Educação para o Caráter Baseada em Forças para Idosos: Um Estudo Quase-Experimental

Autores

  • Eduarda Rezende Freitas Universidade Católica de Brasília
  • Altemir José Gonçalves Barbosa
  • Carmem Beatriz Neufeld

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e372120

Palavras-chave:

Psicologia Positiva; gerontologia; intervenção positiva; bem-estar psicológico

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar uma intervenção de Educação para o Caráter Baseada em Forças para Idosos (Educafi) e seus efeitos nas variáveis forças do caráter, bem-estar psicológico, satisfação com a vida e sintomas depressivos. Participaram da pesquisa 41 idosos distribuídos em três grupos: experimental, controle ativo e controle. Todos responderam aos mesmos questionários em três momentos, pré, pós e pós-teste tardio. Resultados estatisticamente significativos foram obtidos para os sintomas depressivos, mas não para os construtos positivos analisados. Idosos que participaram da Educafi diminuíram os níveis dessa sintomatologia do pré para o pós-teste, porém no pós-teste tardio retornaram aos patamares iniciais. Os resultados são discutidos e sugestões para essa e outras intervenções positivas para idosos são apresentadas.

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

Rezende Freitas, E., José Gonçalves Barbosa, A., & Neufeld, C. B. (2021). Educação para o Caráter Baseada em Forças para Idosos: Um Estudo Quase-Experimental. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e372120

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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