O Monitoramento Metacognitivo em Tarefas que Envolvem a Criatividade Verbal

Autores/as

  • Luma Tiziotto Deffendi Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

Processos cognitivos, Metacognição, Monitoramento, Criatividade, Universitários

Resumen

A metacognição é entendida como o conhecimento que o indivíduo possui sobre seus próprios processos cognitivos e que permite o monitoramento, a regulação e a avaliação de suas atividades cognitivas, inclusive das atividades envolvendo criatividade. O objetivo deste estudo foi investigar o monitoramento metacognitivo de universitários em tarefas envolvendo processos criativos verbais. Participaram da pesquisa 82 universitários, sendo a eles apresentado o Teste de Pensamento Criativo de Torrance - Versão Verbal. Após a aplicação do teste de criatividade, eles foram solicitados a emitir estimativas sobre o seu desempenho, que correspondem ao monitoramento metacognitivo. Os resultados sugerem que os participantes parecem possuir poucas habilidades de monitoramento metacognitivo nas tarefas propostas, visto que as correlações entre os desempenhos reais e estimados foram fracas.


Palavras-chave: processos cognitivos, metacognição, monitoramento, criatividade, universitários

 

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Publicado

2017-05-17

Cómo citar

Deffendi, L. T. (2017). O Monitoramento Metacognitivo em Tarefas que Envolvem a Criatividade Verbal. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(3). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18225

Número

Sección

Estudos Empíricos