Rorschach:
normas para adolescentes em diferentes etapas da vida
Mots-clés :
Adolescentes, Sistema compreensivo, Normas, Faixas etáriasRésumé
Trata-se de estudo para construção de normas para adolescentes, com 118 participantes da cidade de São Paulo, com idades entre 13 e 17 anos. Foram realizados: estatística descritiva do Rorschach e estudos por meio de ANCOVA e ANOVA ”“ com e sem a mediação da variável “complexidade” (R-PAS), para comparar adolescentes de 13-14 com 15-17 anos e a amostra de adolescentes com uma amostra de estudo normativo de adultos. Nos procedimentos com idades dicotomizadas, encontrou-se apenas uma diferença, em ANCOVA. Na comparação com os adultos foram encontradas muitas diferenças em ANOVA e ANCOVA. Adolescentes evidenciam melhores recursos cognitivos e sinais de sofrimento psíquico diferente dos apresentados por adultos. Conclui-se que é muito importante a utilização de tabelas específicas para adolescentes.
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