Adolescência através dos Séculos

Autores/as

  • Teresa Helena Schoen-Ferreira Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Aznar-Farias Universidade Federal de São Paulo
  • Edwiges Ferreira de Mattos Silvares Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Adolescência, História, Teorias sobre adolescência

Resumen

A sociedade contemporânea ocidental estendeu o período da adolescência, que não é mais encarada apenas como uma preparação para a vida adulta, mas passou a adquirir sentido em si mesma, como um estágio do ciclo vital. O presente artigo procura descrever como os adolescentes eram vistos e tratados, desde a antiguidade até os dias de hoje, a partir de textos literários ou filosóficos e estudos científicos. O material bibliográfico a respeito da adolescência caracteriza-se por três etapas distintas: a descrição dos padrões de comportamento, ajustamento pessoal e relacionamento; a resolução de problemas reais por meio do conhecimento científico; e o desenvolvimento positivo do indivíduo, considerando os adolescentes como o futuro da humanidade.

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Publicado

2010-07-30

Cómo citar

Schoen-Ferreira, T. H., Aznar-Farias, M., & de Mattos Silvares, E. F. (2010). Adolescência através dos Séculos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(2), 227–234. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17815

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