Motivational Interviewing for Health Sciences Students: The Results of Training

Authors

  • Fernanda Pasquoto de Souza Universidade Luterana do Brasil
  • Elisabeth Meyer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Margareth da Silva Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3552

Keywords:

Graduate students, Motivational interviewing, Training, Health courses

Abstract

This study sought to evaluate the effectiveness of Motivational Interviewing (MI) training on undergraduate students in the senior year of different healthcare courses. Using a pre and post-test quasi-experimental design, 60 undergraduate students received an eight-hour Motivational Interviewing basic skills training. Basic skills were assessed using a clinical vignette, the Confidence and Importance Ruler and The Helpful Responses Questionnaire, which was coded using the Motivational Interviewing Skill Code. The training was associated with improvements in motivational interviewing basic skills. Students also showed increased awareness of the importance of using these skills with patients, even after a brief training.

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Author Biographies

Fernanda Pasquoto de Souza, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP. Doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é Professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental, Entrevista Motivacional, atuando principalmente nos seguintes temas: transtorno obsessivo-compulsivo, trabalho em equipe, terapia cognitivo comportamental em grupo e tradução e validação de escalas.

Elisabeth Meyer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Terapia Ocupacional pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Psiquiatria pela mesma Instituição (2009). Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental, desde 2001 (UFRGS) e treinamento avançado em Terapia Cognitiva no Beck Institute (Pensilvânia, EUA). Ministra aulas, em diferentes cursos de pós-graduação, na área do Transtorno Alimentar e Reeducação Alimentar. Possui formação em técnicas avançadas de Entrevista Motivacional com treinamento em Albuquerque (EUA) com William Miller e Theresa Moyers. Participa como palestrante de eventos e cursos que abordam a Entrevista Motivacional, Estágios de Mudança e o Mapeamento Cognitivo.

Margareth da Silva Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUC/RS

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado na University of Maryland Baltimore County (UMBC-USA) em 2008. Atualmente é pesquisadora Produtividade CNPq-1D, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Tratamento em Psicoterapia Cognitiva e Comportamental.Coordenadora do LABICO (laboratório de Intervenções Cognitivas). Coordenadora do curso de especialização em Terapia cognitivo-comportamental-modalidade a distância da PUCRS. Participante do Grupo de Trabalho " Pesquisa Básica e Aplicada em uma perspectiva Cognitivo-comportamental " na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Sócia- fundadora da FBTC ( Federação Brasileira de Terapias Cognitivas).Membro da Diretiva da ALAPCO (Associação Latimo-Americana de Psicoterapias Cognitivas (2012-215). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Avaliação e Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Validação de Instrumentos, Dependência Química, Síndrome Metabólica, Entrevista Motivacional, Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Terapia de Esquemas, Habilidades Sociais, Terapia Cognitivo-Comportamental.

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Published

2019-02-22

How to Cite

Souza, F. P. de, Meyer, E., & Oliveira, M. da S. (2019). Motivational Interviewing for Health Sciences Students: The Results of Training. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3552

Issue

Section

Estudos Empíricos

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