Avaliação da Eficácia do Programa Elos no Manejo Escolar do Comportamento Infantil: Um Ensaio Controlado Não Randomizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e38315.en

Palavras-chave:

Good Behavior Game, eficácia, adaptação cultural, programa preventivo, saúde mental infantil

Resumo

O Programa Elos é resultante da adaptação cultural brasileira do Good Behavior Game (GBG), uma estratégia preventiva para a gestão de sala de aula, visando diminuir comportamentos agressivos e disruptivos. O objetivo foi discutir a eficácia do Elos em sua implementação, em 16 escolas públicas de ensino fundamental, em duas cidades brasileiras, em 2016. Delineado como ensaio clínico controlado não randomizado, com 1.731 estudantes, em 80 turmas divididas entre experimental e controle, utilizou-se Generalized Estimating Equation para verificar o efeito do programa. Houve indicações da eficácia do Elos na redução da agressividade em meninos. Esses resultados estão alinhados com outros estudos internacionais do GBG e sugerem que, após um estudo randomizado, o programa estaria pronto para sua disseminação no Brasil.

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Biografia do Autor

Daniela Ribeiro Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Profª. Titular do Depto de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) e Mestrado profissionalizante em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Tem graduação em Psicologia (UFSC, 1987), Mestrado em Educação (UFSC, 1993), Doutorado em Psicologia (PUC/SP, 2002), Pós-Doutorado em Ciência da Prevenção (Universidad de Valencia - España, 2012 e University of Miami - USA, 2019). Atividades de Pesquisa e Extensão estão na ênfase de Tratamento e Prevenção Psicológica, voltando-se para estudos dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, desenvolvimento e avaliação de estratégias, programas e sistemas de prevenção e promoção da saúde, Rede de Atenção Psicossocial. É especialista na obra do filósofo Jean-Paul Sartre, com vários estudos sobre psicologia e clínica existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas".  Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ.

Douglas Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo, Mestre em Psicologia (PPGP-UFSC), Doutorando em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina.

Paulo Otávio Andrade Oliveira D’Tolis, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo, Mestre em Psicologia (PPGP-UFSC), Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial (PSICLIN) da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Alessandra Mafra Ribeiro, Universidade de São Paulo - São Paulo

Psicóloga, mestre pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e pelo Interdisciplinary Studies Graduate Program (UBC). Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Psicologia do Desenvolvimento Infantil, com ênfase em Psicologia Transcultural, na University of British Columbia (Canadá), do Grupo de Pesquisa Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas na Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), e do Laboratório de Pesquisa e Prevenção em Educação e Saúde (USP).

Joselaine Ida Cruz, Universidade Federal de São Paulo

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva - Departamento de Medicina Preventiva - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola Paulista de Medicina. Especialista em Dependência Química pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD) da UNIFESP. Possui graduação em Farmácia Bioquímica e Homeopática pela Universidade São Judas Tadeu. Professora de Saúde Coletiva, Políticas Públicas, Metodologia Científica e Farmácia Magistral / Cosmetologia. Atuou como Pesquisadora/Coordenadora na área de prevenção ao uso de drogas em ambiente escolar e também como Coordenadora da Coleta de Dados do Programa de Prevenção ao uso de drogas em ambiente escolar do Ministério da Saúde avaliado pela UNIFESP - #Tamojunto 2.0 (2019). Atualmente é pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID).

Zila van der Meer Sanchez, Universidade Federal de São Paulo

É Professora Livre-Docente em Epidemiologia do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva nesta mesma instituição. Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela USP, mestrado, doutorado e pós-doutorado pela UNIFESP. Realizou parte de seu doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona, em Antropologia Social e Cultural e foi post-doctoral fellow em Epidemiologia na Michigan State University, nos EUA, com cursos de epidemiologia (especialmente análises de dados epidemiológicos) realizados na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health e Columbia University. É professora-orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UNIFESP e do Programa de Psiquiatria da mesma instituição. Leciona Epidemiologia para o curso de graduação em Medicina e pós-graduação em Saúde Coletiva da EPM. Responsável por auxílios à pesquisa na FAPESP, CNPq, Ministério da Saúde e UNODC (ONU). Autora de mais de 100 artigos científicos indexados. É editora associada dos periódicos PLOS One e BMC Public Health, assessora ad-hoc de agências de fomento à pesquisa nacionais (FAPESP, CNPq, FAPEMIG, FAPESB e FACEPE) e internacionais (Swiss National Science Foundation) e revisora de mais de 30 periódicos indexados. Suas principais linhas de pesquisa tratam do estudo do abuso de álcool (binge drinking) e outras drogas por adolescentes e jovens adultos, além da avaliação de resultados de programas de prevenção ao uso de drogas e violência escolar. É membro do Grupo Consultivo Técnico (GCT) sobre políticas álcool da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Foi membro do comitê de especialista para revisão das diretrizes internacionais de prevenção ao uso de drogas da UNODC-ONU. Foi consultora do PNUD-ONU para Políticas de Drogas no Estado de São Paulo.

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Publicado

2022-10-17

Como Citar

Schneider, D. R., Garcia, D., D’Tolis, P. O. A. O. ., Ribeiro, A. M. ., Cruz, J. I. ., & Sanchez, Z. van der M. . (2022). Avaliação da Eficácia do Programa Elos no Manejo Escolar do Comportamento Infantil: Um Ensaio Controlado Não Randomizado. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e38315.en

Edição

Seção

Estudos Empíricos