Efeito do Suporte Social e Personalidade no Bem-Estar Psicológico em Adolescentes de Diferentes Contextos Relacionais
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e3641Palabras clave:
Suporte social, Personalidade, Bem-estar, Adolescentes; família, Acolhimento residencialResumen
O suporte social e as características da personalidade são evidenciados na literatura como fatores relevantes na promoção do bem-estar psicológico de jovens. Pretendeu-se analisar o efeito preditor do suporte social e da personalidade no bem-estar psicológico, testando ainda o efeito moderador dos contextos relacionais na associação anterior. Tratou-se de um estudo transversal de cariz exploratório. A amostra foi constituída por 350 jovens adolescentes portugueses de ambos os sexos, com idades entre 13 e 18 anos, provenientes de famílias tradicionais (seio familiar apenas com pais e filhos) e em acolhimento residencial. Os resultados sugeriram uma predição do bem-estar psicológico através das dimensões do suporte social e da personalidade. Verificou-se o papel moderador do contexto relacional e foi discutido o papel das ligações afetivas desenvolvidas enquanto fator promotor de bem-estar nos jovens.
Descargas
Citas
Abbad, G., & Torres, C. V. (2002). Regressão múltipla stepwise e hierárquica em Psicologia Organizacional: aplicações, problemas e soluções. Estudos de Psicologia, 7, 19-29. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000300004
Abbott, R. A., Croudace, T. J., Ploubidis, G. B., Kuh, D., Richards, M., & Huppert, F. A. (2008). The relationship between early personality and midlife psychological well-being: Evidence from a UK birth cohort study. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 43(9), 679-687. https://doi.org/10.1007/s00127-008-0355-8
Ainsworth, M. (1969). Object relations, dependency, and attachment: Theoretical review of the infant-mother relationship. Child Development, 40, 969-1026.
Ainsworth, M. (1989). Attachments beyond infancy. American Psychologist, 44, 709-716. https://doi.org/10.1037/0003-066X.44.4.709
Allen, J. P., Porter, M., McFarland, C., McElhaney, K. B., & Marsh, P. (2007). The relation of attachment security to adolescents’ paternal and peer relationships, depression, and externalizing behavior. Child Development, 78(4), 1222-1239. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2007.01062.x
Allemand, M., Zimprich, D., & Hendriks, A. A. J. (2008). Age differences in five personality domains across the life span. Developmental Psychology, 44, 758-770. https://doi.org/10.1037/0012-1649.44.3.758.
Amado, J., Ribeiro, F., Limão, I., & Pacheco, V. (2003). A escola e os alunos institucionalizados. Departamento de Educação Básica.
Antunes, C., & Fontaine, A. (1995). Diferenças na percepção de apoio social na adolescência: Adaptação de uma escala, o “Social Support Appraisals” (SSA) de Vaux et al. (1980). Cadernos de Consulta Psicológica, 10/11, 115-127.
Antunes, C., & Fontaine, A. (2005). Percepção de apoio social na adolescência: Análise fatorial confirmatória da escala social support appraisals. Paidéia, 15(32), 355-366.
Anusic, I., Lucas, R. E., Donnellan, M. (2012). Cross-sectional age differences in personality: Evidence from nationally representative samples from Switzerland and the United States. Journal of Research in Personality, 46(1), 116-120. https://doi.org/10.1037/a0029322
Attar-Schwartz, J. (2008). Emotional, behavioral and social problems among Israeli children in residential care: A multi-level analysis. Children and Youth Services Review, 30(2), 229-248. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2007.09.009.
Baptista, M. N., & Santos, T. M. M. (2008). Suporte familiar, auto eficácia e lócus de controle: Evidências de validade entre os construtos. Psicologia Ciência e Profissão, 28(2), 260-271. https://doi.org/10.1590/S1414-98932008000200004.
Bourke, L., & Geldens, P. (2007). Subjective wellbeing and its meaning for young people in a rural Australian center. Social Indicators Research, 82, 165-187. https://doi.org/10.1007/s11205-006-9031-0
Bowlby, J. (1969). Attachment and loss. Vol.1: Attachment. Basic Books.
Bowlby, J. (1988). A secure base: Parent-child attachment and healthy human development. Basic Books.
Calheiros, M. M., & Patrício, J. N. (2014). Assessment of needs in residential care: Perspectives of youth and professionals. Journal of Child and Family Studies, 23(3), 461-474. https://doi.org/10.1007/s10826-012-9702-1
Chu, P., Saucier, D., & Hafner, E. (2010). Meta-analysis of the relationships between social support and well-being in children and adolescents. Journal of Social & Clinical Psychology, 29(6), 624-645. https://doi.org/10.1521/jscp.2010.29.6.624.
Coob, S. (1976). Social support as a moderator of life stress. Psychosomatic Medicine, 38, 300-314.
Coleta, J., & Coleta, M. (2006). Felicidade, bem-estar subjetivo e comportamento académico de estudantes universitários. Psicologia em Estudo, 11(3), 533-539.
Costa, P.T., & McCrae, R. R.. (1992). NEO-PI-R professional manual. PAR.
Costa, P.T., & McCrae, R. R. (2004). A contemplated revision of the NEO Five-Factor Inventory. Personality and individual differences, 36, 587-596. https://doi.org/10.1016/S0191-8869(03)00118-1
Dalbem, J. X., & Dell’Aglio, D. D. (2008). Apego em adolescentes institucionalizadas: Processos de resiliência na formação de novos vínculos afectivos. Psico, 39(1), 33-40.
Delle Fave, A., Brdar, I., Freire, T., Vella-Brodrick, D., & Wissing, M. (2011). The eudaimonic and hedonic components of happiness: Qualitative and quantitative Findings. Social Indicators Research, 100, 185-207.
Dick, K. T., & Holtzman, S. (2013). Understanding humor styles and well-being: The importance of social relationships and gender. Personality and Individual Differences, 55(1), 53-58. https://doi.org/10.1016/j.paid.2013.01.023
Diener, E., Lucas, R., & Oishi, S. (2002). Subjective well-being: The science of happiness and life satisfaction. In C. Snyder & S. Lopez (Eds.), Handbook of positive psychology (pp. 63-73). Oxford University Press.
Fante, A. P., & Cassab, L. A. (2007). Convivência familiar: Um direito à criança e ao adolescente institucionalizado. Revista Textos & Contextos, 6(1), 154-174.
Fergus, S., & Zimmerman, M. A. (2005). Adolescent resilience: A framework for understanding healthy development in the face of risk. Annual Review of Public Health, 26, 399-419. https://doi.org/10.1146/annurev.publhealth.26.021304.144357
Fernandes, H., & Vasconcelos-Raposo, J. (2008). O bem-estar psicológico em adolescentes: Uma abordagem centrada no florescimento humano. CEDAFES.
Field, A. P. (2013). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (4ª ed.). Sage.
Freire, T., Zenhas, F., Tavares, D., & Iglésias, C. (2013). Felicidade hedónica e eudaimónica: Um estudo com adolescentes portugueses. Análise Psicológica, 4(XXXI), 329-342 https://doi.org/10.14417/S0870-8231201300040005.
Garcia, D. (2011). Two models of personality and well-being among adolescents. Personality and Individual Differences, 50(8), 1208-1212. https://doi.org/10.1016/j.paid.2011.02.009
Garcia, D., & Erlandsson, A. (2011). The relationship between personality and subjective well-being: different association patterns when measuring the affective component in frequency and intensity. Journal of Happiness Studies, 12(6), 1023-1034. https://doi.org/10.1007/s10902-010-9242-6.
Gulaçti, F. (2010). The effect of perceived social support on subjective well-being. Procedia Social and Behavioral Sciences, 2, 3844-3849. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.03.602
Hall, C., Lindzey, G., & Campbell, J. (2000). Teorias da personalidade (4ª ed.). Artmed.
Harter, S. (1999). The construction of the self: A developmental perspective. The Guilford Press.
Hayes, A. F., & Preacher, K. J. (2014). Statistical mediation analysis with a multicategorical independent variable. British Journal of Mathematical and Statistical Psychology, 67, 451-470.
Heponiemi, T., Elovainio, M., Kivimaki, M., Pulkki, L., Puttonen, S., & Keltikangas-Jarvinen, L. (2006). The longitudinal effects of social support and hostility on depressive tendencies. Social Science & Medicine, 63(5), 1374-1382. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2006.03.036
James, C., Bore, M., & Zito, S. (2012). Emotional intelligence and personality as predictors of psychological well-being. Journal of Psychoeducational Assessment, 30(4), 425-438. https://doi.org/10.1177/0734282912449448
Jibeen, T., & Khalid, R. (2010). Predictors of psychological well-being of Pakistani immigrants in Toronto, Canada. International Journal of Intercultural Relations, 34(5), 452-464. https://doi.org/10.1016/j.ijintrel.2010.04.010
Johnson, D. E., & Gunnar, M. R. (2011). Growth failure in institutionalized children. In R. B. McCall, M. H. van IJzendoorn, F. Juffer, C. J. Groark, & V. K. Groza (Eds.), Children without permanent parents: Research, practice, and policy. Monographs of the Society for Research in Child Development, 76(4, Serial No. 301), 92-126.
Keyes, C., Shmotkin, D., & Ryff, C. (2002). Optimizing well-being: The empirical encounter of two traditions. Journal of Personality and Social Psychology, 82(6), 1007-1022. https://doi.org/10.1037//0022-3514.82.6.1007
Kokko, K., Tolvanen, A., & Pulkkinen, L. (2013). Associations between personality traits in psychological well-being across time in middle adulthood. Journal of Research in Personality, 47(6), 748-756. https://doi.org/123456789/47468
Landa, J. M. A., Martos, M. P., & Lopez-Zafra, E. (2010). Emotional intelligence and personality traits as predictors of psychological well-being in Spanish undergraduates. Social Behavior and Personality, 38(6), 783-793. https://doi.org/10.2224/sbp.2010.38.6.783
Larson, R. (2000). Toward a psychology of positive youth development. American Psychologist, 55(1), 170-183. https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.170
Lavasani, M. G., Borhanzadeh, S., Afzali, L., & Hejazi, E. (2011). The relationship between perceived parenting styles, social support with psychological well- being. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 15, 1852-1856. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.04.014
Lu, W., Wang, Z., Liu, Y., & Zhang, H. (2014). Resilience as a mediator between extraversion, neuroticism and happiness, PA and NA. Personality and Individual Differences, 63, 128-133. https://doi.org/10.1016/j.paid.2014.01.015
Massé, R., Poulin, C., Dassa, C., Lambert, J., Bélair, S., & Battaglini, A. (1998). Élaboration et validation d’un outil de mesure du bien-être psychologique: L’É.M.M.B.E.P. Revue Canadienne de Santé Publique, 89(5), 352-357.
Monteiro, S., Tavares, J., & Pereira, A. (2012). Adaptação portuguesa da escala de medida de manifestação de bem-estar psicológico com estudantes universitários - EMMBEP. Psicologia, Saúde & Doenças, 13(1), 66-77.
Mota, C. P., & Matos, P. M. (2008). Adolescência e institucionalização numa perspectiva de vinculação. Psicologia & Sociedade, 20(3), 367-377.
Mota, C. P., & Matos, P. M. (2010). Adolescentes institucionalizados: O papel das figuras significativas na predição da assertividade, empatia e autocontrolo. Análise Psicológica, 2(28), 245-254.
Mota, C. P., & Matos, P. M. (2014). Padres, profesores y pares: Contribuciones para la autoestima y coping en los adolescentes. Anales de Psicologia, 30(2), 656-666. https://doi.org/10.6018/analesps.30.2.161521
Mota, C. P., & Matos, P. M. (2015). Adolescents in institutional care: Significant adults, resilience and well-being. Child and Youth Care Forum, 44(2), 209-224. https://doi.org/10.1007/s10566-014-9278-6
Mota, C. P., & Matos, P. M. (2016). Caregiver’s attachment and mental health on perceived bond in institutional care. Professional Psychology: Research and Practice, 47(2), 110-119. https://doi.org/10.1037/pro0000047
Pallant, J. (2002). SPSS survival manual: A step by step guide to data analysis using SPSS (2ª ed.). John Wiley.
Pratta, E., & Santos, M. (2007). Família e adolescência: A influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico dos seus membros. Psicologia em Estudo, 12(2), 247-256.
Prinzie, P. Dekovic, M. Reijntjes, A. H. A. Stams, G. J. J. M., & Belsky, J. (2009). The relations between parents’ big five personality factors and parenting: A meta-analytic review.Journal of Personality and Social Psychology, 97(2), 351-362. https://doi.org/10.1037/a0015823
Purvis, A., Howell, R. T., & Iyer, R. (2011). Exploring the role of personality in the relationship between maximization and well-being. Personality and Individual Differences, 50(3), 370-375. https://doi.org/10.1016/j.paid.2010.10.023
Ramalho, C. (2008). (Os) nós e os laços: vinculação, suporte social e bem-estar em jovens adultos (Dissertação de mestrado não publicada). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.
Robins, R., & Trzesniewski, K. (2005). Self-esteem development across the lifespan. American Psychological Society, 3, 158-162. https://doi.org/10.1111/j.0963-7214.2005.00353
Rodrigues, V. B., & Madeira, M. (2009). Suporte social e saúde mental: Revisão de literatura. Revista da Faculdade de Ciências e Saúde, 6, 390-399.
Ryan, R. G. (2009). Age differences in personality: Adolescents and young adults. Personality and Individual Differences, 47(4), 331-335. https://doi.org/10.1016/j.paid.2009.03.023
Ryan, R., & Deci, E. (2001). On happiness and human potentials: A review of research on hedonic and eudaimonic well-being. Annual Review of Psychology,52, 141-166. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.52.1.141
Ryff, C. (1989). Happiness is everything, or is it? Explorations on the meaning of psychological well-being. Journal of Personality and Social Psychology, 57(6), 1069-1081. https://doi.org/10.1037/0022-3514.57.6.1069
Ryff, C., & Keyes, C. (1995). The structure of psychological well-being revisited. Journal of Personality and Social Psychology, 69(4), 719-727. https://doi.org/10.1037/0022-3514.69.4.719
Ryff, C. D., & Singer, B. H. (2008). Know thyself and become what you are: A eudaimonic approach to psychological well-being. Journal of Happiness Studies, 9, 13-39. https://doi.org/10.1007/s10902-006-9019-0
Salami, S. O. (2011). Personality and psychological well-being of adolescents: The moderating role of emotional intelligence. Social Behavior and Personality, 39(6), 785-794. https://doi.org/10.2224/sbp.2011.39.6.785
Salina-Brandão, A., & Williams, L. C. A. (2009). O Abrigo como fator de risco ou proteção: Avaliação institucional e indicadores de qualidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(3), 334-343.
Sarason, I. G., & Sarason, B. R. (2009). Social support: Mapping the construct. Journal of Social and Personal Relationships, 26, 113-120. https://doi.org/10.1177/0265407509105526
Schmitt, D. P., Realo, A., Voracek, M., & Allik, J. (2008). Why can't a man be more like a woman? Sex differences in Big Five personality traits across 55 cultures. Journal of Economic Psychology, 94(1), 168-182. https://doi.org/10.1037/0022-3514.94.1.168
Schmutte, P. S., & Ryff, C. D. (1997). Personality and well-being: Reexamining methods and meanings. Journal of Personality and Social Psychology, 73, 549-559. https://doi.org/10.1037/0022-3514.73.3.549
Shaw, B. A., Krause, N., Liang, J., & Bennett, J. (2007). Gender differences in social support and physical health. Health Psychology, 10(2), 102-111. https://doi.org/10.1037/0278-6133.10.2.102
Silva, R. A., Horta, B. L., Pontes, L. M., Faria, A. D., Souza, L. D. M., Cruzeiro, A. L. S., & Pinheiro, R. T. (2007). Bem-estar psicológico e adolescência: Fatores associados. Caderno de Saúde Pública, 23(5), 1113-1118.
Simsek, Z., Erol, N., Öztop, D., & Münir, K. (2007). Prevalence and predictors of emotional and behavioral problems reported by teachers among institutionally reared children and adolescents in Turkish orphanages compared with community controls. Children and Youth Services Review, 29, 883-899. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2007.01.004
Siqueira, A. C., Betts, M. K., & Dell’Aglio, D. D. (2006). Rede de apoio social e afetivo de adolescentes institucionalizados. Interamerican Journal of Psychology, 40, 149-158.
Siqueira, A., & Dell’Aglio, D. (2006). O impacto da institucionalização na infância e na adolescência: Uma revisão de literatura. Psicologia & Sociedade, 18(1), 71-80.
Siqueira, A., Tubino, C., Schwarz, C., & Dell’ Aglio, D. (2009). Percepção das figuras parentais na rede de apoio de crianças e jovens institucionalizados. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 61(1), 176-190.
Siqueira, M., & Padovam, V. (2008). Bases teóricas de bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico e bem-estar no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24(2), 201-209.
Sotto, C. J., John, O. P., Gosling, S. D., & Potter, J. (2011). Age differences in personality traits from 10 to 65: Big five domains and facets in a large cross-sectional sample. Journal of Personality and Social Psychology, 100, 330-348. https://doi.org/10.1037/a0021717
Souza, L., Maragalhoni, T., Quincoses, M., Jansen, K., Cruzeiro, A., Ores, L., Silva, R., & Pinheiro, R. (2012). Bem-estar psicológico de jovens de 18 a 24 anos: Fatores associados. Caderno de Saúde Pública, 28(6), 1167-1174.
Tomé, G., Camacho, I., Matos, M. G., & Diniz, J. A. (2011). A influência da comunicação com a família e grupo de pares no bem-estar e nos comportamentos de risco nos adolescentes portugueses. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(4), 747-756.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Catarina Pinheiro Mota, Inês Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.