Efeito da Formação de Classes de Estímulos Equivalentes e de Procedimentos de Facilitação na Emergência de Analogia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3621

Palabras clave:

Equivalência de estímulos, Raciocínio analógico, Procedimento de facilitação, Instruções

Resumen

Buscou-se verificar os efeitos da formação de classes de estímulos equivalentes e de dois procedimentos de facilitação na emergência de respostas de analogia, comparando os resultados obtidos nos testes de analogia de acordo com o procedimento de facilitação e com o fornecimento de instrução. Participaram 30 universitários. Foram ensinadas as relações AB e AC entre figuras abstratas e testadas as relações de simetria, transitividade e analogia. Os participantes que não apresentaram essas relações foram expostos aos procedimentos de facilitação. Doze participantes responderam por analogia antes do procedimento de facilitação, cinco de oito (62%), após Facilitação 1 e três de dez (33%), após Facilitação 2. Dos sete participantes expostos à instrução, seis responderam por analogia. A formação das classes não foi suficiente para a emergência das respostas de analogia e alguns participantes podem ter respondido ao Teste de Analogia sob controle de apenas alguns aspectos dos pares de estímulos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Arantes, A., & de Rose, J. C. (2015). High probability of equivalence class formation with both Sample-S+ and Sample-S- controlling relations in baseline. The Psychological Record, 65(4), 743-748. https://doi.org/10.1007/s40732-015-0143-2

Arntzen, E., & Vie, A. (2013). The expression of equivalence classes influenced by distractors during DMTS test trials. European Journal of Behavior Analysis, 14(1), 151-164. https://doi.org/10.1080/15021149.2013.11434453

Barnes, D., Hegarty, N., & Smeets, P. M. (1997). Relating equivalence relations to equivalence relations: A relational framing model of complex human functioning. The Analysis of Verbal Behavior, 14(1), 57-83. https://doi.org/10.1007/BF03392916

Carpentier, F., Smeets, P. M., Barnes-Holmes, D., & Stewart, I. (2004). Matching derived functionally-same relations: Equivalence-equivalence and classical analogies. The Psychological Record, 54(2), 255-273. https://doi.org/10.1007/BF03395473

de Rose, J. C., Hidalgo, M., & Vasconcellos, M. (2013). Controlling relations in baseline conditional discriminations as determinants of stimulus equivalence. The Psychological Record, 63(1), 85-98. doi:10.11133/j.tpr.2013.63.1.007.

Elias, N. C., & Goyos, C. (2010). MestreLibras no ensino de sinais: Tarefas informatizadas de escolha de acordo com o modelo e equivalência de estímulos. Em E. G. Mendes & M. A. Almeida (Orgs.), Das margens ao centro: Perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva (pp. 223-234). Araraquara: Junqueira & Marin Editora,

Goswami, U., & Brown, A. L. (1990). Higher-order structure and relational reasoning: Contrasting analogical and thematic relations. Cognition, 36(3), 207-226. https://doi.org/10.1016/0010-0277(90)90057-Q

Kolodner, J. L. (1997). Educational implications of analogy: A view from case-based reasoning. American Psychologist, 52(1), 57. http://dx.doi.org/10.1037/0003-066X.52.1.57

Lipkens, R., & Hayes, S. C. (2009). Producing and recognizing analogical relations. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 91(1), 105-126. doi: 10.1901/jeab.2009.91-105

McIlvane, W. J., & Dube, W. V. (2003). Stimulus control topography coherence theory: Foundations and extensions. The Behavior Analyst, 26(2), 195-213. https://doi.org/10.1007/BF03392076

McIlvane, W. J., Serna, R., Dube,W. V., & Stromer, R. (2000). Stimulus control topography coherence and stimulus equivalence: Reconciling test outcomes with theory. Em J. Leslie & D. E. Blackman (Eds.), Issues in experimental and applied analysis of human behavior (pp. 85-110). Reno, NV: Context Press.

Pérez, V., García, A., & Gómez, J. (2011). Facilitation of the equivalence-equivalence response. Psicothema, 23(3), 407-414.

Perez, W. F., & Millán, L. V. R. (2014). Indução de controles por seleção e por rejeição em tarefas de emparelhamento com o modelo: Uma revisão metodológica. Acta Comportamentalia, 22(2), 227-242.

Sidman, M. (1971). Reading and auditory-visual equivalences. Journal of Speech and Hearing Research, 14(1), 5-13. http://dx.doi.org/10.1044/jshr.1401.05

Sidman, M., & Tailby, W. (1982). Conditional discrimination vs. matching to sample: An expansion of the testing paradigm. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 37(1), 5-22. https://doi.org/10.1901/jeab.1982.37-5

Skinner, B. F. (1957). Verbal behavior. New York: Appleton-Century-Crofts.

Stewart, I., & Barnes-Holmes, D. (2001). Understanding metaphor: A relational frame perspective. The Behavior Analyst, 24(2), 191-199. https://doi.org/10.1007/BF03392030

Stewart, I., Barnes-Holmes, D., Hayes, S. C., & Lipkens, R. (2001). Relations among relations: Analogy, metaphor, and allegory. Em S. C. Hayes, D. Barnes-Holmes & B. Roche (Eds.), Relational frame theory: A post-Skinnerian account of human language and cognition (pp. 73-86). New York: Plenum.

Stewart, I., Barnes-Holmes, D., & Roche, B. (2004). A functional-analytic model of analogy using the relational evaluation procedure. The Psychological Record, 54(4), 531-552. https://doi.org/10.1007/BF03395491

Stewart, I., Barnes-Holmes, D., Roche, B., & Smeets, P. M. (2001). Generating derived relational networks via the abstraction of common physical properties: A possible model of analogical reasoning. The Psychological Record, 51(3), 381-408. https://doi.org/10.1007/BF03395405

Stokes, T. F., & Baer, D. M. (1977). An implicit technology of generalization. Journal of Applied Behavior Analysis, 10(2), 349-367. doi: 10.1901/jaba.1977.10-349

Wilkinson, K. M., & McIlvane, W. J. (1997). Blank comparison analysis of emergent symbolic mapping by young children. Journal of Experimental Child Psychology, 67(2), 115-130. https://doi.org/10.1006/jecp.1997.2402

Publicado

2020-02-17

Cómo citar

Marcelino, M. R., Arantes, A., & Elias, N. C. (2020). Efeito da Formação de Classes de Estímulos Equivalentes e de Procedimentos de Facilitação na Emergência de Analogia. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3621

Número

Sección

Estudos Empíricos