A compreensão de frações como magnitude relativa

Auteurs-es

  • David William Carraher Universidade Federal de Pernambuco
  • Analúcia Dias Schliemann Universidade Federal de Pernambuco

Mots-clés :

Problemas, Frações, Magnitude relativa

Résumé

A análise das respostas dadas por 60 alunos de quinta série a problemas apresentados em duas versões (uma literal, outra relativa) revelou uma forte tendência a identificar o numerador e o denominador como indicando, respectivamente, o número de elementos marcados e o número total de elementos em um conjunto (versão literal). Em geral os alunos não aceitavam como válidas figuras que não preenchiam estes critérios, mesmo quando as figuras representavam frações equivalentes (versão relativa). Os resultados são discutidos em termo do conceito de magnitude relativa.

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Références

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Publié-e

2012-08-21

Comment citer

Carraher, D. W., & Schliemann, A. D. (2012). A compreensão de frações como magnitude relativa. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 8(1), 67–78. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17124