Comparação do desempenho de escolares de 2º grau em três provas operatórias:
permutação, quantificação de probabilidades e torre de hanoi
Resumen
RESUMO - O objetivo do presente trabalho foi o de comparar o desempenho dos sujeitos nas provas operatórias de Permutação, Quantificação de Probabilidades e Torre de Hanoi, aplicadas a 60 escolares de ambos os sexos, da 1a, 2a e 3a séries (20 por série) de uma escola de 2º Grau, dentro de uma faixa etária de 15 a 20 anos. O desempenho dos sujeitos nas provas foi correlacionado à média das notas de matemática obtidas pelos colegiais durante o ano. Na comparação entre as três provas, os sujeitos tiveram melhor desempenho na Prova da Torre de Hanoi, embora os resultados tenham sido baixos, para o nível de operações formais, em todas as provas (em torno de 50%). Os sujeitos masculinos tiveram desempenho significativamente melhor apenas na Prova de Quantificação de Probabilidades. Não houve diferença significativa quanto à idade para nenhuma das provas. Somente nas Provas de Quantificação de Probabilidades e da Torre de Hanoi houve diferença significativa quanto à escolaridade, favorecendo as séries mais avançadas. Não houve correlação entre desempenho dos sujeitos e notas de matemática para nenhuma das provas.
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