Influência dos Valores e Estilos Parentais Percebidos pelas Crianças na Transmissão Valorativa

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.1590/0102.3772e38318.en

Mots-clés :

Valores, Estilo parental, Congruência valorativa, Transmissão valorativa, Crianças

Résumé

Para compreender as relações entre estilos e valores parentais percebidos por crianças e os valores endossados por elas, 119 crianças foram convidadas a responder ao Questionário dos Valores Básicos - versão Infantil -, ao Inventário de Estilos Parentais e a perguntas sociodemográficas. Os resultados apontaram que prioridades valorativas percebidas nos responsáveis independem do estilo parental percebido pelas crianças, que estilo parental positivo está relacionado a uma maior congruência valorativa entre responsáveis e crianças e que os estilos e os valores parentais percebidos se apresentam como variáveis explicativas dos valores endossados pelas crianças. Desse modo, concluiu-se que os valores e estilos parentais percebidos pelas crianças em seus responsáveis apresentam papel importante na transmissão valorativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Alferes, V. R., & Kenny, D. A. (2009). SPSS programs for the measurement of nonindependence in standard dyadic designs.

Behavior Research Methods, 41(1), 47-54. https://doi.org/10.3758/BRM.41.1.47

Barni, D., Alfieri, S., Marta, E., & Rosnati, R. (2013). Overall and unique similarities between parents’ values and adolescent or emerging adult children’s values. Journal of Adolescence, 36(6), 1135-1141. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2013.09.002

Barni, D., Knafo, A., Ben-Arieh, A., & Haj-Yahia, M. M. (2014). Parent–child value similarity across and within cultures. Journal of Cross-Cultural Psychology, 45(6), 853-867. https://doi.org/10.1177/0022022114530494

Barni, D., Ranieri, S., Scabini, E., & Rosnati, R. (2011). Value transmission in the family: Do adolescents accept the values their parents want to transmit? Journal of Moral Education, 40(1), 105-121. https://doi.org/10.1080/03057240.2011.553797

Ciciolla, L., Curlee, A. S., Karageorge, J., & Luthar, S. S. (2017). When mothers and fathers are seen as disproportionately valuing achievements: Implications for adjustment among upper middle class youth. Journal of Youth and Adolescence, 46(5), 1057-1075. https://doi.org/10.1007/s10964-016-0596-x

Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences. Lawrence Erlbaum Associates Publishers.

Döring, A. K., Daniel, E., & Knafo-Noam, A. (2016). Introduction to the special section value development from middle childhood to early adulthood - new insights from longitudinal and genetically informed research. Social Development, 25(3), 471-481. https://doi.org/10.1111/sode.12177

Friedlmeier, M., & Trommsdorff, G. (2011). Are mother–child similarities in value orientations related to mothers’ parenting? A comparative study of American and Romanian mothers and their adolescent children. European Journal of Developmental

Psychology, 8(6), 661-680. http://dx.doi.org/10.1080/17405629.2011.590649

Gomide, P. I. C. (2011). Inventário de Estilos Parentais (IEP): Modelo teórico, manual de aplicação, apuração e interpretação. Vozes. (Trabalho original publicado 2006)

Gouveia, V. V. (2013). Teoria Funcionalista dos Valores Humanos: Fundamentos, aplicações e perspectivas. Casa do Psicólogo.

Gouveia, V. V., Milfont, T. L., & Guerra, V. M. (2014). Functional theory of human values: Testing its content and structure hypotheses. Personality and Individual Differences, 60, 41-47. https://doi.org/10.1016/j.paid.2013.12.012

Gouveia, V. V., Milfont, T. L., Soares, A. K. S., Andrade, P. R., & Leite, I. L. (2011). Conhecendo os valores na infância: Evidências psicométricas de uma medida. Psico, 42(1), 106-115.

Gouveia, V. V., Santos, W. S., & Milfont, T. L. (2009). O uso da estatística na avaliação psicológica: Comentários e considerações práticas. In C. S. Hutz (Ed.), Avanços e polêmicas em avaliação psicológica: Em homenagem a Jurema Alcides Cunha (pp. 127-155). Casa do Psicólogo.

Gouveia, V. V., Vione, K. C., Milfont, T. L., & Santos, W. S. (2015). Guiding actions and expressing needs: On the psychological functions of values. Psykhe, 24(2), 1-14. https://doi.org/10.7764/psykhe.24.2.884

Grusec, J. E., & Goodnow, J. J. (1994) Impact of parental discipline methods on the child’s internalization of values: A reconceptualization of current points of view, Developmental Psychology, 30(1), 4–19. https://doi.org/10.1037/0012-

30.1.4

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Multivariate data analysis. Bookman Editora. Kenny, D. A., & Acitelli, L. K. (1994). Measuring similarity in couples. Journal of Family Psychology, 8(4), 417. https://doi.org/10.1037/0893-3200.8.4.417

Knafo, A., & Schwartz, S. H. (2009). Accounting for parent-child value congruence: Theoretical considerations and empirical evidence. In U. Schönpflug (Ed.), Cultural transmission: Psychological, developmental, social, and methodological

aspects (pp. 240-268). Oxford University Press.

Medeiros, E. D., Soares, A. K. S., & Vione, K. C. (2016). O estudo dos valores na psicologia do desenvolvimento. In V. V. Gouveia (Org.), Teoria Funcionalista dos Valores Humanos: Áreas de estudo e aplicações (pp. 83-98). Vetor.

Moraes, R., Camino, C., Costa, J. B. D., Camino, L., & Cruz, L. (2007). Parental socialization and values: A study with teenagers. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(1), 167-177. https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000100021

Nascimento, G. O., & Leal, F. S. F. (2017). Positive and Negative Parenting Practices as collaborative factors in school performance. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 5, 283-288. https://doi.org/10.17979/

reipe.2017.0.05.2762

Oliveira, J. M., & Alvarenga, P. (2015). Effects of an intervention focused on parental socialization practices on internalizing problems in childhood. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 17(2), 16-32. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i2.747

Oliveira, M. R., & dos Santos, W. D. V. (25 de Fevereiro, 2018). Timidez infantil no contexto familiar e escolar: suas consequências. Psicologia.pt. http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1177.pdf

Prestes, A. C., Castro, F. M. P., Tudge, J. R. H., & de Lucca Freitas, L. B. (2014). Desenvolvimento de valores em crianças e adolescentes. Leopoldianum, 40, 25-36.

Prust, L. W., & Gomide, P. I. C. (2007). Relation between parents’ and adolescents’ moral behavior. Estudos de Psicologia, 24(1), 53-60.

Rohan, M. J., & Zanna, M. P. (1996). Value transmission in families. In C. Seligman, J. M. Olson, & M. P., Zanna (Eds.) The psychology of values: The Ontario symposium (Vol. 8, pp. 253-276). Lawrence Erlbaum Associates.

Soares, A. K. S., Cavalcanti, T. M., Freire, S. E. A., Rezende, T.A., Ribeiro, M. G. C., & Gouveia, V. V. (2020). “Do What I Say, Not What I Do”? A Study of Value Transmission between Fathers/Mothers and Children. Revista Colombiana de Psicología, 29, 29-44. doi: https://doi.org/10.15446/rcp.v29n1.72405

Wachelke, J., & Rodrigues, L. B. (2015). Exploratory study of the relationship between basic personal values and psychosocial values. Avaliação Psicológica, 14(3), 353-363.

Publié-e

2022-08-15

Comment citer

de Oliveira Meneses, G., Silva dos Santos, W., Costa Biermann, M., Gonçalves Farias, M., & Wagner Plutarco, L. (2022). Influência dos Valores e Estilos Parentais Percebidos pelas Crianças na Transmissão Valorativa. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e38318.en

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos