Early identification and intervention on language deficits and behavioral difficulties in early childhood education

Authors

  • Cristina de Andrade Varanda Universidade de São Paulo e Universidade Paulista http://orcid.org/0000-0002-2531-2938
  • Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes Universidade Paulista
  • Maria da Graça Giordano de Marcos Cresce Universidade Paulista
  • Rita de Cássia Gottardi van opstal Nascimento Prefeitura Municipal de Santos
  • Fernanda Dreux Miranda Fernandes Universidade de São Paulo
  • Karla Regina de Jesus Grillo Prefeitura Municipal de Santos, Santos, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e35313

Keywords:

Child development, Language development, Child behavior, Evaluation of results of preventive actions, Early intervention

Abstract

This project had the aim of detecting and intervening in difficulties of language and behavior in children at the age of three and four. A hundred seventy-eight children were assessed in behavior, expressive and receptive vocabulary and in central auditory processing. 84 children constituted the experimental group and were engaged in an intervention for the development and refinement of language and management of behavior problems through activities developed in software used in tablets, concrete games and orientation provided to their parents and teachers by a professional team composed by speech therapists, psychologists and psycho pedagogues. Posttest analysis indicated significant difference between the vocabulary and language scores, suggesting that this model of early assessment and intervention can be a successful strategy in school environments.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristina de Andrade Varanda, Universidade de São Paulo e Universidade Paulista

Doutora em Ciências da Reabilitação, na área de Comunicação Humana, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa de Fonoaudiologia nos Distúrbios do Espectro do Autismo da Faculdade de Medicina da USP e do Grupo em Psicolinguística/GPPL-USP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicolinguística Cognitiva e Terapia Comportamental Cognitiva Infantil. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa de pós-doutorado avaliando e intervindo nas dificuldades de linguagem e flexibilidade cognitiva em indivíduos com autismo na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e projeto de pesquisa avaliando linguagem e comportamentos de crianças na educação infantil. Professora titular do curso de graduação de Psicologia e supervisora de terapia clínica na Universidade Paulista.

Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes, Universidade Paulista

Professor Titular do curso de graduação de Pedagogia das disciplinas de Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil, Mediação: Escola, Saúde, Trabalho e Lazer, Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional; Coordenadora do Curso de Pedagogia - Campus Santos; Coordenadora do curso de pós-graduação Formação de Professores para Ensino Superior e docente das disciplinas: Construção do Conhecimento e Teorias de Aprendizagem; Gêneros do discurso e Métodos de Pesquisa Científica

Maria da Graça Giordano de Marcos Cresce, Universidade Paulista

Professor Titular do curso de graduação de Pedagogia das disciplinas de Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil, Mediação: Escola, Saúde, Trabalho e Lazer, Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional; Coordenadora do Curso de Pedagogia - Campus Santos; Coordenadora do curso de pós-graduação Formação de Professores para Ensino Superior e docente das disciplinas: Construção do Conhecimento e Teorias de Aprendizagem; Gêneros do discurso e Métodos de Pesquisa Científica. Presidente da Casa do Servidor da Prefeitura Municipal de Santos,

Rita de Cássia Gottardi van opstal Nascimento, Prefeitura Municipal de Santos

Fonouaidióloga com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e curso de Aperfeiçoamento pela Santa Casa de São Paulo (1993-1995). Atualmente é professora de Educação Infantil na PM Santos e Professora no curso de pós graduação em Letramento da Faculdade UNIMONTE. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas escolares, audiologia clínica(audiometria, imitanciometria, otoneurologia).

Fernanda Dreux Miranda Fernandes, Universidade de São Paulo

Pesquisador 1ª do CNPq. Professor associado livre docente nível 3 da FMUSP, ex- presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2006/2009), conselheira do Comitê de Educação em terapia de fala e linguagem e diretora da International Association of Logopedics and Phoniatrics, membro do Global Engagement Committee da CAPCSD (Council of Academic Programs pf Communication Sciences and Disorders) e membro do International Issues Board da American Speech-Language and Hearing Association. Foi editora científica da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e editora executiva do Jornal da SBFa até 2012 e do Periódico CODAS até 2014. Em 2015 recebeu o Premio Merito Fonoaudiológico da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o título de ASHA Fellow da American Spech-language Hearing Association

 

References

Achenbach, T. M., & Rescorla, L. A.(2000). Manual for the ASEBA Preschool Forms & Profiles. Burlington, VT: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families.

Adams, M. J., Foorman, B. R., Lundberg, I., & Beeler, T.(2006). Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed.

Almeida, A.(2011), fevereiro 17). Re: Atendimento Educacional Especializado (AEE): Terapia de processamento auditivo [Blog]. Recuperado de https://inclusaoaee.wordpress.com/2011/02/17/terapia-de-processamento-auditivo/

Aram, D., Fine, Y., & Ziv, M.(2013). Enhancing parent-child shared book reading interactions: promoting references to the book's plot and socio-cognitive themes. Early Childhood Research Quarterly, 28, 111-122. doi: 10.1016/j.ecresq.2012.03.005

Araújo, L. G. A. N., Lima, L. R., Pereira, M. R. A., Dias, F. R. N., & Diniz, G. C. A.(2009). Tesouro dos sentimentos [online]. Recuperado de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8116.

Arnold, D. H.(1997). Co-occurrence of externalizing behavior problems and emergent academic difficulties in young high-risk boys: A preliminary evaluation of patterns and mechanisms. Journal of Applied Developmental Psychology, 18, 317-330. http://dx.doi.org/10.1016/S0193-3973(97)80003-2

American Speech-Language-Hearing Association.(1996). Task force on central auditory processing consensus development: Central auditory current status of research and implications for clinical practice. Journal of the American Academy of Audiology, 5, 41-54. http://dx.doi.org/10.1044/1059-0889.0502.41

Bordin, I. A. S., Mari, J. J., & Caeiro, M. F.(1995). Validação da versão brasileira do “Child Behavior Checklist” (CBCL) - Inventário de Comportamentos da Infância e da Adolescência: Dados preliminares. Revista Brasileira de Psiquiatria, 17(2), 55-56.

Bornstein, M. H., Hahn, C. S., & Suwalsky, J. T. D.(2013). Language and internalizing and externalizing behavioral adjustment: Developmental pathways from childhood to adolescence. Development and Psychopathology, 25(3), 857-878. http://dx.doi.org/10.1017/S0954579413000217.

Bottentuit Junior, B. J.(2012). Do computador ao tablet: Vantagens pedagógicas na utilização de dispositivos móveis na educação. Revista EducaOnline, 6(1), 125-149. Recuperado de http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=291&path%5B%5D=416 [ Links ]

Capovilla, F. C., & Capovilla, A. G. S.(2000). Problemas de leitura e escrita: Como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. São Paulo: Memnon.

Capovilla, F. C., Negrão, V. B., & Damázio, M.(2011). Teste de vocabulário auditivo e teste de vocabulário expressivo: Validado e normatizado para o desenvolvimento da compreensão e da produção da fala dos 18 meses aos 6 anos. São Paulo: Memnon.

Capovilla, F. C., & Salido, L. F. M. (2011). Avaliando a Aspa (Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo): Efeito de série escolar e de inteligência não verbal sobre localização de fonte sonora e memória sequencial de sons verbais e não verbais. In F. C. Capovilla. (Org.), Transtornos de aprendizagem: Progressos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa (pp. 141-157). São Paulo, SP: Memnon.

D’Abreu, L. C. F., & Marturano, E. M.(2010). Associação entre comportamentos externalizantes e baixo desempenho escolar: Uma revisão de estudos prospectivos e longitudinais. Estudos de Psicologia, Natal, 15(1), 43-45.

Duarte, C. S., & Bordin, I. A. S.(2000). Instrumentos de avaliação. Revista Brasileira de Psiquiatria , 22, 55-58. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462000000600015.

Hancock, T. B., Kaiser, A. P., Delaney, E. M. (2002). Teaching parents of preschoolers at high risk: strategies to support language and positive behavior. Topics in Early Childhood Special Education, 22(4), 191-212. http://dx.doi.org/10.1177/027112140202200402

Hollingshead, A. B. (2011). Four factor index of social status. Yale Journal of Sociology, 8, 21-51.

McClelland, M. M., Cameron, C. E., Connor, C. M., Farris, C. L., & Jewkes, A. M., & Morrison, F. J. (2007). Links between behavioral regulation and preschoolers' literacy, vocabulary, and math Skills. Developmental Psychology, 43 (4), 947-959. http://dx.doi.org/ 10.1037/0012-1649.43.4.947

Melo, L. E. (2011). Cognição e linguagem: Perspectivas interdisciplinares. Curitiba: Editora CRV. doi: 10.24824/978858042037.1

Moura, C. B., Marinho-Casanova, M. L, Meurer, P. H., & Campana, C. (2008). Caracterização da clientela pré-escolar de uma clínica-escola brasileira a partir do Child Behavior Checklist (CBCL). Contextos Clínicos, 1(1), 1-8. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198334822008000100001&lng=pt&tlng=pt

Nascimento, L. C. R.(2001). Brincando com os sons: Jogos para a terapia de distúrbios articulatórios. Carapicuíba, SP: Pró-Fono.

Navarro, A. A. (2008). Estimulação precoce: Inteligência emocional e cognitiva. São Paulo: Grupo Cultural.

Pereira, L. D., & Schochat, E. (1997). Processamento auditivo central: Manual de avaliação. São Paulo: Editora Lovise.

Perez, V. (2011). Crescendo cantando (1ª ed.). São Paulo: Editora Aliança. Recuperado de http://editoraalianca.com.br/wp-content/uploads/2015/04/Livro-Crescendo-e-Cantando.pdf.

Powell D., Dunlap G., & Fox L. (2006). Prevention and intervention for the challenging behaviors of toddlers and preschoolers. Infants and Young Children, 19(1), 25-35. http://dx.doi.org/10.1097/00001163-200601000-00004

Rescorla, L., & Alley, A. (2001). Validation of the Language Development Survey (LDS): A parent report tool for identifying language delay in toddlers. Journal of Speech, Language & Hearing Research, 44(2), 434-445. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2001/035)

Silvares, E. F. M., Rocha, M. M., & Linhares, M. B. M. (2010). Inventário de Comportamentos de Crianças entre 1 1/2 - 5 anos (CBCL/1½-5). Versão brasileira do “Child Behavior Checklist for ages 1 ½ -5 (Manuscrito não publicado).

Timmermans, M., van Lier, P. A. C., & Koot, H. M. (2009). Pathways of behavior problems from childhood to late adolescence leading to delinquency and academic underachievement. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 38(5), 630-638. http://dx.doi.org/10.1080/15374410903103502

Toscano, R. D. G. P., & Anastasio, A. R. T. (2008). Habilidades auditivas de detecção, localização e memória em crianças de 4 a 6 anos de idade [Resumo]. Anais do 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (pp. 1-5). Trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 16. Campos do Jordão, SP.

Vallotton, C., & Ayoub, C. (2011). Use your words: The role of language in the development of toddlers’ self-regulation. Early Childhood Research Quarterly , 26(2), 169-181. http://dx.doi.org/ 10.1016/j.ecresq.2010.09.002

Varanda, C. A., Mendes, E. C. C. S., Campina, N. N., Aulicino, M. G. G. M. C., Nascimento, R. C. G. V. O., Marczak, C. M. F., Fernandes, F. D. M. (2015a). The Relation of externalizing behavior and central auditory processing deficits in 4-year-old children. Psychology, 6 (13), 1589-1593. http://dx.doi.org/ 10.4236/psych.2015.613156

Varanda, C. A., Mendes, E. C. C. S., Campina, N. N., Aulicino, M. G. G. M. C., Nascimento, R. C. G. V. O., Marczak, C. M. F., Fernandes, F. D. M. (2015b). Aplicativos para tablets sensíveis ao toque para melhorar vocabulário, processamento auditivo central e habilidades de interação social entre pré-escolares. Psicopedagogia, 32(98), 136-149. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010384862015000200004&lng=pt&tlng=pt.

Wright, T. S., & Neuman, S. B. (2014). Paucity and disparity in kindergarten oral vocabulary instruction. Journal of Literacy Research, 46(3), 330-357. doi: 10.1177/1086296X14551474

Whorrall, J., & Cabell, S. Q. (2016). Supporting children’s oral language development in the preschool classroom. Early Childhood Education Journal, 44, 335-341. doi: 10.1007/s10643-015-0719-0

Published

2019-03-08

How to Cite

Varanda, C. de A., Mendes, E. C. de C. S., Cresce, M. da G. G. de M., Nascimento, R. de C. G. van opstal, Fernandes, F. D. M., & Regina de Jesus Grillo, K. . (2019). Early identification and intervention on language deficits and behavioral difficulties in early childhood education. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35313

Issue

Section

Estudos Empíricos