Influência dos Valores e Estilos Parentais Percebidos pelas Crianças na Transmissão Valorativa
DOI :
https://doi.org/10.1590/0102.3772e38318.enMots-clés :
Valores, Estilo parental, Congruência valorativa, Transmissão valorativa, CriançasRésumé
Para compreender as relações entre estilos e valores parentais percebidos por crianças e os valores endossados por elas, 119 crianças foram convidadas a responder ao Questionário dos Valores Básicos - versão Infantil -, ao Inventário de Estilos Parentais e a perguntas sociodemográficas. Os resultados apontaram que prioridades valorativas percebidas nos responsáveis independem do estilo parental percebido pelas crianças, que estilo parental positivo está relacionado a uma maior congruência valorativa entre responsáveis e crianças e que os estilos e os valores parentais percebidos se apresentam como variáveis explicativas dos valores endossados pelas crianças. Desse modo, concluiu-se que os valores e estilos parentais percebidos pelas crianças em seus responsáveis apresentam papel importante na transmissão valorativa.
Téléchargements
Références
Alferes, V. R., & Kenny, D. A. (2009). SPSS programs for the measurement of nonindependence in standard dyadic designs.
Behavior Research Methods, 41(1), 47-54. https://doi.org/10.3758/BRM.41.1.47
Barni, D., Alfieri, S., Marta, E., & Rosnati, R. (2013). Overall and unique similarities between parents’ values and adolescent or emerging adult children’s values. Journal of Adolescence, 36(6), 1135-1141. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2013.09.002
Barni, D., Knafo, A., Ben-Arieh, A., & Haj-Yahia, M. M. (2014). Parent–child value similarity across and within cultures. Journal of Cross-Cultural Psychology, 45(6), 853-867. https://doi.org/10.1177/0022022114530494
Barni, D., Ranieri, S., Scabini, E., & Rosnati, R. (2011). Value transmission in the family: Do adolescents accept the values their parents want to transmit? Journal of Moral Education, 40(1), 105-121. https://doi.org/10.1080/03057240.2011.553797
Ciciolla, L., Curlee, A. S., Karageorge, J., & Luthar, S. S. (2017). When mothers and fathers are seen as disproportionately valuing achievements: Implications for adjustment among upper middle class youth. Journal of Youth and Adolescence, 46(5), 1057-1075. https://doi.org/10.1007/s10964-016-0596-x
Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences. Lawrence Erlbaum Associates Publishers.
Döring, A. K., Daniel, E., & Knafo-Noam, A. (2016). Introduction to the special section value development from middle childhood to early adulthood - new insights from longitudinal and genetically informed research. Social Development, 25(3), 471-481. https://doi.org/10.1111/sode.12177
Friedlmeier, M., & Trommsdorff, G. (2011). Are mother–child similarities in value orientations related to mothers’ parenting? A comparative study of American and Romanian mothers and their adolescent children. European Journal of Developmental
Psychology, 8(6), 661-680. http://dx.doi.org/10.1080/17405629.2011.590649
Gomide, P. I. C. (2011). Inventário de Estilos Parentais (IEP): Modelo teórico, manual de aplicação, apuração e interpretação. Vozes. (Trabalho original publicado 2006)
Gouveia, V. V. (2013). Teoria Funcionalista dos Valores Humanos: Fundamentos, aplicações e perspectivas. Casa do Psicólogo.
Gouveia, V. V., Milfont, T. L., & Guerra, V. M. (2014). Functional theory of human values: Testing its content and structure hypotheses. Personality and Individual Differences, 60, 41-47. https://doi.org/10.1016/j.paid.2013.12.012
Gouveia, V. V., Milfont, T. L., Soares, A. K. S., Andrade, P. R., & Leite, I. L. (2011). Conhecendo os valores na infância: Evidências psicométricas de uma medida. Psico, 42(1), 106-115.
Gouveia, V. V., Santos, W. S., & Milfont, T. L. (2009). O uso da estatística na avaliação psicológica: Comentários e considerações práticas. In C. S. Hutz (Ed.), Avanços e polêmicas em avaliação psicológica: Em homenagem a Jurema Alcides Cunha (pp. 127-155). Casa do Psicólogo.
Gouveia, V. V., Vione, K. C., Milfont, T. L., & Santos, W. S. (2015). Guiding actions and expressing needs: On the psychological functions of values. Psykhe, 24(2), 1-14. https://doi.org/10.7764/psykhe.24.2.884
Grusec, J. E., & Goodnow, J. J. (1994) Impact of parental discipline methods on the child’s internalization of values: A reconceptualization of current points of view, Developmental Psychology, 30(1), 4–19. https://doi.org/10.1037/0012-
30.1.4
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Multivariate data analysis. Bookman Editora. Kenny, D. A., & Acitelli, L. K. (1994). Measuring similarity in couples. Journal of Family Psychology, 8(4), 417. https://doi.org/10.1037/0893-3200.8.4.417
Knafo, A., & Schwartz, S. H. (2009). Accounting for parent-child value congruence: Theoretical considerations and empirical evidence. In U. Schönpflug (Ed.), Cultural transmission: Psychological, developmental, social, and methodological
aspects (pp. 240-268). Oxford University Press.
Medeiros, E. D., Soares, A. K. S., & Vione, K. C. (2016). O estudo dos valores na psicologia do desenvolvimento. In V. V. Gouveia (Org.), Teoria Funcionalista dos Valores Humanos: Áreas de estudo e aplicações (pp. 83-98). Vetor.
Moraes, R., Camino, C., Costa, J. B. D., Camino, L., & Cruz, L. (2007). Parental socialization and values: A study with teenagers. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(1), 167-177. https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000100021
Nascimento, G. O., & Leal, F. S. F. (2017). Positive and Negative Parenting Practices as collaborative factors in school performance. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 5, 283-288. https://doi.org/10.17979/
reipe.2017.0.05.2762
Oliveira, J. M., & Alvarenga, P. (2015). Effects of an intervention focused on parental socialization practices on internalizing problems in childhood. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 17(2), 16-32. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i2.747
Oliveira, M. R., & dos Santos, W. D. V. (25 de Fevereiro, 2018). Timidez infantil no contexto familiar e escolar: suas consequências. Psicologia.pt. http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1177.pdf
Prestes, A. C., Castro, F. M. P., Tudge, J. R. H., & de Lucca Freitas, L. B. (2014). Desenvolvimento de valores em crianças e adolescentes. Leopoldianum, 40, 25-36.
Prust, L. W., & Gomide, P. I. C. (2007). Relation between parents’ and adolescents’ moral behavior. Estudos de Psicologia, 24(1), 53-60.
Rohan, M. J., & Zanna, M. P. (1996). Value transmission in families. In C. Seligman, J. M. Olson, & M. P., Zanna (Eds.) The psychology of values: The Ontario symposium (Vol. 8, pp. 253-276). Lawrence Erlbaum Associates.
Soares, A. K. S., Cavalcanti, T. M., Freire, S. E. A., Rezende, T.A., Ribeiro, M. G. C., & Gouveia, V. V. (2020). “Do What I Say, Not What I Do”? A Study of Value Transmission between Fathers/Mothers and Children. Revista Colombiana de Psicología, 29, 29-44. doi: https://doi.org/10.15446/rcp.v29n1.72405
Wachelke, J., & Rodrigues, L. B. (2015). Exploratory study of the relationship between basic personal values and psychosocial values. Avaliação Psicológica, 14(3), 353-363.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Glysa de Oliveira Meneses, Walberto Silva dos Santos, Mariana Costa Biermann, Mariana Gonçalves Farias, Lia Wagner Plutarco 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.