Inventário Portage Operacionalizado: Revisão sistemática de 15 anos de publicações
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e37545%20Palabras clave:
Desenvolvimento infantil, Inventários, Revisão de literaturaResumen
O objetivo foi examinar sistematicamente publicações brasileiras que utilizaram o Inventário Portage Operacionalizado (IPO), instrumento de avaliação do desenvolvimento a crianças de 0-6 anos. Com a metodologia PRISMA-P, as bases nacionais (Periódicos Capes, BVS-Psicologia, BVS- Bireme, Redalyc, Google Acadêmico) foram revistas no período de 2002 a 2016. Quarenta e dois estudos foram analisados quanto a objetivo, procedimento, delineamento, resultados e limitações. Doze estudos se caracterizaram como descritivos, 14 correlacionais, e 16 envolveram avaliação com intervenção. A utilidade do IPO foi demonstrada pela descrição e avaliação de repertórios de cerca de 1000 crianças com 19 diferentes síndromes e em 7 condições de risco. É recomendado um maior rigor metodológico em estudos futuros com o IPO.
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