A Qualidade Observada em Salas de Berçário

Auteurs-es

  • Bárbara Tadeu Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Cecília Aguiar ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Mots-clés :

Qualidade em creche, Interações, Berçários

Résumé

Este estudo teve como objetivo investigar a qualidade de estruturas formais de educação para crianças com menos de 12 meses de idade. Participaram 30 salas de berçário de Setúbal e Palmela, no sul de Portugal. A qualidade global das salas foi avaliada com base na Infant/Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition e as práticas de socialização, com base na Caregiver Interaction Scale. Os resultados revelam qualidade global média moderada das salas e elevada qualidade nas práticas de socialização. As associações entre essas medidas de processo e algumas características estruturais das salas sugerem, entre outras implicações, a necessidade de assegurar a formação superior em educação de infância dos profssionais que trabalham nesses contextos de socialização.

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Publié-e

2017-05-28

Comment citer

Tadeu, B., & Aguiar, C. (2017). A Qualidade Observada em Salas de Berçário. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(4). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17824

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos