Aquisição de Leitura e Desempenho no WISC
Mots-clés :
Discriminações condicionais, Procedimento de exclusão, Aquisição de leitura, WISC, Fracasso escolarRésumé
O estudo investigou se a aquisição de leitura afetaria escores no WISC. Dois grupos de crianças, com escore inicial de 0 % em leitura de palavras, foram avaliados pelo WISC, em um delineamento quasi-experimental, com medidas de pré- e pós-teste. Depois da avaliação inicial, todas as crianças permaneceram freqüentando a escola, mas seis delas foram submetidas a um procedimento experimental para o ensino de leitura. O desempenho em leitura no pós-teste foi maior para as crianças submetidas ao procedimento de ensino, em palavras diretamente ensinadas, mas todas as crianças apresentaram aproximadamente o mesmo nível de leitura de palavras novas (50%). O Q.I. Total no WISC aumentou para o grupo experimentale diminuiu para o grupo controle. A relação encontrada entre participação no procedimento experimental e aumento em Q.I. não parece relacionada à emergência de leitura generalizada (como sugerido por dados prévios), embora possa estar relacionada a variáveis do procedimento.
Téléchargements
Références
print. Cambridge, MA: MIT Press.
Cohen, H. & Filipczak, J. (1989). A new learning environment.
Boston: Authors Cooperative.
De Rose, J.C.C. (1993). Classes de estímulos: implicações para
uma análise comportamental da cognição. Psicologia: Teoria e
Pesquisa, 9(2), 283-303.
De Rose, J.C.C, Mcllvane, W.J., Dube, W.V., Galpin, V.C. &
Stoddard, L.T. (1988). Emergent simple discrimination established
by undirect relation to differential consequences. Journal
of the Experimental Analysis of Behavior, 50, 1-20.
De Rose, J.C.C, Souza, D.G., Rossito, A.L. & De Rose, T.M.S.
(1989). Aquisição de leitura após história de fracasso escolar:
equivalência de estímulos e generalização. Psicologia: Teoria
e Pesquisa, 5(3), 325-346.
De Rose, J.C.C., Souza, D.G., Rossito, A.L. & De Rose, T.M.S.
(1992). Stimulus equivalence and generalization in reading after
matching to sample by exclusion. Em S.C. Hayes & L.J. Hayes
(Orgs.), Understanding Verbal Relations (pp. 66-82). Reno, N.
V., EUA: Context Press.
De Rose, J.C., Souza, D.G. & Hanna, E.S. (1996). Teaching reading
and spelling: Exclusion and stimulus equivalence. Journal
of Applied Behavior Analysis, 29, 451-469.
De Rose, J.C.C., Souza, D.G., Fonseca, M.L., Hanna, E.S., Gomes,
L.S., Guimarães, L.B., Balduíno, L.H., Souza, J.A.N. &
Melchiori, L.E. (1993). Aprendizagem de leitura aumenta o
quociente intelectual de crianças com desempenho acadêmico
insuficiente. Trabalho apresentado no III Seminário de Pesquisa
em Educação Especial. São Carlos: UFSCar.
De Rose, J.C.C., Souza, D.G. & Rossito, A.L. (1991). Ensinando a
ler, um programa de ensino baseado em discriminação sem
erro e equivalência de estímulos. Manual de Instruções. Material
mimiografado para uso interno. São Carlos: UFSCar.
D'Oliveira, M.M.H. (1990). Estudos em relações de equivalência:
uma contribuição à tentativa de identificação do controle por
unidades mínimas na aprendizagem de leitura com pré-escolares.
Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo.
Glasser, A. & Zimmerman, I. (1977). Interpretación clínica de Ia
escala de inteligência de Wechslerpara ninos (WJSC). Madrid:
TEA.
Kazdin, A.E. (1982). Single-case research designs. New York:
Oxford University Press.
Mackay, H.A. & Sidman, M. (1984). Teaching new behavior via
equivalence relations. Em P.H. Brooks, R. Sperber & C.
McCauley (Orgs.), Learning and cognition in the mentally retarded
(pp. 493-513). Hillsdale, N. J: Lawrence Erlbaum.
Matos, M.A (1992). Análise de contingências no aprender e no
ensinar. Em E.S. de Alencar (Org.), Novas contribuições da
Psicologia para aos processos de ensino e aprendizagem
(pp. 141-165). São Paulo: Cortez.
Matos, M.A. & D'Oliveira, M.M.H. (1992). Equivalence and
reading. Em S.C. Hayes & L.J. Hayes (Orgs.), Understading
verbal relations (pp. 83-94). Reno, N. V.: Context Press.
Melchiori, L.E., Souza, D.G. & De Rose, J.C.C. (1992). Aprendizagem
de leitura por meio de um procedimento de discriminação
sem erros (exclusão): uma replicação com pré-escolares.
Psicologia: Teoria e Pesquisa, 8(1), 101-111.
Pereira, A.B. (1995). Aprendizagem de leitura e escrita em aprendizes
com história de fracasso escolar. Dissertação de Mestrado,
Universidade Federal de São Carlos.
Saunders, K.J. & Spradlin, J.E. (1989). Conditional discrimination
in mentally retarded adults: The effect of training the component
simple discrimination. Journal of the Experimental Analysis
of Behavior, 52,1 -12.
Sidman, M. (1971). Reading and auditory-visual equivalences. Journal
of Experimental Hearing Research, 14(1), 5-13.
Sidman, M. (1994). Equivalence relations and behavior: A research
story. Boston: Authors Cooperative.
Sidman, M. (1995). Coerção e suas implicações. Campinas: Editorial
Psy II.
Sidman, M. & Cresson, O. (1973). Reading and cross-modal transfer
of stimulus equivalence in severe retardation. American Journal
of Mental Deficiency, 77, 515-523.
Sidman, M. & Tailby, W. (1982). Conditional discrimination vs
matching to sample: An expansion of the testing paradigm.
Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 37, 5-22.
Skinner,B.F. (1968). The technology of teaching. New York: Appleton-
Century-Crofts.
Stanovich, K.E. (1992). Speculations on the causes and consequences
of individual differences in early reading acquisition.
Em PL. Gough & R. Treiman (Orgs.), Reading acquisition (pp.
307-342). Hillsdale, NJ: Erlbaum.
Stromer, R., Mackay, H.A. & Stoddard, L.T. (1992). Classroom
applications of stimulus equivalence techology. Journal of Behavior
Education, 2, 225-256.
Taylor, B.M., Strait, J. & Medo, M.A. (1994). Early intervention
in reading: Supplemental instruction for groups of low-achieving
students provided by first-grade teachers. Em E.H. Hiebert
& B.M. Taylor (Orgs.), Getting reading right from the start.
Boston: Allyn & Bacon.
Wechsler, D.( 1949). Wechsler Intelligence Scale for Children(WISC).
New York: Psychological Corporation.