O Estabelecimento da Atenção Conjunta em um Bebê com Deficiência Visual Severa

Autores/as

  • Katia Miguel Colus FFCLRP - USP (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo)

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3541

Palabras clave:

Atenção conjunta, Bebê, Deficiência visual severa

Resumen

Atenção conjunta é uma capacidade relacional triádica, estabelecida na interação bebê-parceiro-objeto. É verificada pela direção do olhar ao olhar/ação do outro, sendo relatada como atenção visual conjunta. Pergunta-se como seria estabelecida em crianças cegas ou com deficiências visuais. Assim, investigou-se se e como ocorreriam construção, estabelecimento e manutenção da atenção conjunta em bebê com deficiência visual. Conduziu-se um estudo de caso de um bebê (inicialmente com sete meses), com videogravações, por quatro meses, na residência. A análise foi microgenética. Verificou-se que a atenção conjunta estabeleceu-se, foi construída e se manteve a partir de pistas não visuais, como táteis, olfativas, hápticas e sonoras. Adicionalmente, a emoção foi elemento favorecedor da atenção conjunta.

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Biografía del autor/a

Katia Miguel Colus, FFCLRP - USP (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo)

Graduada em Psicologia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Centro Universitário Barão de Mauá (Ribeirão Preto/SP). Especialista em Rorschach e Outros Métodos Projetivos, pela Sociedade Brasileira de Rorschach e Outros Métodos Projetivos (Ribeirão Preto/SP). Mestra em Psicologia do Desenvolvimento Humano, pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Membro do CINDEDI (Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento Humano e Educação Infantil). Vinculada ao Intercâmbio Internacional Brasil-Finlândia (2012) no projeto (In)Visible Toddlerhood: Global and Local Constructions of Toddlers Places in Institutions, com a Profa. Dra. Niina Rutanen, da Universidade de Tampere. Vinculada ao Projeto Fapesp (2010-2012): Linguagem, Comunicação e Significação em Processos Desenvolvimentais, nos dois primeiros anos de vida. Docente dos cursos presenciais em Pós Graduação lato sensu (especialização) do Centro Universitário Barão de Mauá(Ribeirão Preto/SP). Docente dos cursos presenciais em Graduação do Centro Universitário Moura Lacerda (Ribeirão Preto/SP). Docente e Supervisora de Estágio Observacional e Estágio em Psicologia Escolar e Educacional na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Docente dos cursos a distância em Pós Graduação lato sensu (especialização) do Centro Universitário Barão de Mauá(Ribeirão Preto/SP) durante o ano de 2009. Atuou como psicóloga escolar contratada desde 1990 até 2008 em escolas particulares de Ribeirão Preto/SP, trabalhando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

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Publicado

2019-02-20

Cómo citar

Colus, K. M. (2019). O Estabelecimento da Atenção Conjunta em um Bebê com Deficiência Visual Severa. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3541

Número

Sección

Estudos Empíricos