Diferenças Individuais na Aprendizagem Inicial da Leitura:
Papel Desempenhado por Fatores Metalingüísticos
Palavras-chave:
Leitura, Consciência fonológica, Consciência sintáticaResumo
Existe considerável suporte empírico para a hipótese de que a consciência fonológica e a consciência sintática
contribuem de formas específicas para explicar diferenças individuais no desenvolvimento da decodificação e da compreensão
na leitura. O presente estudo teve por objetivo investigar, por meio de uma pesquisa longitudinal, a influência desses fatores
metalingüísticos em 50 crianças brasileiras, alfabetizadas por um método silábico. As crianças foram testadas individualmente
em quatro sessões, realizadas ao longo de um ano. A primeira sessão ocorreu quando as crianças concluíam o período
pré-alfabetização e a última, após o término da alfabetização. As idades médias eram, respectivamente, 5 anos e 8 meses e 6
anos e 8 meses. Ao contrário de resultados obtidos com crianças falantes do inglês, as brasileiras não se beneficiaram dessas
habilidades metalingüísticas para desenvolver a decodificação na leitura. A única conexão replicada foi entre consciência
sintática e desempenhos de leitura que envolveram diretamente o uso de informações sintático-semânticas. Os resultados
sugerem que as explicações causais sobre a aquisição inicial da leitura são sensíveis a diferenças de língua e sobretudo de
métodos de alfabetização
Downloads
Referências
and ongoing reading comprehension monitoring. Journal of
Experimental Child Psychology, 41, 282-299.
Bradley, L. & Bryant, P. (1983). Categorizing sounds and learning
to read - A causai connection. Nature, 301, 419-521.
Bryant, P. & Bradley, L. (1985). Children's reading problems.
Oxford: Basil Blackwell.
Bryant, P., MacLean, M., Bradley, L. & Crossland, J. (1990).
Rhyme and alliteration, phoneme detection and learning to
read. Developmental Psychology, 26, 429-438.
Cardoso-Martins, C. (1990). Awareness of phonemes and alphabetic
literacy acquisition. British Journal of Educational Psychology,
61, 164-173.
Ferreiro, E. & Teberosky, A. (1979). Los sistemas de escritura en
ei desarollo dei nino. México: Siglo XXI.
Goodman, K.S. (1967). Reading: A psycholinguistic guessing
game. Journal ofthe Reading Specialist, 4, 126-135.
Gough, P.B. (1972). Onesecond of reading. Em J.F. Kavanaghel.
G. Mattingly (Orgs.), Language by ear and by eye (pp. 331-
358). Cambridge : MIT Press.
Guthrie, J. (1973). Reading comprehension and syntactic responses
in good and poor readers. Journal of Educational Psychology,
65, 294-299.
Kirtlcy, C, Bryant, P., MacLean, M. & Bradley, L. (1989). Rhyme,
rime and the onset of reading. Journal of Experimental Child
Psychology, 48, 224-245.
Morais, J., Alegria, J. & Content, A. (1987). The relationship
between segmentai analysis and alphabetic literacy: An interactive
view. Cahiers de Psychologie Cognitive, 7, 415-438.
Perfetti, C., Goldman, S. & Hogaboam, T. (1979). Reading skills
and the identification of words in discourse context. Memory
and Cognition, 7, 273-282.
Perfetti, C. & Hogaboam, T. (1975). Relationship between single
word decoding and reading comprehension skill. Journal of
Educational Psychology, 67, 461-469.
Perfetti, C, Beck, I., Bell, L. & Hughes, C. (1987). Phonemic
awareness and learning to read are reciprocai: A longitudinal
study of first grade children. Merril-Palmer Quarterly, 33,
283-319.
Rego, L.L.B. (1991). The role of early linguistic awareness children 's reading and spelling. Tese de Doutorado, Universidade
de Oxford, Oxford.
Rego, L.L.B. (1993). O papel da consciência sintática na aquisição
da língua escrita. Temas em Psicologia, 1, 79-87.
Rego, L.L.B. (1994). A importância da pesquisa transcultural elaboração de modelos explicativos da aquisição da língua
escrita. Em S. Weber (Org.), Sociedade e educação: alguns
aspectos para debate (pp. 113-119). Recife: Editora Universitária.
Rego, L.L.B. & Bryant, P. (1993a). The connection between
phonological, syntactic and semantic skills and children's reading
and spelling. European Journal of Psychology of Education,
VIU, 235-246.
Rego, L.L.B. & Bryant, P. (1993b, Julho). Phonological awareness,
syntactic awareness, reading and spelling: A longitudinal
study. Trabalho apresentado na 12a Reunião Bianual (Twelfth
Biennial Meetings) da International Society for the Study of
Behavioural Development, Recife.
Smith, F. (1971). ünderstanding reading. New York: Holt, Rinehart
e Wilson.
Stanovich, K. (1980). Toward an interactive-compensatory model
of individual differences in the development of reading fluency.
Reading Research Quaterly, 1, 33-71.