Bullying na Adolescência

Avaliação Psicológica com Métodos Projetivos (Escola de Paris)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e39402.en

Palavras-chave:

Bullying, Adolescência, Avaliação psicológica, Saúde mental

Resumo

Analisa-se o impacto psicológico do bullying escolar em adolescentes. Trata-se de pesquisa exploratória clínico-qualitativo com estudo de casos múltiplos de quatro adolescentes que sofreram bullying, com idade entre 15 e 17 anos. Utiliza-se como instrumentos: Entrevista Semiestruturada; Escala SCL-90-R; Método de Rorschach e Teste de Apercepção Temática (Escola de Paris). Resultados mostraram sinais de depressão, ansiedade, comportamentos autolesivos e tentativas de suicídio. Na Escala SCL-90-R sobressaíram em dois casos, cinco dos nove fatores psicopatológicos. No Rorschach predomina Tipo de Ressonância Íntima coartado e extroversivo, com reatividade afetiva e capacidade de relacionamentos interpessoais afetadas em alguns casos. No Teste de Apercepção Temática destacam-se procedimentos que indicam labilidade e rigidez. A presença do bullying aponta para dinamismo psíquico próprio em cada caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rowena Carraca Neves , University of Brasilia, Brasília, DF, Brasil

Psicóloga, Mestre pelo  Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília.

Deise Amparo, University of Brasilia, Brasília, DF, Brasil

Professora Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia Clínica. Instituto de Psicologia - Departamento de Psicologia Clínica

 

Marjorie Roques, Université of Bourgogne, Dijon, França

Professeur Université de Bourgogne, Laboratoire Psy Drepi EA-7458,  Département  de Psychologie, Maison de l'Université, Esplanade Erasme, 21078 Dijon, France

Bruno Cavaignac Campos Cardoso , University of Brasilia, Brasília, DF, Brasil

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia Clínica.Professor Assistente do IESB (CESB-DF). Instituto de Psicologia - Departamento de Psicologia Clínica - Campus Universitário Darcy Ribeiro. Asa Norte. CEP: 70910-900 - Brasília, DF – Brasil

 

Referências

Alckmin-Carvalho, F., Izbicki, S., Fernandes, L., Barufi, F. & Melo, M. H.S. (2014). Estratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionais. Avaliação Psicológica, 13(3), 343-350. https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9121

Azoulay, C., Emmanuelli, M., Corroyer, D. (2012).Nouveau manuel de cotation des formes au Rorschach Dunod. https://doi.org/10.3917/dunod.azoul. 2012.01

Bandeira, C. M. & Hutz, C. S. (2010). As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes. Psicologia Escolar e Educacional, 14(1), 131-138. https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100014

Barzilay. S. , Brunstein K. A., Apter, A., Carli, V., Wasserman, C., Hadlaczky, G., Hoven, CW., Sarchiapone M., Balazs J., Kereszteny, A., Brunner, R., Kaess, M., Bobes, J., Saiz, P., Cosman, D., Haring, C., Banzer, R., Corcoran, P., Kahn, JP., Postuvan, V., Podlogar, T., Sisask, M., Varnik, A. & Wasserman, D. (2017). Bullying Victimization and Suicide Ideation and Behavior Among Adolescents in Europe: A 10-Country Study. J Adolesc Health, 61(2), 179-186. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2017.02.002

Brunstein, K. A., Barzilay, S., Apter, A., Carli, V., Hoven, CW., Sarchiapone, M., Hadlaczky, G., Balazs, J., Kereszteny, A., Brunner, R., Kaess, M., Bobes, J., Saiz PA., Cosman, D., Haring, C., Banzer, R., McMahon, E., Keeley, H., Kahn, JP., Postuvan, V., Podlogar, T., Sisask, M., Varnik, A. & Wasserman, D. (2018). Bi-directional longitudinal associations between different types of bullying victimization, suicide ideation/attempts, and depression among a large sample of European adolescents. J Child Psychol Psychiatry, 60(2), 209-215. https://doi.org/10.1111/jcpp.12951

Brunstein K. A., Snir A., Apter A., Carli V., Wasserman C., Hadlaczky G., Hoven CW, Sarchiapone M., Balazs J., Bobes J., Brunner R., Corcoran P., Cosman D., Haring C., Kahn JP., Kaess M., Postuvan V., Sisask M., Tubiana A., Varnik A., Žiberna J. & Wasserman D. (2016). Association between victimization by bullying and direct self injurious behavior among adolescence in Europe: a ten-country study. Eur Child Adolesc Psychiatry,25(11), 1183-1193. https://doi.org/10.1007/s00787-016-0840-7

Brelet-Foulard, F. & Chabert, C. (2008). Novo Manual do TAT: Abordagem Psicanalítica[Nouveau Manuel du TAT: Approche Psychanalytique] (A. J. Lelé, Trans). Vetor. (Original work published 2003)

Chabert, C., Louët, E., Azoulay, C. & Verdon, B. (2020). Manuel du Rorschach et du TAT: Interprétationpsychanalytique [Rorschach and TAT Manual: Psychoanalytic Interpretation] Dunod.

Chudal, R., Tiiri, E., Brunstein, K. A., Ong, SH., Fossum, S., Kaneko, H., Kolaitis, G., Lesinskiene, S., Li L., Huong, MN., Praharaj, SK., Sillanmäki, L., Slobodskaya, HR., Srabstein, JC., Wiguna, T., Zamani, Z. & Sourander, A. (2021). Eurasian Child Mental Health Study (EACMHS) Group. Victimization by traditional bullying and cyberbullying and the combination of these among adolescents in 13 European and Asian countries. Eur Child Adolesc Psychiatry Apr 21. https://doi.org/10.1007/s00787-021-01779-6

Carvalho, F. A., Izbick, S., Fernandes, L. F. B. & Melo, M. H. S. (2014). Estratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionais. Avaliação Psicologica, 13(3), 343-350. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712014000300006&lng=pt&tlng=pt

Derogatis, LR. (2015). Manuel du SCL-90 Montreuil : ECPA.

Escobar, D., Noll, P., Jesus, T. & Noll, M. (2020). Assessing the Mental Health of Brazilian Students Involved in Risky Behaviors. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(10), 3647. https://doi.org/10.3390/ijerph17103647

Gosselin, M., Bergeron, J. (1993).Evaluation des qualitéspsychométriques du questionnaire de santé mentale SCL-90 Jehel L, editors. Cahiers de recherche du RISQ.

Pepler, D., Craig, W., Jiang, D. & Connolly, J. (2008). The development of bullying. International Journal of Adolescent Medicine and Health, 20(2), 113-120.https://doi.org/10.1515/IJAMH.2008.20.2.113

Cristovam, M. A., Osaku, N. O., Gabriel, G. F. C. P., Ribas, J. & Alessi, D. (2010). Atos de bullying entre adolescentes em colégio público de Cascavel. Adolescencia e Saude, 7(4), 46-54.

Derogatis, L. R. (1994). SCL-90-R. Administration, Scoring and Procedures Manual (Third Edition). Minneapolis: National Computer Systems.

Eze, JE., Chukwuorji, JC., Ettu, PC., Zacchaeus, EA., Iorfa, SK & Nwonyi, SK. (2019). Bullying and Suicide Ideation: Testing the Buffering Hypothesis of Social Support in a Sub-Saharan African Sample. J Child Adolesc Trauma 6, ;14(1), 19-27. https://doi.org/10.1007/s40653-019-00294-w

Galván, G., Chaverra, C., Ricardo, G., Vásquez De la Hoz, F., Martelo, G., Barchelot Aceros, L. & Oviedo, J. (2020). Relación entre bullying y conductas suicidas en adolescentes: una revisión sistemática. Vertex (Buenos Aires, Argentina). 31. 13-20 https://www.researchgate.net/publication/340438800_Relacion_entre_bullying_y_conductas_suicidas_en_adolescentes_una_revision_sistematica

Geel, M., Goemans, A., Zwaanswijk, W. & Vedder, P. (2021). Does peer victimization predict future suicidal ideation? A meta-analysis on longitudinal studies. Aggression and Violent Behavior https://doi.org/10.1016/j.avb.2021.101577

Idsoe T, Dyregrov A, Idsoe EC. (2012) Bullying and PTSD symptoms. J Abnorm Child Psychol, 40(6), 901-11. https://doi.org/10.1007/s10802-012-9620-0

Jardim-Maran, M. L. S, Pasian, S. R., &Okino, E. T. K. (2015). Normative study of Rorschach (Parisian School) for Brazilian adolescents. Paidéia, 25(62), 333-342. https://doi.org/10.1590/1982-43272562201507

Jungert, T., Karatas, P., Iotti, N. O. & Perrin, S. (2021). Direct Bullying and Cyberbullying: Experimental Study of Bystanders’ Motivation to Defend Victims and the Role of Anxiety and Identification With the Bully. Frontiers in Psychology, 11. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.616572

Kaess M. (2018). Bullying: peer-to-peer maltreatment with severe consequences for child and adolescent mental health.EurChildAdolescPsychiatry, 27, 945-9477. https://doi.org/10.1007/s00787-018-1201-5

Lelé, J. A .(2018) Teste de Apercepção Temática (TAT). Abordagem da Escola de Paris. [Thematic Apperception Test (TAT). Paris School Approach]. In Hutz, C. S.; Bandeira, D. R. & Trentini, C. M. (Orgs.), Avaliação Psicológica da Inteligência e da Personalidade [Psychological Assessment of Intelligence and Personality] (pp. 365-384). Artmed

Le, H., Tran, N., Campbell, M., Gatton, M., Nguyen, H. & Dunne, M. (2019). Mental health problems both precede and follow bullying among adolescents and the effects differ by gender: A cross-lagged panel analysis of school-based longitudinal data in Vietnam. International Journal of Mental Health Systems, 13(35), 1-10. https://doi.org/10.1186/s13033-019-0291-x

Menegotto, L. M. O., Pasini, A. I. & Levandowski, G. (2013). O bullying escolar no Brasil: uma revisão de artigos científicos. Psicologia: teoria e prática, 15(2), 203-215.http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872013000200016&lng=pt&tlng=pt

Mynard H, Joseph S, Alexander J. (2000). Peer-victimisation and posttraumatic stress in adolescents.Pers IndividDiffer, 29(5), 815-821. https://doi.org/10.1016/S0191-8869(99)00234-2

Olweus, D. (2012) Cyberbullying: An overrated phenomenon?.European Journal of Developmental Psychology, 9(5), 520-538. https://doi.org/10.1080/17405629.2012.682358

Pasian, S. R. (2010). O psicodiagnóstico de Rorschach em adultos: atlas, normas e reflexões [Rorschach's psychodiagnosis in adults: atlases, norms and reflections]. Casa do Psicólogo.

Pigozi, P. L., & Machado, A. L. (2015). Bullying na adolescência: Visão panorâmica no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 20(11),3509-3522. https://doi.org/10.1590/1413-812320152011.05292014

Pasian, S. & Amparo, D. (2018). O método de Rorschach na perspectiva da Escola de Paris [The Rorschach method from the perspective of the School of Paris]. In Hutz, C. S.; Bandeira, D. R. & Trentini, C. M. (Orgs.), Avaliação Psicológica da Inteligência e da Personalidade [Psychological Assessment of Intelligence and Personality] (pp.339-353). Artemed.

Popp, A. M., Peguero, A. A., Day, K. R., & Kahle, L. L. (2014). Gender, bullying victimization, and education.Violence and victims,29(5), 843-856.https://doi.org/10.1891/0886-6708.VV-D-13-00047

Roques, M., Amparo, D., Zabci, N., Drieu, D., Rebelo, T., &Cosseron, F. (2019). Le harcèlement chez les adolescents victimes :méthodologied’une recherche international en cours,Annales médico-psychologiques, 177(10), 999-1004. https://doi.org/10.1016/j.amp.2019.09.007

Silva, L. O. & Borges, S. B. (2018). Bullying nas escolas. Direito & Realidade, 6(5)27-40.https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/direito-realidade/article/view/1279/887

Stake, R. E. (2011). Pesquisa qualitativa: Como as coisas funcionam[Qualitative Research: StudyingHow Things Work ] (K. Reis, Trad.). Ed. Penso.

Ttofi M. M., Farrington D.P., LöselF & LoeberR . (2011). Do the victim of school bullied tend to become depressed later in life. A systematic review and meta-analysis in a non-clinical population at age 12 years. J Aggression Confl Peace Res, 3(2), 63-73. https://doi.org/10.1108/17596591111132873

Verztman, J. S. (2013). Estudo psicanalítico de casos clínicos múltiplos [Psychoanalytic study of multiple clinical cases] In A. M. Nicolaci- da-Costa, & D. R. Romão-Dias (Orgs.). Qualidade faz diferença: métodos qualitativos para a pesquisa em psicologia e áreas afins [Quality Matters: Qualitative Methods for Research in Psychology and Related Fields] (pp. 67-92). Loyola.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Carraca Neves , R., Amparo, D., Roques, M., & Cavaignac Campos Cardoso , B. (2023). Bullying na Adolescência: Avaliação Psicológica com Métodos Projetivos (Escola de Paris). Psicologia: Teoria E Pesquisa, 39. https://doi.org/10.1590/0102.3772e39402.en

Edição

Seção

Número Especial - CAPES/Print

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)