Educação para o Caráter Baseada em Forças para Idosos: Um Estudo Quase-Experimental

Auteurs-es

  • Eduarda Rezende Freitas Universidade Católica de Brasília
  • Altemir José Gonçalves Barbosa
  • Carmem Beatriz Neufeld

DOI :

https://doi.org/10.1590/0102.3772e372120

Mots-clés :

Psicologia Positiva; gerontologia; intervenção positiva; bem-estar psicológico

Résumé

O objetivo deste estudo foi analisar uma intervenção de Educação para o Caráter Baseada em Forças para Idosos (Educafi) e seus efeitos nas variáveis forças do caráter, bem-estar psicológico, satisfação com a vida e sintomas depressivos. Participaram da pesquisa 41 idosos distribuídos em três grupos: experimental, controle ativo e controle. Todos responderam aos mesmos questionários em três momentos, pré, pós e pós-teste tardio. Resultados estatisticamente significativos foram obtidos para os sintomas depressivos, mas não para os construtos positivos analisados. Idosos que participaram da Educafi diminuíram os níveis dessa sintomatologia do pré para o pós-teste, porém no pós-teste tardio retornaram aos patamares iniciais. Os resultados são discutidos e sugestões para essa e outras intervenções positivas para idosos são apresentadas.

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Publié-e

2021-10-13

Comment citer

Rezende Freitas, E., José Gonçalves Barbosa, A., & Neufeld, C. B. (2021). Educação para o Caráter Baseada em Forças para Idosos: Um Estudo Quase-Experimental. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e372120

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos

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