Reflexões Sobre a Aprendizagem de Matemática na Pré-escola

Autores/as

  • Ana Coelho Vieira Selva Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Carolina Perrusi Brandão

Palabras clave:

Pré-escola, Resolução de problemas, Desenvolvimento infantil

Resumen

O estudo investigou o papel de diferentes representações na resolução de problemas de subtração por crianças de 4 a 6 anos. Noventa e seis crianças nas séries de jardim I, jardim II e alfabetização foram distribuídas em quatro grupos que tinham diferentes materiais disponíveis para ajudar nos cálculos realizados: 1 - material concreto; 2 - papel/ lápis; 3 - sem material; 4 - material concreto e papel/lápis. Realizou-se uma ANOVA verificando-se diferenças significativas apenas em relação à série, onde as crianças mais velhas obtiveram melhores desempenhos. Em todos os grupos, os materiais disponíveis
foram pouco utilizados, observando-se uma preferência pelo uso dos dedos. As principais estratégias observadas foram: modelagem, contagem crescente, contagem decrescente e fato numérico. O estudo ressalta a importância de que a pré-escola
estimule o uso de diferentes recursos no ensino de matemática que possibilitem às crianças uma compreensão mais ampla dos
conceitos matemáticos

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Citas

pré-escola; resolução de problemas; desenvolvimento infantil

kindergarden; numerical problem-solving; child development

Publicado

2012-09-17

Cómo citar

Vieira Selva, A. C., & Brandão, A. C. P. (2012). Reflexões Sobre a Aprendizagem de Matemática na Pré-escola. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 14(1), 051–059. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17308