Avaliação de aprendizagem, reação e impacto de treinamentos corporativos no trabalho

Autores

  • Maria Cecília dos Santos Queiroz de Araújo Agência Nacional de Vigilância Sanitária
  • Gardênia da Silva Abbad Universidade de Brasília
  • Thais Rodrigues de Freitas Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e35511

Palavras-chave:

Avaliação de treinamento, Reações, Aprendizagem, Impacto do treinamento no trabalho

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a reação, a aprendizagem por meio de testes situacionais e o impacto no nível do indivíduo de três treinamentos realizados em uma Agência Reguladora, analisando a experiência dos indivíduos na temática dos treinamentos, as variáveis sociodemográficas, o suporte à transferência e as relações entre as variáveis. A pesquisa contou com 211 respondentes, cinco instrumentos para coleta de dados e estatísticas descritivas e não-paramétricas para análise dos dados. Os resultados indicaram que não há correlação significativa entre aprendizagem e autoavaliação de impacto; há correlação significativa entre reação e autoavaliação de impacto; a avaliação de suporte psicossocial pelos participantes esteve significativamente relacionada com a autoavaliação de impacto. São discutidas as principais contribuições e limitações do estudo.

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Biografia do Autor

Maria Cecília dos Santos Queiroz de Araújo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Psicóloga, com Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Especialização em Psicodinâmica do Trabalho e Especialização em Vigilância Sanitária. Atualmente, atua na Assessoria de Planejamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Gardênia da Silva Abbad, Universidade de Brasília

Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Realiza pesquisas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho com ênfase em aprendizagem, treinamento, desenvolvimento em educação, avaliação e medidas de avaliação de programas educacionais, presenciais e a distância, tecnologias de ensino em saúde e gestão de pessoas por competências. É professora Associada Nível 2, lotada no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e participa do corpo docente de dois programas de pós-graduação (PPGA e PSTO) da Universidade de Brasilia.

Thais Rodrigues de Freitas, Universidade de Brasília

Graduação em andamento em Psicologia pela Universidade de Brasilia. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional, especificamente em Treinamento e Competências.  

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Publicado

2019-03-14

Como Citar

Araújo, M. C. dos S. Q. de, Abbad, G. da S., & Freitas, T. R. de. (2019). Avaliação de aprendizagem, reação e impacto de treinamentos corporativos no trabalho. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35511

Edição

Seção

Estudos Empíricos