Psicanálise, Clínica e Universidade: Impasses e Possibilidades
DOI :
https://doi.org/10.1590/0102.3772e37415%20Mots-clés :
Psicanálise, Clínica, Universidade, Clínica-escolaRésumé
O presente artigo toma lugar no campo problemático da inserção da psicanálise no contexto universitário, seus impasses e possibilidades. Posicionamo-nos desde uma pergunta pela função possível, talvez eventual, da universidade na transmissão da psicanálise e na formação do analista. Procuramos pensá-la a partir do cenário da prática clínica referida à psicanálise na universidade, tomando como balizas os efeitos recolhidos de nossa experiência de prática e supervisão, bem como debate institucional, em uma clínica-escola vinculada à universidade. Partindo de uma revisão de operadores conceituais que nos permite situar os problemas em jogo, dando espaço ao diálogo com os aportes dados por colegas inseridos no contexto brasileiro, buscamos apontar algumas contribuições para este campo de reflexão.
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