Funções Executivas em Crianças com TDAH e/ou Dificuldade de Leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3623%20

Palavras-chave:

Controle executivo, Déficit de atenção, Leitura

Resumo

Objetivou-se comparar o desempenho em Funções Executivas (FEs: controle inibitório, memória de trabalho auditiva e visuoespacial, flexibilidade cognitiva e fluência verbal) de crianças com TDAH, com dificuldade de leitura (DL), com comorbidade entre TDAH e dificuldade de leitura (TDAH/DL) e sem queixas de TDAH e dificuldades de leitura (SDL). Participaram 104 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 11 anos. Os resultados apontaram piores desempenhos do TDAH/DL na maioria das FEs avaliadas quando comparado aos demais grupos. O grupo de crianças TDAH apresentou melhor desempenho do que o DL em fluência verbal semântica. O SDL obteve melhores escores que o TDAH/DL e o DL em praticamente todas as FEs avaliadas, mas não se diferenciou do TDAH.

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Biografia do Autor

Estephane Enadir Lucena Duarte Pereira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Psicopedagogia pela UFPB (2013). Membro ativo do Núcleo de Estudos em Saúde Mental Educação e Psicometria (NESMEP), coordenado pela Profª Drª Carla Alexandra da Silva Moita Minervino. Atua principalmente nos temas: leitura, funções executivas, habilidades preditoras da leitura, dislexia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, cognição, aprendizagem, motivação para o estudo e estratégias de estudo. Com interesse em neuropsicologia, neurociência e educação.

Carla Alexandra da Silva Moita Minervino, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Estágio pós-doutoral em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Professora da Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP).Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, neuropsicologia, emoção e cognição.

Lara Fechine Piquet da Cruz, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Psicóloga com formação em Psicologia Cognitivo-Comportamental pela UFPB e Pós-Graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental. Foi intercambista pelo Programa de Mobilidade Internacional (PROMOBI) em Portugal no Instituto Superior da Maia (ISMAI) no período de 2013.2 e realizou estágio extra-curricular em Portugal, na mesma instituição (ISMAI), na área de Psicologia Clínica/Psicoterapia. Esteve vinculada ao Grupo de Pesquisa em Saúde Mental e Dependência Química (GPSMDQ) coordenado pela Professora Dra. Silvana Carneiro Maciel e está vinculada ao Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP) coordenado pela Professora Dra. Carla Alexandra S. Moita Minervino. Realizou estágio obrigatório na clínica de Psicologia da UFPB tendo como supervisora a Professora Dra. Nilse Chiapetti e possui experiência em Psicologia Clínica pela abordagem cognitivo-comportamental. Realizou atendimento clínico no Hospital Universitário Lauro Wanderley

Rauni Jandé Roama-Alves, Universidade Federal de Rondonópolis, Rondonópolis, MT, Brasil

Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), câmpus de Rondonópolis. Doutor e Mestre em Psicologia (subárea Avaliação Psicológica/Escolar) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Possui especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil e aprimoramento em Psicopedagogia Aplicada à Neurologia Infantil, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria infantil e Profissões afins (ABENEPI) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Participante do Grupo de Trabalho em "Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Membro do Grupo de Pesquisa em "Neurodesenvolvimento, Aprendizagem e Escolaridade" do CNPq. Professor convidado do curso de especialização em Neuropsicologia da UNICAMP. Grande parte de seus trabalhos é referente à Avaliação Psicológica, Psicometria, Neuropsicologia, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Psicologia Escolar e Educacional e do Desenvolvimento Humano.

Josemberg Moura Andrade, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Possui formação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e os títulos de mestre (2005) e de doutor (2008) em Psicologia Social e do Trabalho na área de Avaliação e Medida pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor Adjunto IV do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST) e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) - nível mestrado e doutorado - ambos na Universidade de Brasília (UnB). É membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (Satepsi), professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde do Departamento de Estatística da UFPB. Também é editor associado da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB) na área de avaliação psicológica e membro da Comissão Assessora de Especialistas em Avaliação de Políticas Educacionais do INEP/MEC. Foi coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Medidas Psicológicas (GPAMP/UFPB) e segundo Secretário da diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica - IBAP (gestão 2015-2017). Exerceu a função de psicometrista no Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE/UnB) e colaborou como assistente de pesquisa no Canadian Research Institute for Social Policy/ Universidade de Nova Brunswick/Canadá. Tem experiências em Psicologia e Educação com ênfase na Construção e Validação de Escalas Atitudinais, Testes Psicológicos e Testes Educacionais para avaliação em larga escala. Tem desenvolvido pesquisas na área de elaboração e validação de instrumentos psicológicos com destaque para a avaliação da personalidade, transtornos de personalidade, inteligência e interesses profissionais. Suas principais áreas de interesse são: Avaliação Psicológica, Psicometria aplicada e básica, Personalidade, Transtornos de Personalidade, Avaliação Educacional, Teoria de Resposta ao Item, Testagem Adaptativa por Computador, Psicologia Social, Psicologia Organizacional.

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Publicado

2020-08-10

Como Citar

Enadir Lucena Duarte Pereira, E., da Silva Moita Minervino, C. A. ., Fechine Piquet da Cruz, L. ., Jandé Roama-Alves, R., & Moura Andrade, J. (2020). Funções Executivas em Crianças com TDAH e/ou Dificuldade de Leitura. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3623

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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