernanda Vargem Universidade Federal de São Paulo
  • Mauro Muszkat Universidade Federal de São Paulo
  • Mônica Carolina Miranda Universidade Federal de São Paulo
  • Orlando Francisco Amodeo Bueno Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Crianças, WISC III, QI estimado, QI Total

Resumo

Com o objetivo de correlacionar o QI Estimado com o QI Total, quatro bancos de dados do WISC III de 207 crianças foram associados: 1) crianças com desenvolvimento típico; 2) crianças com diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; 3) crianças referenciadas por dificuldades de aprendizagem em consultório particular; e 4) crianças com sequela neurológica avaliadas em ambulatório universitário. Os dados do QI total foram correlacionados aos do QI estimado, correspondentes à soma dos pontos ponderados dos subtestes Vocabulário e Cubos. Os resultados sugerem que o QI Estimado pode ser adotado quando há restrição de tempo e quando o desempenho intelectual está sendo usado como triagem em pesquisa, ou como ponto de referência dentro de uma avaliação neuropsicológica.

 

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Referências

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Publicado

2011-07-13

Como Citar

de Mello, C. B., Argollo, N., P. M. Shayer, B., Abreu, N., Godinho, K., Durán, P., … Amodeo Bueno, O. F. (2011). Versão Abreviada do WISC-III:: Correlação entre QI Estimado e QI Total em Crianças Brasileiras. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(2), 149–155. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17518

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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