Atribuição de Estereótipos A Grupos Regionais Por Parte de Alunos do Primeiro Grau

Auteurs-es

  • Eunice M.L. Soriano de Alencar Universidade de Brasília

Résumé

RESUMO ”” Foi o objetivo do estudo investigar em uma amostra de 480 alunos da 5a a 8a séries de escolas públicas e particulares de Brasilia, D.F. os estereótipos relativos ao carioca, gaúcho, mineiro, nordestino e paulista. O instrumento utilizado incluía uma relação de doze atributos (como inteligente, alegre, esperto e honesto), solicitando-se aos alunos para dar pontos de 1 a 5 aos distintos grupos nestas características. Observou-se que em cada grupo certos traços foram mais salientados. Constatou-se ainda que muitos dos estereótipos observados entre adultos com relação aos diferentes grupos foram também observados na amostra estudada, especialmente entre os alunos de séries mais avançadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

GARRET, CS.; EIN, P.L. & TREMAINE, L. (1977) The development of gender
stereotyping of adult occupations in elementary school children. Child Development,
43, 507-512.
NADELMAN, L. (1974) Sex identity in American children: memory, knowledge,
and preference tests. Developmental Psychology, 10, 413-417.
WILLIAMS, J.E.; BENNETT, S.M. & BEST, D.L. (1975) Awareness and expression
of sex stereotypes in young children. Developmental Psychology, 11,635-642.
Psicol., Teori.,

Téléchargements

Publié-e

2012-04-26

Comment citer

M.L. Soriano de Alencar, E. (2012). Atribuição de Estereótipos A Grupos Regionais Por Parte de Alunos do Primeiro Grau. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 1(1), 65–74. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16800

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s