Preditores das Crenças de Autoeficácia de Jovens Frente aos Papéis de Adulto
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e373513%20Palavras-chave:
Adultez emergente, Habilidades sociais, Autoeficácia, Solidariedade intergeracionalResumo
O objetivo do estudo foi testar um modelo de predição para as crenças de autoeficácia de jovens face aos papéis de adulto, identificando seus recursos e de seus contextos. Participaram 434 jovens de ambos os sexos (idade entre 18 e 29 anos), provenientes majoritariamente do estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Autoeficácia face aos Papéis de Adulto; Inventário de Habilidades Sociais; Índice de Solidariedade Intergeracional; Inventário de Dimensões da Adultez Emergente; Critério de Classificação Econômica Brasil. Resultados indicaram que as variáveis sexo, foco em si, instabilidade, valores familiarese habilidades sociais de expressão de sentimentos positivospredisseram as crenças de autoeficácia dos jovens.São discutidas as implicações desses resultados para pesquisas de avaliação e intervenção.
Downloads
Referências
Ambiel, R. A. M., Noronha, A.P.P., & Santos, A. A. A. (2011). Escala de Auto-Eficácia para Escolha Profissional: Avaliação Preliminar das Propriedades Psicométricas. Psicologia para América Latina , ( 21), 57-71.
Andrade, C. (2010). Transição para a Idade Adulta: Das Condições Sociais à s Implicações Psicológicas. AnálisePsicológica, 2(28), 252-267.
Antonucci, T. C. (1985). Personal Characteristics, Social Support, and Social Behavior. Em R. H. Binstock,& E. Shanas (Orgs.), Handbook of Aging and the Social Sciences (pp. 94-128). Van Nostrand Reinhold
Arnett, J. J. (2000). Emerging Adulthood: A Theory of Development from Late Teens through the Twenties. American Psychologist, 55(5), 469-480.
Arnett, J. J. (2007). Emerging Adulthood: What Is It, and What Is It Goodfor? Child Development Perspectives, 1(2), 68-73. http://dx.doi.org/10.1111/j.1750-8606.2007.00016.x
Arnett, J. J. (2011). Emerging Adulthood(s): The Cultural Psychology of a New Life Stage. Em L. A. Jensen (Org.), Bridging Cultural and Developmental Approaches to Psychology: New Synthesis in Theory, Research, and Policy (pp. 255-275). Oxford University Press.https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195383430.001.0001
Arnett, J. J. (2016). Does Emerging Adulthood Theory Apply Across Social Classes? National Data on a Persistent Question. Emerging Adulthood, 4(4), 227-235. http://dx.doi.org10.1177/2167696815613000
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. (2014). Questionário Critério Brasil - Dados com Base no Levantamento Socioeconômico de 2010. Recuperado de http://www.abep.org/criterio-brasil
Bandura, A. (1989). Human Agency in Social Cognitive Theory. American Psychologist, 44(9), 1175-1184. http://dx.doi.org/10.1037/0003-066X.44.9.1175
Bandura, A. (2006). Toward a Psychology of Human agency. Perspectives on Psychological Science, 1(2), 164-180.http://dx.doi.org/10.1111/j.1745-6916.2006.00011.x
Beauchamp, M., & Anderson, V. (2010). SOCIAL: An Integrative Framework for the Development of Social Skills. Psychological Bulletin, 136(1), 39-64.https://doi.org/10.1037/a0017768
Bengtson, V. L., & Roberts, R. E. L. (1991). Intergenerational Solidarity in Aging Families: An Example of Formal Theory Construction. Journal of Marriage and Family, 53(4), 856-870. https://doi.org/10.2307/352993
Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2015). Anxiety and Depression in Brazilian Undergraduate Students: The Role of Sociodemographic Variables, Undergraduate Course Characteristics and Social Skills. British Journal of Applied Science & Technology, 5(3), 297-307. http://dx.doi.org/10.9734/BJAST/2015/13004
Brandão, T., Saraiva, L., & Matos, P. M. (2012). O prolongamento da transição para a idade adulta e o conceito de Adultez emergente: Especificidades do contexto português e brasileiro. Análise Psicológica, 10(3), 301-313.
Braz, A. C. (2013). Habilidades sociais e solidariedade intergeracional no relacionamento entre pais idosos e filhos adultos[Tese de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório institucional UFSCar.http://www.ppgpsi.ufscar.br/corpo-discente/todas/teses/teseacb.pdf/at_download/file
Braz, A. C., Comodo, C. N., Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A., & Fontaine, A. M. (2013). Habilidades Sociales e Intergeneracionalidaden las Relaciones Familiares.Apuntes de Psicologia,31(1), 77-84.
Coimbra, S., & Fontaine, A. M. (2010a). Construction and Validation of Self-Efficacy towards Adult Roles Scale. Contemporary Issues in Education, 1(1), 7-22.
Coimbra, S.,& Fontaine, A. M. (2010b). Será que Sou Capaz? Estudo Diferencial de Auto-Eficácia com Alunos do 9.º ano. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 11(1), 5-22.
Coimbra, S., & Fontaine, A. M. V. G. (2015c). Resiliência e Habilidades Sociais: Reflexões Conceituais e Práticas para uma Nova Geração. Em Z. A. P. Del Prette, A. B. Soares, C. S. Pereira-Guizzo, M. F. Wagner, & V. B. R. Leme (Ors.), Habilidades Sociais: Diálogos e Intercâmbios sobre Pesquisa e Prática (pp. 186-220).Sinopsys.
Coimbra, S., & Mendonça, M. G. (2013). Intergenerational Solidarity and Satisfaction with Life: Mediation Effects with Emerging Adults. Paideia, 23(55), 161-169. http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272355201303
Coimbra, S., Ribeiro, L., & Fontaine, A. M. (2013). Intergenerational Solidarity in an Ageing Western Society: Sociodemographic Determinants of Intergenerational Support to Elderly Parents. Em I. Albert & D. Ferring (Orgs.), Intergenerational Relations: European Perspectives on Family and Society (pp. 205-222). The Policy Press. https://doi.org/10.2307/j.ctt9qgmk2
Côté, J. E., & Bynner, J. M. (2008). Changes in the Transition to Adulthood in the UK and Canada: The Role of Structure and Agency in Emerging Adulthood. Journal of Youth Studies, 11(3), 251-268. http://dx.doi.org/10.1080/13676260801946464
Crockett, L. J. & Beal, S. J. (2012). The Life Course in the Making: Gender and the Development of Adolescents' Expected Timing of Adult Role Transitions. DevelopmentalPsychology, 48(6), 1727-1738. http://dx.doi.org/10.1037/a0027538
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2009). Inventário de Habilidades Sociais para adolescentes (IHSA - Del-Prette): Manual de Aplicação, Apuração e Interpretação. Casa do Psicólogo.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2010). Habilidades Sociais e Análise do Comportamento: Proximidade Histórica e Atualidades. Perspectivas em Análise do Comportamento , 1(2), 38-49.
Dutra-Thomé, L., & Koller, S. H. (2014). Emerging Adulthood in Brazilians of Differing Socioeconomic Status: Transition to Adulthood. Paidéia (Ribeirão Preto), 24(59), 313-322. http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272459201405
Dutra-Thomé, L., & Koller, S. H. (2017). Brazilian Version of the Inventory of the Dimensions of Emerging Adulthood: Investigating the Current Transition to Adulthood. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), 25(3), 901-912.http://dx.doi.org/10.9788/tp2017.3-01
Dutra-Thomé, L., Pereira, A. S., & Koller, S. H. (2016). O Desafio de Conciliar Trabalho e Escola: Características Sociodemográficas de Jovens Trabalhadores e Não-Trabalhadores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(1), 101-109.http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722016011944101109
Erozkan, A. (2013). The Effect of Communication Skills and Interpersonal Problem Solving Skills on Social Self-Efficacy. Educational Sciences: The Theory & Practice, 13(2), 739-745.
Fingerman, K. L., Pitzer, L. M., Chan, W., Birditt, K., Franks, M. M., & Zarit, S. (2010). Who Gets What and Why? Help Middle-Aged Adults Provide to Parents and Grown Children. The Journals of Gerontology Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, 66B(1), 87-98. http://dx.doi.org/10.1093/geronb/gbq009
Fontes, A. P., & Azzi, R. G. (2012). Crenças de Autoeficácia e Resiliência: Apontamentos da Literatura Sociocognitiva. Estudos de Psicologia (Campinas), 29(1), 105-114. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000100012
Gentile, B., Twenge, J. M., & Campbell, W. K. (2010). Birth Cohort Differences in Self-Esteem, 1988-2008: A Crosstemporal Meta-Analysis. Review of General Psychology, 14(3), 261-268. http://dx.doi.org/10.1037/a0019919
Guerreiro, M. D., & Abrantes, P. (2005). Como Tornar-se Adulto: Processos de Transição na Modernidade Avançada. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 20(58), 157-212.
Iaochite, R. T., Costa Filho, R. A., Matos, M. M., & Sachimbombo, K. M. C. (2016). Autoeficácia no campo educacional: Revisão das publicações em periódicos brasileiros. Psicologia Escolar e Educacional, 20(1), 45-54. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2016/0201922
Lennartsson, C., Silverstein, M., & Fritzell, J. (2010). Time-for-Money Exchanges between Older and Younger Generations in Swedish Families. Journal of Family Issues, 31(2), 189-210. http://dx.doi.org/10.1177/0192513X09344158
Leme, V. B. R., Fernandes, L. M., Jovarini, N., El Achkar, A. M. N., & Del Prette, Z. A. (2016). Social Skills Program for Adolescents in Vulnerable Social Contexts. Psico-USF, 21(3), 595-608. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210313
Lowenstein, A. (2007). Solidarity-Conflict and Ambivalence: Testing Two Conceptual Frameworks and Their Impact on Quality of Life for Older Family Members. Journal of Gerontology: Psychological Sciences, 62(2), 100-107.http://dx.doi.org/10.1093/geronb/62.2.S100
Marôco, J. (2011). Analise estatística com o SPSS Statistics(5 ª Ed.).ReportNumber, Lda.
Mendonça, M., & Fontaine, A. M. (2013a). Late Nest Leaving in a Southern European Country: Its Effects on Individuation and Parent-Child Relationships. Emerging Adulthood, 1(3), 233-244. http://dx.doi.org/10.1177/2167696813481773
Mendonça, M. & Fontaine, A. M. (2013b). Perception Mutuelledes Relations entre les Jeunes Adulteset leursParents: Distance, Appuiet Conflit [PercepçãoMútua das Relações entre JovensAdultos e SeusPais: Distância, Apoio e Conflito]. La Revue Internationale de l’Éducation Familiale, 33(1), 59-84.http://dx.doi.org/10.3917/rief.033.0059
Oliveira, T. D., Golgher, A. B., & Loureiro, P. M. (2016). Trajetórias de Local de Moradia, Estudo e Trabalho dos Jovens Brasileiros entre 2003 e 2011: Uma Análise de Entropia. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, 33(1), 31-51. http://dx.doi.org/10.20947/S0102-309820160003
Oliveira, J. E., Mendonça, M., Coimbra, S., & Fontaine, A. M. (2014). Family Support in the Transition to Adulthood in Portugal - Its Effects on Identity Capital Development, Uncertainty Management and Psychological Well-Being. Journal of Adolescence, 37(8), 49-62.http://dx.doi.org/10.1016/j.adolescence.2014.07.004
Pappámikail, L. (2012). Juventude(s), Autonomia e Sociologia: Redefinindo conceitos transversais a partir do debate acerca das transições para a vida adulta. Em J. Dayrell, M. A. Nogueira, J. M. Resende & M. M. Vieira (Orgs.), Família, escola e juventude: Olhares Cruzados Brasil-Portugal (pp. 374-393). Editora UFMG.
Pereira, A. S., Dutra-Thomé, L, & Koller, S. H. (2016).Habilidades Sociais e Fatores de Risco e Proteção na Adultez Emergente. Psico,47(4), 268-278.http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23398
Polan, J. C, Sieving, R. E., & McMorris, B. J. (2013). Are Young Adolescents’ Social and Emotional Skills Protective against Involvement in Violence and Bullying Behaviors? Health Promotion Practice, 14(6), 599-606.http://dx.doi.org/10.1177/1524839912462392
Reifman, A., Arnett, J. J., & Colwell, M. J. (2007). Emerging Adulthood: Theory, Assessment and Application. Journal of Youth Development, 2(1), 39-50. https://doi.org/10.5195/jyd.2007.359
Rodrígues, F. G., Sánchez, F.J.C., & Antino, M. (2013). Tendencias Actuales en el Ámbito de las Habilidades Sociales. Apuntes de Psícologia, 31(1), 51-57.
Richard, A., Settersten JR. , & Ray, B. (2010). What isGoing on with Young People Today? The Long and Twisting Path to Adulthood. Transition to Adulthood, 20(1), 19-42. https://doi.org/10.1353/foc.0.0044
Scabini, E., Marta, E., & Lanz, M. (2006). The Transition to Adulthood and Family Relations: An Intergenerational Perspective. Psychology Press.
Thase, M. E. (2012). Social Skills Training for Depression and Comparative Efficacy Research: A 30-Year Retrospective. Behavior Modification, 36(4), 546-557.http://dx.doi.org/10.1177/0145445512445610
Twenge, J. M., & Campbell, W. K. (2009). The Narcissism Epidemic: Living in the Age of Entitlement. Atria.
Twenge, J. M., Campbell, W. K., & Freeman, E. C. (2012). Generational Differences in Young Adults’ Life Goals, Concern for Others, and Civic Orientation, 1966-2009. Journal of Personality and Social Psychology, 102(5),1045-1062. http://dx.doi.org/10.1037/a0027408
Twenge, J. M., Konrath, S., Foster, J. D, Campbell, W. K, & Bushman, B. J. (2008). Egos Inflating Over Time: A Cross-Temporal Meta-Analysis of the Narcissistic Personality Inventory. Journal of Personality, 76(4), 875-902. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-6494.2008.00507.x
Yarrow, A. L. (2009). Sustainability and Intergenerational Solidarity. Journal of the American Society on Aging, 33(3), 103-104.
Waiselfisz, J. J. (2013). Mapa da Violência: Homicídios e Juventude no Brasil. Flacso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vanessa Barbosa Romera Leme, Susana Coimbra, Luciana Dutra-Thomé, Ana Carolina Braz, Gisele Aparecida de Morais, Amanda Oliveira Falcão, Anne Marie Fontaine
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.