Status Socioeconômico, Urbanização e Desenvolvimento de Funções Executivas: Diferenças entre Crianças Urbanas e Rurais

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DOI :

https://doi.org/10.1590/0102.3772e38220.en%20

Mots-clés :

Funções Executivas, Nível socioeconômico, Desenvolvimento infantil

Résumé

O Status Socioeconômico (SES) tem sido vinculado ao desenvolvimento das Funções Executivas (FE), geralmente por meio da educação dos pais e da renda familiar. As condições de vida e a urbanização raramente são consideradas. Este estudo transversal investigou o desempenho em tarefas de FE de 99 crianças brasileiras de 6 a 8 anos residentes em regiões rurais e urbanas. Os resultados demonstram crianças residentes na zona rural obtendo desempenho superior às em cidade industrial em memória operacional e tarefas inibitórias. As interações sociais e as condições de urbanização, como ocupações dos pais e estratificação social, podem explicar essas diferenças. Portanto, as condições de urbanização devem ser consideradas em estudos futuros sobre as influências do SES no desenvolvimento do EF.

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Publié-e

2022-09-19

Comment citer

L . Freitas, L. ., Cardoso, T. S. . G. ., Argollo, N. ., & B. Mello, C. . (2022). Status Socioeconômico, Urbanização e Desenvolvimento de Funções Executivas: Diferenças entre Crianças Urbanas e Rurais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e38220.en

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos

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