Educação Inclusiva e Alunos com Transtorno Mental:

Um Desafio Interdisciplinar

Auteurs-es

  • Antonio Carlos Gonsales Sanches Universidade de São Paulo
  • Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira Universidade de São Paulo

Mots-clés :

Educação, Saúde Mental, Inclusão Social

Résumé

Esse estudo possui seu enfoque nas representações sociais das famílias dos alunos com diagnóstico de Transtorno Mental, frente à perspectiva de sua inclusão em classe comum da rede de ensino e, matriculados em Programa de Educação Especial no município de Indaiatuba, cujo objetivo central era a política sociopedagógica da inclusão. Realizaram-se dois estudos de casos, de natureza descritiva, a partir de entrevistas semi-estruturadas e gravadas, com duas mães com filhos nessa condição. Nos depoimentos, as mães revelaram que os profissionais de educação e saúde passam ao largo das proposições da Educação Inclusiva e, sobretudo, não há discussões intersetoriais e complementaridade de ações que facultam ao aluno o direito de que sua existência-sofrimento seja minimizada e ampliados os contextos sociais inclusivos.

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Publié-e

2011-12-13

Comment citer

Sanches, A. C. G., & Oliveira, M. A. F. de. (2011). Educação Inclusiva e Alunos com Transtorno Mental:: Um Desafio Interdisciplinar. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(4), 411–418. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18290

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos