Escala de Perceção dos Alunos sobre o seu Envolvimento Comportamental Escolar:

Construção e Validação

Autores/as

  • Carolina Carvalho Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Joseph Conboy Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • João Santos Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Jesuína Fonseca Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • David Tavares Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Dulce Martins Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Maria Helena Salema Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Edite Fiúza Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Ana Paula Gama Instituto Superior Dom Afonso III

Palabras clave:

Estudantes, Características dos estudantes, Rendimento escolar, Modelação de equações estruturais

Resumen

Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confrmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações.


Palavras-chave: estudantes, características dos estudantes, rendimento escolar, modelação de equações estruturais

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Publicado

2017-05-17

Cómo citar

Carvalho, C., Conboy, J., Santos, J., Fonseca, J., Tavares, D., Martins, D., … Gama, A. P. (2017). Escala de Perceção dos Alunos sobre o seu Envolvimento Comportamental Escolar:: Construção e Validação. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(3). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18222

Número

Sección

Estudos Empíricos