Vieses Cognitivos entre Consumidores num Dilema Social Simulado

Falso Consenso, Erro Fundamental de Atribuição, de Ator-Observador e de Autosserviço

Auteurs-es

  • Fabio Iglesias Universidade de Brasília
  • Víthor Rosa Franco Universidade de Brasília
  • Júlia Villela Teixeira Gisler Universidade de Brasília
  • Douglas Leite Piasson Universidade de Brasília

Mots-clés :

Dilemas sociais, Vieses cognitivos, Cooperação

Résumé

Decisões entre cooperar e competir são fundamentais em dilemas sociais, quando interesses individuais de consumo estão em conflito com benefícios coletivos. O objetivo desta pesquisa foi testar a ocorrência de vieses de cognição social em um dilema simulado, com base nos procedimentos de Gifford e Hine (1997). Após jogarem o software FISH em condições de cooperação e competição, os participantes relataram suas auto e hetero percepções. Foram verifcados o viés de falso consenso e o erro fundamental de atribuição, mas os vieses de autosserviço e o ator-observador se mostraram efeitos mais limitados e apenas entre cooperadores. Discutem-se algumas implicações teóricas, metodológicas e práticas dos fenômenos no contexto do consumo sustentável.

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Publié-e

2017-05-17

Comment citer

Iglesias, F., Franco, V. R., Gisler, J. V. T., & Piasson, D. L. (2017). Vieses Cognitivos entre Consumidores num Dilema Social Simulado: Falso Consenso, Erro Fundamental de Atribuição, de Ator-Observador e de Autosserviço. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(3). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18236

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos

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