A Expectativa do Professor e o Desempenho dos Alunos

Auteurs-es

  • Tufi Machado Soares Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Neimar da Silva Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mariana Santos Botarro Ferraz Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Juliana de Lucena Ruas de Riani Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Mots-clés :

Avaliação educacional, Expectativa do professor, Desempenho do aluno, Modelos de regressão hierárquicos

Résumé

Este trabalho enfoca dois aspectos fundamentais na interação professor-aluno: a sintonia entre o professor e sua turma, e a expectativa do professor quanto ao desempenho dos alunos. Cruzando-se informações de diferentes instrumentos contextuais, aplicados aos professores e alunos, com os resultados dos testes cognitivos dos alunos, pôde-se identificar os fatores que distorcem a percepção do professor acerca da turma e influenciam sua expectativa. Constatou-se que a expectativa do professor é influenciada por suas percepções em relação ao ambiente escolar e pelas características sociodemográficas dos alunos. Observou-se que a expectativa do professor provoca um impacto positivo na proficiência do aluno, mesmo considerando-se o efeito de variáveis sociodemográficas tradicionalmente associadas ao desempenho. Essas conclusões foram obtidas a partir da construção de modelos hierárquicos.

 

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Publié-e

2010-05-11

Comment citer

Machado Soares, T., da Silva Fernandes, N., Santos Botarro Ferraz, M., & de Lucena Ruas de Riani, J. (2010). A Expectativa do Professor e o Desempenho dos Alunos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(1), 157. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17451