Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Académico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário

Auteurs-es

  • Joana Stocker Zayed University, Dubai
  • Luisa Faria Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Résumé

Concepções pessoais de competência (CPC) influenciam o rendimento escolar e/ou o rendimento influencia as CPC? Neste âmbito pretendeu-se analisar a relação entre CPC (concepções pessoais de inteligência, atribuições causais, autoconceito, autoeficácia e competência emocional) e rendimento escolar ao longo do ensino secundário Português. Com esse objetivo, administrou-se o Questionário Compósito de Competência Percebida (162 itens) a 433 alunos, 52,8% meninas, com idades entre 14 e 18 anos (M=15,3; DP=0,63), num desenho longitudinal com três momentos separados por um ano de intervalo. Globalmente, os resultados revelaram relações recíprocas: o rendimento de um ano influenciou as CPC no ano seguinte e o autoconceito e a autoeficácia foram os principais preditores do rendimento escolar.

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Publié-e

2019-10-22

Comment citer

Stocker, J., & Faria, L. (2019). Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Académico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/27759

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos