Um Estudo Correlacional Entre Funções Executivas e Discriminações Condicionais em Crianças com Autismo
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e39203.enPalabras clave:
Transtorno do Espectro do Autismo, Funções executivas, MTSResumen
A Neuropsicologia é uma ciência que permite traçar o perfil dos comprometimentos cognitivos e habilidades preservadas a fim de delinear tratamentos e práticas educativas adequadas, almejando melhor qualidade de vida do indivíduo. Trata-se de uma pesquisa básica correlacional, cujo objetivo foi verificar se os resultados encontrados nas funções executivas em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são preditivas de ou tem alguma correlação com o desempenho em discriminação condicional por meio de tarefas de escolha de acordo com o modelo MTS de identidade. As correlações revelaram associações significativas entre os testes neuropsicológicos e as tarefas de MTS. Pesquisas futuras poderão explorar melhor as tarefas de MTS para avaliação e intervenção de indivíduos com TEA.
Descargas
Citas
Abreu, N., & Mattos, P. (2010). Memória [Memory]. In L. F. Malloy-Diniz, D. Fuentes, P. Mattos, & N. Abreu (Eds.), Avaliação neuropsicológica (pp. 76-85). Artmed.
American Psychiatric Association. (2014). Intellectual disability fact sheet-DSM-5 American Psychiatric Association.
Arantes, A. K. L., Mello, E. L., & Domeniconi, C. (2012). Memória [Memory]. In M. M. C. Hubner, & M. B. Moreira (Orgs.), Temas clássicos da psicologia sob a ótica da análise do comportamento (pp. 56-73). Guanabara Koogan.
Brígido, E., Rodrigues, A., Santos, S. (2022). Correlações entre os perfis comportamentais, funcionamento executivo e empatia na perturbação do Espectro do Autismo: Orientações para a intervenção [Correlations between behavioral profiles, executive functioning and empathy in Autism Spectrum Disorder: Guidelines for intervention]. Revista Brasileira de Educação Especial, 28, e0033. https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0033
Corso, H. V., Sperb, T. M., De Jou, G. I., & Salles, J. F. (2013). Metacognição e funções executivas: Relações entre os conceitos e implicações para a aprendizagem [Metacognition and executive functions: Relationships between concepts and implications for learning].Psicologia: Teoria e Pesquisa,29(1), 21-29. https://doi.org/10.1590/s0102-37722013000100004
Cummings, C., & Saunders, K. J. (2019). Using PowerPoint 2016 to create individualized matching to sample sessions. Behavior Analysis in Practice, 12, 483-490. https://doi.org/10.1007/s40617-018-0223-2
Czermainski, F. R. (2012). Avaliação neuropsicológica das funções executivas no Transtorno do Espectro do Autismo [Neuropsychological assessment of executive functions in Autism Spectrum Disorder] [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Debert, P., Matos, M. A., & Andery, M. A. P. A. (2006). Discriminação condicional: Definições, procedimentos e dados recentes [Conditional discrimination: Definitions, procedures and recent data]. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 2, 37-52.https://doi.org/10.18542/rebac.v2i1.801
Diamond, A. (2013). Executive functions. Annual Review of Psychology, 64, 135-167. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750
Elias, N. C., & Goyos, C. (2010). MestreLibras no Ensino de Sinais: Tarefas informatizadas de escolha de acordo com o modelo e equivalência de estímulos [MestreLibras in Teaching Signs: Computerized tasks of matching to sample and stimulus equivalence]. In E. G. Mendes, & M. A. Almeida (Orgs.),Das margens ao centro: Perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva (pp. 223-234). Junqueira & Marin Editora e Comercial Ltda.
Geurts, H. M., Corbett, B., & Solomon, M. (2009). The paradox of cognitive flexibility in autism. Trends in Cognitive Sciences, 13(2), 74-82. https://doi.org/10.1016/j.tics.2008.11.006
Girodo, C. M., Das Neves, M. C. L., & Correa, H. (2008). Aspectos neurobiológicos e neuropsicológicos do autismo [Neurobiological and neuropsychological aspects of autism]. In D. Fuentes , L. F. Malloy-Diniz , C. H. P. Camargo, R. M. Cosenza (Eds.), Neuropsicologia: Teoria e prática (pp. 187-206). Artmed.
Green, G. (2001). Behavior analytic instruction for learners with autism: Advances in stimulus control technology. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, 16(2), 72-85. https://doi.org/10.1177/108835760101600203
Heaton, R., Chelone, G., Talley, I., Kay, G., & Curtiss, G. (2005). Wisconsin Card Sorting Test: Manual. In J. A. Cunha (Adaptation and standardization), Psychological Assessment Resources Casa do Psicólogo. (Original work published 1993)
Jenifer, C. R. G. J., Simonoff, E., Baird, G., Pickles, A., Marsden, A. J. S., Tregay, J., Happé, F., & Charman, T. (2017). The association between theory of mind, executive function, and the symptoms of autism spectrum disorder. Autism Research, 11(1), 95-109. https://doi.org/10.1002/aur.1873
Johnston, K., Murray, K., Spain, D., Walker, I., & Russell, A. (2019). Executive function: Cognition and behaviour in adults with Autism Spectrum Disorders (ASD). Journal of Autism and Developmental Disordershttps://doi.org/10.1007/s10803-019-04133-7
Lopez, B. R., Lincoln, A. J., Ozonoff, S., & Lai, Z. (2005). Examining the relationship between executive functions and restricted, repetitive symptoms of autistic disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, 35(4), 445-460. https://doi.org/10.1007/s10803-005-5035-x
Malloy-Diniz, L. F., Sedo, M., Fuentes, D., & Leite, W. B. (2008). Neuropsicologia das funções executivas [Neuropsychology of executive functions]. In D. Fuentes , L. F. Malloy-Diniz , C. H. P. Camargo , R. M. Cosenza , Neuropsicologia: Teoria e prática (pp. 187-206). Artmed.
Martin, G., & Pear, J. (2017).Modificação de comportamento: O que é e como fazer [Behavior change: What it is and how to do it] (N. C. Aguirre, & H. J. Guilhardi, Trans.; 8th ed.). Roca.
Michael, J. (2004).Concepts and principles of behavior analysis(2nd ed.). Association for Behavior Analysis International.
Naglieri, J. A., Das, J. P., & Goldstein, S. (2012). Planning, attention, simultaneous, successive: A cognitive-processing-based theory of intelligence. In D. P. Flanagan & P. L. Harrison (Eds.), Contemporary intellectual assessment: Theories, tests, and issues (3rd ed., pp. 178-194). Guilford Press.
Ozonoff, S., & Jensen,J. (1999). Brief report: Specific executive function profiles in three neurodevelopmental disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, 29(2), 171-177. https://doi.org/10.1023/a:1023052913110
Prior, M., & Hoffmann, W. (1990). Brief report: Neuropsychological testing of autistic children through an exploration with frontal lobe tests. Journal of Autism and Developmental Disorders, 20(4), 581-590. https://doi.org/10.1007/bf02216063
Rico, V. V., Goulart, P. R. K., Hamasaki, E. I. M., & Tomanari, G. Y. (2012). Percepção e atenção [Perception and attention]. In M. M. C. Hubner , & M. B. Moreira (Orgs.), Temas clássicos da psicologia sob a ótica da análise do comportamento (pp. 42-55). Guanabara Koogan.
Seabra, A. G., Reppold, C. T., Dias, N. M., & Pedron, A. C. (2014). Modelos de funções executivas [Executive function models]. In A. G. Seabra, J. A. Laros, E. C. de Macedo, & N. Abreu (Orgs.), Inteligência e funções executivas: Avanços e desafios para a avaliação neuropsicológica (pp. 39-50). Memnon.
Spreen, O., & Strauss, E. (1991). A compendium of neuropsychological tests Oxford University Press.
Schwartzman, J. S. (2011). Transtornos do Espectro do Autismo: Conceito e generalidades [Autism Spectrum Disorders: Concept and generalities]. In J. S. Schwartzman, & C. A. de Araújo (Orgs.), Transtornos do Espectro do Autismo (pp. 37-42). Memnon.
Trevisan, B. T., & Pereira, A. P. P. (2012). Evidências de validade do Teste de Trilhas para Pré-escolares [Validity Evidence of the Trail Test for Preschoolers]. In A. G. Seabra , & N. M. Dias (Orgs.), Avaliação neuropsicológica cognitiva: Atenção e funções executivas (pp. 86-89). Memnon.
Van den Bergh, S. F. W., Scheeren, A. M., Begeer, S., Koot, H. M., & Geurts, H. M. (2014). Age related differences of executive functioning problems in everyday life of children and adolescents in the Autism Spectrum. Journal of Autism and Developmental Disorders, 44(8), 1959-71. https://doi.org/10.1007/s10803-014-2071-4
Vanotti, S., Tabullo, A., Fiorentini, E. E. C. L., & Yorio, O. G. A. A. (2014). Impaired performances in stimulus for relapsing-remitting multiple sclerosis patients versus controls. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 14(2), 191-202. https://www.ijpsy.com/volumen14/num2/383/impaired-performances-in-a-stimulus-for-EN.pdf
Verté, S., Geurts, H. M., Roeyers, H., Oosterlaan, J., & Sergeant, J. A. (2006). Executive functioning in children with an Autism Spectrum Disorder: Can we differentiate within the spectrum? Journal of Autism and Developmental Disorders, 36(3), 351-371. https://doi.org/10.1007/s10803-006-0074-5
Wixted, J. T. (1998). Remembering and forgetting. In K. A. Lattal, & M. Perone (Eds.), Handbook of research methods in human operant behavior (pp. 263-289). Plenum Press.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Sabrina David de Oliveira, Nassim Chamel Elias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.