Conhecimento Biológico das Crianças:
Um Domínio Autônomo? Concepções sobre o Aparelho Digestivo
Mots-clés :
Desenvolvimento conceitual, Conceitos biológicos, Domínio específico, TeoriasRésumé
Este artigo discute idéias em torno da gênese do conhecimento biológico como um domínio específico do conhecimento, tomando como base dados de investigação conduzida com 45 crianças, na faixa etária de 4, 6, 8 e 10 anos, acerca da estrutura e funcionamento do aparelho digestivo. Os resultados indicaram que, aos quatro anos, a estrutura explanatóriana qual o fenômeno digestivo está embutido constitui um domínio autônomo do conhecimento, apesar de não constituir explanação fisiológica, já que as funções biológicas não são consideradas. Concluímos que: (1) desde os quatro anos o conhecimento biológico é um domínio autônomo; (2) a aquisição do conceito de digestão envolve ruptura e enriquecimento conceptual;(3) a concepção de transformação pode constituir um obstáculo na compreensão do modelo do funcionamento do aparelho digestivo amplamente aceito no meio científico. Recomendamos que para a elaboração de estratégia educacional acerca da digestão a atenção seja focalizada em torno das transformações, particularmente das transformações químicas.
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