Discalculia do Desenvolvimento:

Avaliação da Representação Numérica pela ZAREKI-R

Autores/as

  • Paulo Adilson da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Flavia Heloísa dos Santos Universidade Estadual Paulista

Palabras clave:

Discalculia do Desenvolvimento, Matemática, Memória Operacional, Neuropsicologia, Transtornos de Aprendizagem

Resumen

O presente estudo investigou aspectos da representação numérica (processamento numérico e cálculo) e memória operacional de crianças com transtornos de aprendizagem. Participaram 30 crianças de idade entre 9 e 10 anos, ambos os gêneros, divididas em dois grupos: sem dificuldade em aritmética (SDA; N=11) e com dificuldade em aritmética (CDA; N=19), avaliadas pela ZAREKI-R, Matrizes Coloridas de Raven, o Blocos de Corsi e o BCPR. Crianças CDA exibiram escores levemente mais baixos que as SDA quanto ao nível intelectual e nos Blocos de Corsi. Na ZAREKI-R apresentaram prejuízo nos subtestes ditado de números, cálculo mental, problemas aritméticos e total. Crianças CDA apresentaram déficits específicos em memória operacional visuoespacial e comprometimento em processamento numérico e cálculo, compatível com discalculia do desenvolvimento.

 

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Publicado

2011-07-13

Cómo citar

Adilson da Silva, P., & dos Santos, F. H. (2011). Discalculia do Desenvolvimento:: Avaliação da Representação Numérica pela ZAREKI-R. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(2), 169–177. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17520

Número

Sección

Estudos Empíricos