Temporality and Interpretability: Analysis of Narratives

Authors

  • Maria C.D.P. Lyra Universidade Federal de Pernambuco
  • Anália K. R. Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Luciane DeConti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

Narrative, Meaning, Time, Temporality, Interpretability

Abstract

This paper highlights the importance of maintaining vertical consistence in narrative studies investigating human psyche. The principles of temporality and interpretability, proposed by classic authors as Bruner, Polkinghorne, Ricoeur e Sarbin, are taken as guidelines to maintain this consistence. To illustrate this idea, two narratives dealing with different themes are analyzed: one referring to school experience and the other to academic supervision of psychotherapy. For the first one the processes of segmentation and entanglement of the engaging time in the world of action compose the key-elements to analyze the meaning of school experience. For the second, different narrating times - one of the trainee and the other of the supervisor - create an interdiscourse from which meaning emerges as a consequence of the interrelationships of diverse narrating times.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria C.D.P. Lyra, Universidade Federal de Pernambuco

Vincula à Pós-graduação em Psicologia Cognitiva ”“ UFPE. Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1972). Mestrado em Psicologia (Cornell University - 1975) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - Universidade de São Paulo - 1988). Pós-doutorado North Carolina University e Utah University ”“ Visiting Scholar ”“ CNPq Pesquisador Senior). Vinculada à pós-graduação em Psicologia Cognitiva ”“ UFPE. Criou, em 1989, o Laboratório de Comunicação e Linguagem na Primeira Infância ”“ LabCom - na UFPE, voltado para estudos sobre processos/aspectos dinâmicos do desenvolvimento no início da vida, mantendo, sobre este tema, diversas interações, muitas delas desde 1989; destacam-se as cooperações com Jaan Valsiner, Cynthia Lightfoot e Alan Fogel. Desenvolveu o modelo EEA para descrever e compreender a comunicação mãe-bebê. Adota uma perspectiva idiográfica, ressaltando-se o papel da história, chamada de processo de historicidade e concebida como necessária para o estudo do desenvolvimento humano. Desde 2011, têm crescido os estudos do desenvolvimento inserido na cultura, o que transformou o LabCom no Laboratório de Estudos do Desenvolvimento na Cultura: Comunicação e Práticas Sociais ”“ LabCCom. Cooperações atuais: (a) como professora/pesquisadora no International Professional Programme in Cultural Psychology and Social Practice, liderado por Jaan Valsiner (Universidade de Aalborg, Dinamarca); (b) com o grupo de estudos sobre maternidade liderado por Ana Cecília Bastos (UFBA e UCSAL); (c) cooperação, sobretudo teórica, com Marie-Cécile Bertau (Universidade de Munique); (d) início de uma cooperação com a Neuropsicologia com Izabel Hazin e Symone Melo (UFRN); início de uma cooperação técnica com o IFPE, Belo Jardim (programa de formação continuada de profissionais da educação do IFPE sobre “a construção cultural da diversidade e suas práticas sociais”).

Anália K. R. Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Professor e Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - IFPE Linhas de Pesquisa: Sujeito da Educação: cultura e construção da identidade Educação: a construção dos sujeitos nos significados narrativos Educação e Gênero: construção histórica da identidade de professora Políticas de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Profissional do IFPE Participa dos Grupos de Pesquisa do CNPq: Sujeitos da educação: Cultura e Construção da Identidade - IFPE   (líder) Laboratório de Estudos do Desenvolvimento na Cultura: Comunicação e Práticas Sociais - LabCCom (antigo - Laboratório de Comunicação e Linguagem na Primeira Infância - LabCom) - UFPE   (pesquisador)

Luciane DeConti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Linhas de pesquisa: Psicologia, cultura e subjetividade Cultura e Cognição Narrativa, cultura e subjetividade

Published

2019-02-19

How to Cite

Lyra, M. C., Ribeiro, A. K. R., & DeConti, L. (2019). Temporality and Interpretability: Analysis of Narratives. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/23043

Issue

Section

Artigos