Política de Permanência na Universidade Brasileira: Psicologia e Inserção Social pela Educação

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DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e38321.en

Palabras clave:

Ensino superior, assistência estudantil, psicologia, universidade

Resumen

Políticas sociais de acesso e permanência modificaram o perfil do estudante brasileiro de graduação e novas demandas exigiram investimentos físicos e humanos do Governo Federal. Objetiva-se discutir as implicações da Política de Permanência para a prática em Psicologia no ensino superior federal, especificamente no contexto da assistência estudantil no Nordeste brasileiro. Utilizam-se 88 documentos online, nos sites de 9 das 63 universidades federais. Os resultados interpretativos indicaram quatro Núcleos de Significação, os quais evidenciaram a presença da Psicologia na atenção à saúde do estudante, o desenvolvimento do trabalho em equipe, um quadro de psicólogos/as deficitário e foco das ações no corpo discente. Esses apontam reflexões para gestores e profissionais da assistência estudantil, em ações de inserção social através da educação.

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Publicado

2022-12-08

Cómo citar

da Silva Gomes, L. M. L., & Souto de Oliveira, A. A. (2022). Política de Permanência na Universidade Brasileira: Psicologia e Inserção Social pela Educação. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e38321.en

Número

Sección

Estudos Empíricos