Aquisição de Leitura e Desempenho no WISC

Auteurs-es

  • Ana Cláudia Bortolozzi Maia Universidade Estadual de São Paulo - Bauru
  • Adriana Bernardes Pereira Universidade Católica de Goiás
  • Deisy das Graças Souza Universidade Federal de São Carlos

Mots-clés :

Discriminações condicionais, Procedimento de exclusão, Aquisição de leitura, WISC, Fracasso escolar

Résumé

O estudo investigou se a aquisição de leitura afetaria escores no WISC. Dois grupos de crianças, com escore inicial de 0 % em leitura de palavras, foram avaliados pelo WISC, em um delineamento quasi-experimental, com medidas de pré- e pós-teste. Depois da avaliação inicial, todas as crianças permaneceram freqüentando a escola, mas seis delas foram submetidas a um procedimento experimental para o ensino de leitura. O desempenho em leitura no pós-teste foi maior para as crianças submetidas ao procedimento de ensino, em palavras diretamente ensinadas, mas todas as crianças apresentaram aproximadamente o mesmo nível de leitura de palavras novas (50%). O Q.I. Total no WISC aumentou para o grupo experimentale diminuiu para o grupo controle. A relação encontrada entre participação no procedimento experimental e aumento em Q.I. não parece relacionada à emergência de leitura generalizada (como sugerido por dados prévios), embora possa estar relacionada a variáveis do procedimento.

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Publié-e

2012-08-31

Comment citer

Maia, A. C. B., Pereira, A. B., & Souza, D. das G. (2012). Aquisição de Leitura e Desempenho no WISC. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 15(1), 017–026. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17338

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