Identificação Precoce e Intervenção em Déficits de Linguagem e Dificuldades Comportamentais na Educação Infantil

Autores

  • Cristina de Andrade Varanda Universidade de São Paulo e Universidade Paulista http://orcid.org/0000-0002-2531-2938
  • Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes Universidade Paulista
  • Maria da Graça Giordano de Marcos Cresce Universidade Paulista
  • Rita de Cássia Gottardi van opstal Nascimento Prefeitura Municipal de Santos
  • Fernanda Dreux Miranda Fernandes Universidade de São Paulo
  • Karla Regina de Jesus Grillo Prefeitura Municipal de Santos, Santos, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e35313

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Desenvolvimento da linguagem, Comportamento infantil, Avaliação de resultado de ações preventivas, Intervenção precoce

Resumo

Esta pesquisa objetivou detectar e intervir nas dificuldades de linguagem e comportamento em crianças de três e quatro anos de idade. Foram avaliadas 178 crianças nas áreas de comportamento, vocabulário expressivo e receptivo e processamento auditivo central. O grupo experimental, com 84 crianças, foi submetido à intervenção para o desenvolvimento e aprimoramento de linguagem e manejo de comportamentos-problema por meio de atividades desenvolvidas em aplicativos usados em tablets, jogos concretos e orientações fornecidas a seus pais e professores por uma equipe de fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos. As análises do pós-teste indicaram diferença significativa entre os resultados dos testes de vocabulário e comportamento, sugerindo que esse modelo de avaliação e intervenção precoce pode ser uma estratégia bem-sucedida em ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Cristina de Andrade Varanda, Universidade de São Paulo e Universidade Paulista

Doutora em Ciências da Reabilitação, na área de Comunicação Humana, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa de Fonoaudiologia nos Distúrbios do Espectro do Autismo da Faculdade de Medicina da USP e do Grupo em Psicolinguística/GPPL-USP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicolinguística Cognitiva e Terapia Comportamental Cognitiva Infantil. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa de pós-doutorado avaliando e intervindo nas dificuldades de linguagem e flexibilidade cognitiva em indivíduos com autismo na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e projeto de pesquisa avaliando linguagem e comportamentos de crianças na educação infantil. Professora titular do curso de graduação de Psicologia e supervisora de terapia clínica na Universidade Paulista.

Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes, Universidade Paulista

Professor Titular do curso de graduação de Pedagogia das disciplinas de Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil, Mediação: Escola, Saúde, Trabalho e Lazer, Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional; Coordenadora do Curso de Pedagogia - Campus Santos; Coordenadora do curso de pós-graduação Formação de Professores para Ensino Superior e docente das disciplinas: Construção do Conhecimento e Teorias de Aprendizagem; Gêneros do discurso e Métodos de Pesquisa Científica

Maria da Graça Giordano de Marcos Cresce, Universidade Paulista

Professor Titular do curso de graduação de Pedagogia das disciplinas de Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil, Mediação: Escola, Saúde, Trabalho e Lazer, Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional; Coordenadora do Curso de Pedagogia - Campus Santos; Coordenadora do curso de pós-graduação Formação de Professores para Ensino Superior e docente das disciplinas: Construção do Conhecimento e Teorias de Aprendizagem; Gêneros do discurso e Métodos de Pesquisa Científica. Presidente da Casa do Servidor da Prefeitura Municipal de Santos,

Rita de Cássia Gottardi van opstal Nascimento, Prefeitura Municipal de Santos

Fonouaidióloga com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e curso de Aperfeiçoamento pela Santa Casa de São Paulo (1993-1995). Atualmente é professora de Educação Infantil na PM Santos e Professora no curso de pós graduação em Letramento da Faculdade UNIMONTE. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas escolares, audiologia clínica(audiometria, imitanciometria, otoneurologia).

Fernanda Dreux Miranda Fernandes, Universidade de São Paulo

Pesquisador 1ª do CNPq. Professor associado livre docente nível 3 da FMUSP, ex- presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2006/2009), conselheira do Comitê de Educação em terapia de fala e linguagem e diretora da International Association of Logopedics and Phoniatrics, membro do Global Engagement Committee da CAPCSD (Council of Academic Programs pf Communication Sciences and Disorders) e membro do International Issues Board da American Speech-Language and Hearing Association. Foi editora científica da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e editora executiva do Jornal da SBFa até 2012 e do Periódico CODAS até 2014. Em 2015 recebeu o Premio Merito Fonoaudiológico da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o título de ASHA Fellow da American Spech-language Hearing Association

 

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Publicado

2019-03-08

Como Citar

Varanda, C. de A., Mendes, E. C. de C. S., Cresce, M. da G. G. de M., Nascimento, R. de C. G. van opstal, Fernandes, F. D. M., & Regina de Jesus Grillo, K. . (2019). Identificação Precoce e Intervenção em Déficits de Linguagem e Dificuldades Comportamentais na Educação Infantil. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35313

Edição

Seção

Estudos Empíricos