Apoio Comportamental Positivo:

Estratégias Educacionais Aplicadas a Comportamentos-Problema de Alunos

Auteurs-es

  • Karyne de Souza Augusto Rios Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Fátima Elisabeth Denari Universidade Federal de São Carlos

Mots-clés :

Inclusão, Educação infantil, Comportamentos-problema, Apoio Comportamental Positivo

Résumé

Baseado no modelo de Apoio Comportamental Positivo o estudo objetivou identificar como 40 diretores de escolas de educação infantil descreviam o processo de elaboração, aplicação e avaliação de estratégias educativas para comportamentos-problema de alunos. Resultados do questionário apontaram que 77,5% dos diretores indicaram comportamentos-problema em seus alunos. As estratégias educativas mais utilizadas foram conversar com a criança (13,3%) e conversar com pais (13,3%). A ação mais utilizada para a avaliação foi a observação da criança (27,6%). De forma geral, verificou-se que as estratégias utilizadas foram realizadas informal e assistematicamente. Aponta-se a necessidade de pesquisas sobre a inclusão de crianças com comportamentos-problema e o desafio de repensar a formação dos educadores.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Adorno, R. C. F., & Castro, A. L. (1994). O exercício da sensibilidade: Pesquisa qualitativa e a saúde como qualidade. Saúde e Sociedade, 3(2), 172-85.
Bandeira, M., Rocha, S. S., Souza, T. M. P., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Comportamentos problemáticos em estudantes do ensino fundamental: Características da ocorrência e relação com habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem. Estudos de Psicologia, 11(2), 199-208.
Baraldi, D. M., & Silvares, E. F. M. (2003). Treino de habilidades sociais em grupo com crianças agressivas, associado à orientação dos pais: Análise empírica de uma proposta de atendimento. Em A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Eds.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem (pp. 235-258). Campinas, SP: Alínea.
Bolsoni-Silva, A. T., & Marturano, E. M. (2002). Práticas educativas e problemas de comportamento: Uma análise à luz das habilidades sociais. Estudos de Psicologia, 7(2), 227-235.
Bolsoni-Silva, A. T., Marturano, E. M., Pereira, V. A., & Manfrinato, J. W. S. (2006). Habilidades Sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: Comparando avaliações de mães e de professoras. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 460-469.
Campos, L. M. L. (1997). A rotulação de alunos como portadores de “distúrbios ou dificuldades de aprendizagem”: Uma questão a ser refletida. Série Idéias, 28, 125-140.
Campos, M. M., Füllgraf, J., & Wiggers, V.(2006). A qualidade da educação infantil brasileira: Alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, 36(127), 87-128
Candau, V. M. F. (1996). Formação continuada de professores: Tendências atuais. Em A. M. M. R. Reali & M. G. N. Mizukami (Eds.), Formação de professores: Tendências atuais (inserir os números das páginas ”“ inicial e final ”“ referentes a esse capítulo). São Carlos, SP: EDUFSCar.
Carr, E. G., Dunlap, G., Horner, R. H., Koegel, R. L., Turnbull, A. P., Sailor, W., Anderson, J., Albin, R. W., Koegel, L. K., & Fox, L. (2002). Positive behavior support: Evolution of an applied science. Journal of Positive Behavior Interventions, 4(1), 4-16.
Carr, E. G., Horner, R. H., Turnbull, A. P., Marquis, J., Magito-Mclaughlin, D., McAtee, M. L., Smith, C. E., Anderson-Ryan, K., Ruef, M. B., & Doolabh, A. (1999). Positive behavior support for people with developmental disabilities: A research synthesis. Washington, DC: American Association on Mental Retardation.
Conroy, M. A., & Stichter, J. P. (2003). The application of antecedents in the Functional Assessment Process: Existing research, issues, and recommendations. The Journal of Special Education, 37(1), 15-25.
Cozby, P. C. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Editora Atlas.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001). Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis, RJ: Vozes
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (1999). Psicologia das habilidades sociais: Terapia e educação. Petrópolis, RJ: Vozes.
Denari, F. (2006). Um (novo) olhar sobre a formação do professor de educação especial: Da segregação à inclusão. Em D. Rodrigues (Ed.), Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus.
Ervin, R. A., Radford, P. M., Bertsch, K., Piper, A. L., Ehrhardt, K. E., & Poling, A. (2001). A descriptive analysis and critique of the empirical literature on school-based functional assessment. School Psychology Review,30(2), 193-210.
Ferreira, A. B. H. (1988). Dicionário Aurélio básico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Ferreira, M. C. T., & Marturano, E. M. (2002). Ambiente familiar e os problemas de comportamentos apresentados por crianças com baixo desempenho escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(1), 35-44.
Gallo, A. E., & Williams, L. C. A. (2006). Adolescentes em conflito com a lei: Uma revisão dos fatores de risco para a conduta infracional. Psicologia: Teoria e Prática, 7(1), 81-95.
Gomide, P. I. C. (2003). Estilos parentais e comportamento anti-social. Em A. Del Prette & Z. A. D. Del Prette (Eds.). Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem (pp. 21- 60). Campinas, SP: Alínea.
Hallahan, D. P., & Kauffman, J. M. (2003). Exceptional learners: Introduction to special education. Boston, MA: Allyn and Bacon.
Heineman, M., Dunlap, G., & Kincaid, D. (2005). Positive support strategies for students with behavioral disorders in general education settings. Psychology in the schools, 42(8), 779-794.
Jacob, A. (2001). O desempenho escolar e suas relações com autoconceito e auto-eficácia. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo.
Manzini, E. J. (1990/1991). A entrevista na pesquisa social. Didática, 26/27, 149-158.
Marinho, M. L. (2003). Comportamento anti-social infantil: Questões teóricas e de pesquisa. Em A. Del Prette& Z. A. D. Del Prette (Eds.). Habilidades sociais: desenvolvimento e aprendizagem (pp. 21- 60). Campinas, SP: Alínea.
Marturano, E. M. (2004). Fatores de risco e proteção e proteção no desenvolvimento sócio-emocional de crianças com dificuldade de aprendizagem. Em E. G Mendes, M. A. Almeida & L. C. A. Williams, (Eds.), Temas em educação especial (pp. 159-165). São Carlos, SP: EDUFSCar.
Marturano, E. M., Linhares, M. B. M.; Loureiro, S. R.; & Machado, V. L. (1997). Crianças referidas para atendimento psicológico em virtude de baixo rendimento escolar: Comparação com alunos não referidos. Revista Interamericana de Psicologia, 31(2), 223-241.
Medeiros, P. C., Loureiro, S. R., Linhares, M. B., & Marturano, E. M. (2000). A auto-eficácia e os aspectos comportamentais de crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13(3), 327-336.
MEC/INEP (2005). Dados do Censo Escolar de 2005. Retirado de http://portal.mec.gov.br/seesp
Ormeño, G. R., & Williams, L. C. A. (2006). Intervenção precoce com crianças agressivas: Suporte à família e à escola. Em H. H. Guilhardi & N. C. Aguirre (Eds.), Sobre comportamento e cognição: Expondo a variabilidade. (V.17). (pp 168-182). Santo André, SP: ESETec.
Patterson, G. R., Reid, J. B. & Dishion, T. J. (1992). Antisocial boys: A social interactional approach. Eugene, OR: Castalia.
Picado, J. R., & De Rose, T. M. S. (2009). Acompanhamento de pré-escolares agressivos: adaptação na escola e relação professor-aluno. Psicologia: Ciencia e Profissão, 29(1), 132 -145.
Pinheiro, M. I. S., Haase, V. G., Del Prette, A., Amarantea, C. L. D., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 407-414.
Reid, R., & Nelson, J. R. (2002). The utility, acceptability, and practicality of Functional Behavioral Assessment for students with high-incidence of problem behaviors. Remedial and Special Education, 23(1), 15-23.
Reid, M. J., Webster-Stratton, C., & Beauchaine, T. P. (2001). Parent training in head start: A comparison of program response among African American, Asian American, Caucasian, and Hispanic Mothers. Prevention Science, 2(4), 209-227.
Rios, K. S. A., & Denari, F. E. (2008). Reflexões a respeito da inclusão de crianças com problemas de comportamento. Em F. E. Denari (Ed.), Igualdade, diversidade e educação (mais) inclusiva. (pp 111-129). São Carlos, SP: Pedro e João Editores.
Rios, K. S. A., & Williams, L. C. A. (2008). Intervenção com famílias como estratégia de prevenção de problemas de comportamento em crianças: Uma revisão. Psicologia em Estudo, 13(4), 799-806.
Rosales-Ruiz, J., & Baer, D. M. (1997). Behavioral cusps: A developmental and pragmatic concept for behavior analysis. Journal of Applied Behavior Analysis, 30(3), 533-544.
Salvo, C. G., Silvares, E. F. M., & Toni, P. M. (2005). Práticas educativas como forma de predição de problemas de comportamento e competência social. Estudos de Psicologia, 22(2), 187-195.
Safran, S. P., & Oswald, K. (2003). Positive Behavior Supports: Can schools reshape disciplinary practices? Exceptional Children, 69(3), 361-373.
Santos, G. E., & Williams, L C. A. (2006). Proposta de atendimento a pais agressores: Uma proposta em educação especial. Em M. P. R. Costa & F. E. Denari (Eds.), Educação especial: Diversidades de olhares (pp 205- 216). São Carlos, SP: Pedro & João Editores.
Scott, T. M., & Eber, L. (2003). Functional assessment and wraparound as systemic school processes: Primary, secondary, and tertiary systems examples. Journal of Positive Behavior Interventions, 5(3), 131-143.
Serra-Pinheiro, M. A., Guimarães, M. M., & Serrano, M. E. (2005). The effectiveness of parent management training in a Brazilian sample of patients with oppositional-defiant disorder. Revista de Psiquiatria Clínica, 32(2), 68-72.
Skinner, F. B. (1998). Ciência e comportamento humano (10ª Ed., Tradução: J.C. Todorov). São Paulo: Martins Fontes. (Obra originalmente publicada em 1953).
Sugai, G., Horner, R. H., Dunlap, G., Heineman, M., Lewis, T. J., Nelson, C. M., Scott, T., Liaupsin, C., Sailor, W., Turnbull, A. P., Rutherford III, H., Wickman, D., Ruef, M., & Wilcox, Brenan (2000). Applying Positive Behavior Support and Functional Behavioral Assessment in schools. Journal of Positive Behavior Interventions, 2(3), 131-143.
Weber, L. N. D., Viezzer, A. P., & Brandenburg, O. J. (2004). O uso de palmadas e surras como prática educativa. Estudos de Psicologia, 9(2), 227-237.
Webster-Stratton, C., Reid, M. J., & Hammond, M. (2004). Treating children with early-onset conduct problems: Intervention outcomes for parent, child, and teacher training. Journal of Clinical Child and Adolescent Psychology, 33(1), 105-124.
Worthington, L. A., & Gargiulo, R. M. (2003). Persons with emotional or behavioral disorders. Em R. M. Gargiulo (Ed.), Special education in contemporary society: An introduction to exceptionality. Belmont, CA, Wadsworth.

Téléchargements

Publié-e

2011-07-13

Comment citer

de Souza Augusto Rios, K., & Elisabeth Denari, F. (2011). Apoio Comportamental Positivo:: Estratégias Educacionais Aplicadas a Comportamentos-Problema de Alunos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(2), 157–168. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17519

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos