Editorial: A Delicada Escuta para a Narrativa do Futuro na Pós-Graduação em Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe1%20Abstract
Editorial: Número Especial Comemorativo dos 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília.
Downloads
References
Bastos, A. V. B., Tomanari, G. Y., Trindade, Z. A., & Andery, M. A. P. A. (2015). The Psychology postgraduate system in Brazil: Current characteristics and challenges for the area. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28, 23-33. https://doi.org/10.1590/1678-7153.2015284005
Costa, A. L. F., Coelho-Lima, F., Costa, J. P., Seixas, P. S., & Yamamoto, O. H. (2014). Internacionalização da pós-graduação em Psicologia: Estudo comparativo dos cursos de doutorado no Brasil e na Espanha. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 11(25), 789-818. https://doi.org/10.21713/2358-2332.2014.v11.548
Costa, A. L. F., & Yamamoto, O. H. (2017). 50 anos de pós-graduação stricto sensu de Psicologia no Brasil. Memorandum, 31, 133-160.
Costa, P. H. A., & Lordello, S. R. (2019). Psicologia e realidade brasileira: Notas preliminares para uma práxis psicossocial. In C. Antloga, K. T. Brasil, S. R. Lordello, M. Neubern, & E. Queiroz. (Orgs.), Psicologia clínica e cultura contemporânea 4 (pp. 3-16). Tecnopollitik.
Fanon, F. (2008). Pele negra, máscaras brancas (R. Silveira, trad.). EDUFBA. (Originalmente publicado em 1952) https://doi.org/10.7476/9788523212148
Féres-Carneiro, T., Bastos, A. V., Feitosa, M. A. G., Seidl-de-Moura, M. L., & Yamamoto, O. (2010). Lacunas, metas e condições para a expansão da pós-graduação em psicologia no país. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23, 11-24. https://doi.org/10.1590/S0102-79722010000400003
González Rey, F. (2007). Psicoterapia, subjetividade e pós-modernidade: Uma aproximação histórico-cultural. Thomson Learning.
Kola, L. (2020). Global mental health and COVID-19. The Lancet Psychiatry, 7(8), 655-657. https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30235-2
Lima, R. F. F., & Morais, N. A. (2019). Subjective well-being profiles of street involved youth: A longitudinal analysis based on clusters. Universitas Psychologica, 18(2), 1-11. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy18-2.swbp
Lispector, C. (1999). A descoberta do mundo. Rocco.
Lordello, S. R., & Costa, L. F. (2017). Intervenção grupal com mulheres cuja gravidez decorreu de violência sexual: Uma leitura construcionista social. Nova Perspectiva Sistêmica, 59, 52-70.
Morin, E. (2000). Ciência com consciência. Bertrand.
Nobles, W. (2009). Seeking the Sakhu - Foundational writings for an African Psychology. Third Word Press.
Nogueira, S. G., & Guzzo, R. S. L. (2016). Psicologia Africana: Diálogos com o sul global. Revista Brasileira de Estudos Africanos, 1(2), 197-218. https://doi.org/10.22456/2448-3923.66828
Ornell, F., Schuch, J. B., Sordi, A. O., & Kessler, F. H. P. (2020). “Pandemic fear” and COVID-19: Mental health burden and strategies. Brazilian Journal of Psychiatry, 42(3), 232-235. https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008
Ribeiro, R. I., Salami, S., & Diaz, R. B. C. (2004). Por uma psicoterapia inspirada nas sabedorias negro-africana e antroposófica. In V. A. Angerami-Camon (Org.), Espiritualidade e prática clínica (pp. 85-110). Thomson.
Rossetti-Ferreira, M. T., Sólon, L. A. G., & Almeida, I. G. (2010). A delicada arte da conversa e da escuta. In D. C. F. Bernardi (Coord.), Cada caso é um caso: Estudos de caso, projetos de atendimento (pp. 61-73). Associação Fazendo História/NECA - Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente.
Scorsolini-Comin, F. (2015). Um toco e um divã: Reflexões sobre a espiritualidade na clínica etnopsicológica. Contextos Clínicos, 8(2), 114-127. https://doi.org/10.4013/ctc.2015.82.01
Souza, L. V., & Scorsolini-Comin, F. (2017). Aprendizagem colaborativa no ensino superior: Experiências costuradas pelo diálogo. In M. Grandesso (Org.), Práticas colaborativas e dialógicas em distintos contextos e populações: Um diálogo entre teoria e práticas (pp. 655-671). CRV.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Fabio Scorsolini-Comin
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.