Oficinas de Leitura e Escrita: Prática Psicológica de Assistência Estudantil na Universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e372119

Palavras-chave:

Psicologia educacional, Educação superior, Letramento, Oficinas, Análise do discurso

Resumo

O artigo analisa o uso de oficinas de leitura e escrita como prática possível para a assistência psicológica estudantil, ao promover um espaço mediador para o exercício da leitura e escrita criativa e para a problematização da autoria nas práticas acadêmicas. As oficinas foram realizadas com grupos de estudantes de graduação de duas universidades públicas, e seu método consistiu em rodas de conversa e atividades de leitura e escrita em diferentes gêneros textuais. Os depoimentos e textos produzidos pelas participantes foram submetidos a uma análise discursiva de base bakhtiniana. Os resultados destacam as oficinas como espaço de assistência psicológica capaz de promover o compartilhar de sentidos sobre as relações e as práticas acadêmicas e sobre as possibilidades de ser estudante autor-leitor-escritor.

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Biografia do Autor

Andréa Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Andréa Vieira Zanella é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular aposentada da UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2021-11-03

Como Citar

Zonta, G. A., & Zanella, A. V. . (2021). Oficinas de Leitura e Escrita: Prática Psicológica de Assistência Estudantil na Universidade. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e372119

Edição

Seção

Estudos Empíricos