Avaliação da Eficácia do Programa Elos no Manejo Escolar do Comportamento Infantil: Um Ensaio Controlado Não Randomizado
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e38315.enPalavras-chave:
Good Behavior Game, eficácia, adaptação cultural, programa preventivo, saúde mental infantilResumo
O Programa Elos é resultante da adaptação cultural brasileira do Good Behavior Game (GBG), uma estratégia preventiva para a gestão de sala de aula, visando diminuir comportamentos agressivos e disruptivos. O objetivo foi discutir a eficácia do Elos em sua implementação, em 16 escolas públicas de ensino fundamental, em duas cidades brasileiras, em 2016. Delineado como ensaio clínico controlado não randomizado, com 1.731 estudantes, em 80 turmas divididas entre experimental e controle, utilizou-se Generalized Estimating Equation para verificar o efeito do programa. Houve indicações da eficácia do Elos na redução da agressividade em meninos. Esses resultados estão alinhados com outros estudos internacionais do GBG e sugerem que, após um estudo randomizado, o programa estaria pronto para sua disseminação no Brasil.
Downloads
Referências
Bayer, J., Hiscock, H., Scalzo, K., Mathers, M., McDonald, M., Morris, A., Birdseye, J., & Wake, M. (2009). A systematic review of preventive interventions for children's mental health: What would work in Australian contexts? Australian and New Zealand Journal of Psychiatry, 43(8), 695-710. https://doi.org/10.1080%2F00048670903001893
Barrish, H. H., Saunders, M., & Wolf, M. M. (1969). Good Behavior Game: Effects of individual contingencies for group consequences on disruptive behavior in a classroom. Journal of Applied BehaviorAnalysis, 2, 119-124. https://doi.org/10.1901/jaba.1969.2-119
Bowman-Perrott, L., Burke, M. D., Zaini, S., Zhang, N., & Vannest, K. (2016). Promoting positive behavior using the Good Behavior Game: A meta-analysis of single-case research. Journal of Positive Behavior Interventions, 18(3), 180-190. https://doi.org/10.1177/1098300715592355
Britto, P. R., Lye, S. J., Proulx, K., Yousafzai, A. K., Matthews, S. G., Vaivada, T., ... & Lancet Early Childhood Development Series Steering Committee. (2017). Nurturing care: Promoting early childhood development. The Lancet, 389(10064), 91-102. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31390-3
Catalano, R.F., & Hawkins, J.D. (1996). The social development model: A theory of antisocial behavior. In J.D. Hawkins(Ed.), Delinquency and Crime: Current Theories (pp 149-197). Cambridge University Press.
Daelmans, B., Darmstadt, G. L., Lombardi, J., Black, M. M., Britto, P. R ., Lye, S.,...& Richter, L. M . (2017). Early childhood development: The foundation of sustainable development. The Lancet , 389(10064), 9-11. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31659-2
Dolan, L. J., Kellam, S. G., Brown, C. H., Werthamer-Larsson, L., Rebok, G.W., Mayer, L. S., & Wheeler, L. (1993). The short-term impact of two classroom-based preventive interventions on aggressive and shy behaviors and poor achievement. Journal of Applied Developmental Psychology, 14, 317-345. https://doi.org/10.1016/0193-3973(93)90013-L
D’Tôlis, P. O. A. (2018). Avaliação da adaptação cultural do programa Elos - Construindo coletivos [Masters dissertation, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193636
Embry, D. D. (2002). The Good Behavior Game: A best practice candidate as a universal behavioral vaccine. Clinical Child and Family Psychology Review, 5, 273-297. https://doi.org/10.1023/A:1020977107086
Flower, A., McKenna, J., Bunuan, R., Muething, C., & Vega Jr, R. (2014). Effects of the Good Behavior Game on challenging behaviors in school settings. Review of Educational Research, 84(4): 546-571. https://doi.org/10.3102/0034654314536781
Ford, C. B., Keegan, N., Poduska, J. M., Kellam, S. G., & Litman, J. (2013). Good Behavior Game Implementation Manual American Institute for Research.
Garcia, D. (2018) Avaliação da fidelidade de implementação de um programa preventivo em saúde mental infantil baseado na escola [Masters dissertation, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório institucional da UFSC. https://pergamum.ufsc.br/pergamum/biblioteca/index.php
Hawkins, J. D., Jenson, J. M., Catalano, R., Fraser, M.W., Botvin, G. J, Shapiro, V. C., Brown, H., Beardslee, W., Brent, D., Leslie, L. K., Rotheram-Borus, M. J., Shea, P., Shih, A., Anthony, E., Haggerty, K. P., Bender, K., Gorman-Smith, D., Casey, E., & Stone, S. (2015). Unleashing the power of prevention [Discussion Paper]. Institute of Medicine and National Research Council. https://nam.edu/wp-content/uploads/2015/06/DPPowerofPrevention.pdf
Ialongo, N. S., Werthamer, L., Kellam, S. G., Brown, C. H., Wang, S., & Lin, Y. (1999). Proximal impact of two first-grade preventive interventions on the early risk behaviors for later substance abuse, depression, and antisocial behavior. American Journal of Community Psychology, 27, 599-641. https://doi.org/10.1023/A:1022137920532
Ialongo, N. S., Poduska, J., Werthamer, L., & Kellam, S. G. (2001). The distal impact of two first-grade preventive interventions on conduct problems and disorder in early adolescence. Journal of Emotional and Behavioral Disorders, 9(3), 146-160. http://doi.org/10.1177/106342660100900301
Joslyn, P. R., Donaldson, J. M., Austin, J. L., & Vollmer, T. R. (2019). The Good Behavior Game: A brief review. Journal of Applied Behavior Analysis, 52(3), 811-815. https://doi.org/10.1002/jaba.572
Kellam, S. G., Ling, X., Merisca, R., Brown, C.H., & Ialongo, N. (1998). The effect of the level of aggression in the first-grade classroom on the course and malleability of aggressive behavior into middle school. Dev Psychopathol, 10, 165-185. https://doi.org/10.1017/S0954579498001564
Kellam, S. G., Brown, C. H., Poduska, J. M., Ialongo, N. S., Wang, W., Toyinbo, P., & Wilcox, H. C. (2008). Effects of a universal classroom behavior management program in first and second grades on young adult behavioral, psychiatric, and social outcomes. Drug and Alcohol Dependence, 95(Suppl 1), S5-S28. http://doi.org/10.1016/j.drugalcdep.2008.01.004
Kellam, S. G., Mackenzie, A. C., Brown, C. H., Poduska, J. M., Wang, W., Petras, H., & Wilcox, H.C. (2011). The Good Behavior Game and the future of prevention and treatment. Addiction Science and Clinical Practice, 6, 73-84. PMCID: PMC3188824
Kellam, S. G., Wang, W., Mackenzie, A. C., Brown, C. H., Ompad, D. C., Or, F., & Windham, A. (2014). The impact of the good behavior game, a universal classroom-based preventive intervention in first and second grades, on high-risk sexual behaviors and drug abuse and dependence disorders into young adulthood. Prevention Science, 15(1), 6-18. http://doi.org/10.1007/s11121-012-0296-z
Koth, C. W., Bradshaw, C. P., & Leaf, P. J. (2009). Teacher observation of classroom adaptation-checklist: Development and factor structure. Measurement and Evaluation in Counseling and Development, 42(1), 15-30. https://doi.org/10.1177/0748175609333560
Ministério da Justiça (2016). Prevenção na escola: Guia do educador (Programa Elos: Construindo coletivos) Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/programa_elos_guia_educador.pdf
Ministério da Saúde (2018). Prevenção ao uso de drogas: Implantação e avaliação de programas no Brasil Ministério da Saúde. Disponível em http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50961
Leflot, G., Van Lier, P., Onghena, P., & Colpin, H. (2013). The role of children's on-task behavior in the prevention of aggressive behavior development and peer rejection: A randomized controlled study of the Good Behavior Game in Belgian elementary classrooms. Journal of School Psychology, 51(2), 187-199. http://dx.doi.org/10.1016/j.jsp.2012.12.006
Lorenzo, F., & Schneider, R. S. (2021). Subsídios para a implementação de programas de prevenção escolar nas séries iniciais. In S. Abreu, S.G. Murta, V.R. Rocha, & N. Pinheiro-Carozzo (Orgs.), A experiência brasileira de prevenção escolar e comunitária do uso de álcool e outras drogas: Registro histórico de adaptação, implementação e avaliação entre 2012 e 2016 (pp. 118-146). Rede Unida.
Ministério da Justiça. (2016). Prevenção na escola: Guia do educador (Programa Elos: Construindo coletivos) http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/programa_elos_guia_educador.pdf
Ministério da Saúde. (2018). Prevenção ao uso de drogas: Implantação e avaliação de programas no Brasil http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50961
Monceau, G. (2008). Implicação, sobreimplicação e implicação profissional. Fractal Revista da Psicologia, 20(1), 19-26. http://doi.org/10.1590/S1984-02922008000100007
Nolan, J. D., Houlihan, D., Wanzek, M., & Jenson, W. (2014). The Good Behavior Game: A classroom-behavior intervention effective across cultures. School Psychology International, 35(2), 191-205. https://doi.org/10.1177/0143034312471473
Poduska, J. M., Kellam, S. G., Wang, W., Brown, C. H., Ialongo, N. S., & Toyinbo, P. (2008). Impact of the Good Behavior Game, a universal classroom-based behavior intervention, on young adult service use for problems with emotions, behavior, or drugs or alcohol. Drug and Alcohol Dependence, 95(Suppl 1), S29-S44. https://doi.org/10.1016/j.drugalcdep.2007.10.009
Poduska, J. M., & Kurki, A. (2014). Guided by theory, informed by practice: Training and support for the good behavior game, a classroom-based behavior management strategy. Journal of emotional and behavioral disorders 22(2), 83-94. http://doi.org/10.1177/1063426614522692
Quinn, M. M., Jannasch-Pennell, A., & Rutherford, Jr., R. B. (1995). Using peers as social skills training agents for students with antisocial behavior: A cooperative learning approach. Preventing School Failure: Alternative Education for Children and Youth, 39(4), 26-31. https://doi.org/10.1080/1045988X.1995.9944639
Schneider, D. R., Oliveira, V., Oltramari, L., Grigolo, T., Catão, E., Pereira A. P. D., Cruz, J. I., & Sanchez, Z. (2014). Relatório de avaliação do projeto piloto de implementação e adaptação cultural do jogo Elos em escolas brasileiras em 2013 [Manuscrito não publicado]. Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Estado de São Paulo.
Schneider, D. R., Pereira, A. P. D., Cruz, J. I., Strelow, M., Chan, G., Kurki, A., & Sanchez, Z. M.. (2016). Evaluation of the implementation of a preventive program for children in Brazilian schools. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(3), 508-519. https://doi.org/10.1590/1982-3703000592016
Schneider, D.R., Kaszubowski, E., Garcia, D., Scaff, L., Moraes-Cruz, R., and Sanchez, Z.M. (2020). Psychometric properties of a Brazilian adaptation of the Teacher Observation of Classroom Adaptation-Revised Scale for Children’s Behavior. Acta Colombiana de Psicología, 23(1), 320-332. https://doi.org/10.14718/ACP.2020.23.1.15
Smith, S., Barajas, K., Ellis, B., Moore, C., McCauley, S., & Reichow, B. (2019). A meta-analytic review of randomized controlled trials of the Good Behavior Game. Behavior Modification, 45(4), 641-666. https://doi.org/10.1177%2F0145445519878670
Sloboda, Z., & Petras, H. (2014). Defining Prevention Science Springer.
Weis, R., Osborne, K. J., & Dean. E. L . (2015). Effectiveness of a universal, interdependent group contingency program on children's academic achievement: A countywide evaluation. Journal of Applied School Psychology, 31(3), 199-218. https://doi.org/10.1080/15377903.2015.1025322
Zeger, S. L., & Liang, K. (1986). Longitudinal data analysis for discrete and continuous outcomes.Biometrics,42(1), 121-130. https://doi.org/10.2307/2531248
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniela Ribeiro Schneider, Douglas Garcia, Paulo Otávio Andrade Oliveira D’Tolis, Alessandra Mafra Ribeiro, Joselaine Ida Cruz, Zila van der Meer Sanchez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.