Efeito do Suporte Social e Personalidade no Bem-Estar Psicológico em Adolescentes de Diferentes Contextos Relacionais

Autores

  • Catarina Pinheiro Mota Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal / Universidade do Porto, Porto, Portugal http://orcid.org/0000-0003-1814-7425
  • Inês Oliveira Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3641

Palavras-chave:

Suporte social, Personalidade, Bem-estar, Adolescentes; família, Acolhimento residencial

Resumo

O suporte social e as características da personalidade são evidenciados na literatura como fatores relevantes na promoção do bem-estar psicológico de jovens. Pretendeu-se analisar o efeito preditor do suporte social e da personalidade no bem-estar psicológico, testando ainda o efeito moderador dos contextos relacionais na associação anterior. Tratou-se de um estudo transversal de cariz exploratório. A amostra foi constituída por 350 jovens adolescentes portugueses de ambos os sexos, com idades entre 13 e 18 anos, provenientes de famílias tradicionais (seio familiar apenas com pais e filhos) e em acolhimento residencial. Os resultados sugeriram uma predição do bem-estar psicológico através das dimensões do suporte social e da personalidade. Verificou-se o papel moderador do contexto relacional e foi discutido o papel das ligações afetivas desenvolvidas enquanto fator promotor de bem-estar nos jovens.

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Biografia do Autor

Catarina Pinheiro Mota, Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal / Universidade do Porto, Porto, Portugal

Professora Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Departamento de Educação e Psicologia. Membro integrado do Centro de Psicologia da Universidade do Porto.

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Publicado

2020-08-10

Como Citar

Pinheiro Mota, C., & Oliveira, I. (2020). Efeito do Suporte Social e Personalidade no Bem-Estar Psicológico em Adolescentes de Diferentes Contextos Relacionais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3641

Edição

Seção

Estudos Empíricos