CORRESPONDÊNCIA:

UM ESQUEMA QUANTITATIVO BÁSICO

Auteurs-es

  • Terezinha Nunes
  • Peter E. Bryant

Mots-clés :

Solução de problemas, Comparação, Correspondência espacial, Correspondência temporal, Efeitos de instrução

Résumé

- Os problemas de comparação em aritmética são diffceis pa­ra crianças de 5 a 7 anos. Uma estratégia eficaz usada por algumas crianças nessa idade consiste em aplicar a correspondência termo-a-termo aos conjuntos comparados. Analisamos a eficácia do treinamento no uso da correspondência espacial ou temporal sobre a resolução de problemas comparativos. 180 crianças em dois nfveis de instrução (pré-escolar e primeira série) e de idade (5/6 e 6/7 anos) de três escolas parti­culares de Recife foram randomicamente distribuídas entre um grupo de controle e dois experimentais, os quais recebiam instrução no uso da cor­respondência espacial ou temporal, respectivamente. Observaram-se ganhos significativos apenas no grupo instruído em correspondência es­pacial, não havendo interação entre idade e treinamento. As crianças desse grupo mostraram desempenho superior àquele tipicamente obser­vado nessa faixa etária, o que indica a possibilidade de instrução em re­solução de problemas desde o pré-escolar.

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Publié-e

2012-08-20

Comment citer

Nunes, T., & Bryant, P. E. (2012). CORRESPONDÊNCIA:: UM ESQUEMA QUANTITATIVO BÁSICO. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 7(03), 273–284. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17115

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos